Tenho um sentimento de vazio. Não sou útil . Sou sozinha. Trabalho pra me sustentar e pra não ficar em casa querendo o pior pra mim mesma. Não vejo e não planejo futuro . Muito vazio mesmo. Não tenho vontade . Vivo uma vida falsa . Vivo por viver . Sem razão . Se eu morresse agora só iriam notar que não fui trabalhar mas não se interessariam em saber pq.
Não sou amada, não sou querida. Não tenho mais vontades. Já passei da hora .
Luto em vão contra esses sentimentos que já se arrastam por anos e se tornam cada dia piores. Não consigo superar . Que me aconselham?
Bom dia. Estes sentimentos e falta de perspectivas podem ser sintomas de uma depresão recorrente e que precisa ser tratada com URGÊNCIA. Sair deste estado sozinha é muito dificíl, pois pelo seu relato as dificuldades já perduram por anos, procure ajuda, agende uma consulta com um profissional Psiquatra ou Psicólogo para uma melhor avaliação e tratamento.

Muitas vezes nos sentimos assim mesmo. Isso acontece quando lidamos com os nossos piores pesadelos. Não é fácil reconhecer nossas fraquezas, debilidades ... nossas sombras. Contudo, vivemos em uma época muito desgastante e confusa... muitas vezes sem perspectivas. Tudo isso pode nos derrubar e nos colocar em uma situação de fragilidade, medo e angústia.
Mas e se eu ousasse a te dizer que o ser humano não é só isso... e se eu ousasse a te dizer que quando há vida, há esperança. Estamos no jogo!
Para você conseguir superar, tem que querer. Tem que aceitar que não está dando conta, que precisa de um apoio. Atualmente, sabemos que o apoio psicoterápico associado com o apoio psiquiátrico são excelentes alternativas para auxiliar você.
Gosto muito de falar para os meus pacientes que estamos atravessando uma forte tempestade... e como toda tempestade inicia... ela também tem seu fim.

Oi bom dia, em acordo com o que disseram aqui, só gostaria de reforçar que deve sim procurar uma ajuda URGENTE, pois é um quadro de Depressão que deve ser tratada o mais rápido. Não é fácil por vezes lidarmos com nossas angústias e desprazeres, mas é possível novos olhares a partir de sentimentos e autoconhecimento. Procure ajuda o quantos antes.

 Claudius Viana
Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia. É muito provável que sua autopercepção esteja sendo afetada pelos próprios sintomas do transtorno depressivo. Independentemente da estratégia de manejo que você consiga desenvolver, como vem fazendo durante todos esses anos, será muito difícil obter a remissão do transtorno de um modo mais completo sem ajuda especializada. Visto que você tem um grau considerável de consciência a respeito da sua doença, aproveite o momento e busque auxílio de um psicólogo de sua confiança, para juntos traçarem um programa de tratamento. Com a psicoterapia adequada, as chances de cura são grandes. Abraços, e boa sorte.
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 90
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

A solidão é uma grande aliada a se sentir inútil, vazia; o trabalho pode contribuir a não se sentir realizada, satisfeita. É importante se deixar ajudar de um profissional da área de psicologia para individuar as causas, sozinha neste momento não irá conseguir. Uma profissional pode te ajudar a encontrar razoes e motivos validos para viver e ser feliz. Não desista! O que se arrasta pode se tornar um desafio ou razão para viver. Não desista procure um profissional para te ajudar, você é mais importante do que tudo.
Agende uma consulta

 Mariana Montes
Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Ola! O melhor Conselho que eu posso te dar é: busque acompanhamento psicológico e psiquiátrico URGENTE. O pouco que você descreveu costuma ser o discurso de uma pessoa bem deprimida. Com a ajuda correta, você passará dessa fase ruim, pode ter certeza! Você não precisa passar os seus dias assim, muito menos sozinha! Boa sorte

Olá, venho reforçar os pedidos dos colegas para que você não deixe de procurar ajuda de um psiquiatra e psicoterapeuta (psicólogo) com quem você se sinta bem, confortável e à vontade para se abrir e falar sobre tudo isso que sente e pensa. Poderá te ajudar bastante. Não desista de você, você é útil sim, você é uma pessoa valiosa! Cuide-se, você irá melhorar e essa fase irá passar. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços, melhoras e boa sorte!

Acolho sua colocação e creio que se você buscar a ajuda adequada esse modelo mental será modificado pra melhor. Sua fala revela traços de suposta depressao, logo é preciso buscar assistência psicológica com urgência visando tratar tal transtorno, bem como questões relacionadas a auto estima, auto confiança e segurança/insegurança. Não perca tempo. Busque um psicólogo. Caso não queira ir sozinha solicite ajuda de alguém para acompanhá-la. Pensamentos catastróficos como estes revelam crenças de desvalor, desamor e desamparo, as quais podem trazer limitações no seu caminhar. Mas é possível resignificar.

Imagino o quanto deva ser difícil seguir em frente com tantos pensamentos negativos te afetando dessa forma. Com certeza, o mais recomendado é que você procure ajuda profissional com a máxima urgência. Lembrando que a psicoterapia não irá apenas ajudá-la a reajustar quaisquer pensamentos distorcidos mas ajudá-la de uma forma global, tratando pensamentos, emoções, comportamentos e habilidades pessoais que possam estar contribuindo para essas sensações de desamparo, solidão e menos valia. Quando não tratamos esses sintomas indicativos de um quadro depressivo a tempo, eles tendem a se agravar rapidamente pois fazem com que o paciente não apenas se sinta cada vez pior, mas passe a agir de forma a realmente trazer consequências negativas para a sua vida, que acabam, por si só, piorando suas emoções,. Um exemplo: quanto mais uma pessoa se sentir não amada, mas provavelmente ela irá se isolar ou ser agressiva ou ter quaisquer outros comportamentos que podem realmente fazer as pessoas se afastarem e isso tende a reforçar a ideia de que não somos amados como gostaríamos, alimentando ainda mais este ciclo. Assim acontece também com diversos outros sentimentos e comportamentos relacionados as nossas vida familiar, social, profissional e afetiva. Portanto, mesmo que não se sinta motivada a agir agora, procure ajuda, pois a falta de motivação, quando muito generalizada, pode até atrapalhar as pessoas no simples ato de buscar ajuda profissional. De qualquer forma, o fato de você nos enviar esta pergunta já é um sinal de que algo aí dentro a está impelindo a mudar essa realidade. E ela VAI mudar, desde que você procure ajuda o quanto antes. Mais uma detalhe, a empatia é extremamente importante para este processo, principalmente em casos de uma possível depressão. Então, mesmo que não se sinta totalmente à vontade com o primeiro profissional que visitar, não desista e procure outro, mas não desista do tratamento, independente de qualquer circunstância. Boa sorte!!!

Muitas vezes encontrar um propósito de vida, necessita de aprender a olhar por um outro angulo, ouvir outras sonoridades, e sentir além de profundamente. As vezes não é fácil desenvolver um senso de auto estima, auto confiança e de auto competência. E tudo bem isso, todas as pessoas tem alguma dificuldade em algum aspecto e quem sabe facilidade em outro aspecto. É importante buscamos ajuda. O que realmente é o foco é você cuidar de si. O fato de você escrever essa pergunta já mostra que há uma parte de você que deseja mudar. Aconselho procurar um profissional que trabalhe com hipnose clínica e programação neurolinguística para te ajudar no processo de construção da sua auto estima e propósito.
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 200
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Esse sentimento de vazio, é uma forma encontrda por você para lidar com.as suas dificuldades. Para sair dessa posição, você precisa começar a fazer escolhas. Escolhas por aquilo que tem a ver com o seu desejo. É preciso escolher pela mudança. Só você pode tomar essa decisão. Esse é o primeiro caminho. Procurar ajuda psicológica. Tem algo por traz desse vazio que precisa ser visto. A partir daí, as coisas vão tendo sentido.

Especialistas em Depressão

Karine Resende Dornas

Karine Resende Dornas

Psicólogo

Carmo Da Mata

Ana Barros

Ana Barros

Psicólogo

Castanhal

Eduardo Monaco de Mello

Eduardo Monaco de Mello

Psicólogo, Terapeuta complementar

Santa Clara Do Sul

Lucileia Godoi

Lucileia Godoi

Psicólogo

Almirante Tamandaré

Mônica Pereira dos Santos

Mônica Pereira dos Santos

Psicólogo

Macaé

Andréa Arlotta

Andréa Arlotta

Psiquiatra

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 573 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.