ter varios caso de depressão recorrente e ter um periodo onde teve gastos excessivos caracteriza transtorno

7 respostas
ter varios caso de depressão recorrente e ter um periodo onde teve gastos excessivos caracteriza transtorno bipolar?
O diagnóstico de Transtorno Bipolar é bem complexo e de difícil fechamento. A depressão estará presente sim, e momentos de euforia também podendo vir acompanhado de gastos excessivos inclusive.

Não se pode afirmar nada sem um acompanhamento de no mínimo seis messes, não basta acompanhamento psicológico, é fundamental acompanhamento psiquiátrico. O tratamento deve ser psicoterápico e farmacológico.

Att
Sayonara Machado.

O diagnóstico é bem mais complicado que isso. Em psiquiatria não podemos contar com exames ou dados exatos, por isso as consultas necessitam ser longas e completas. Cada paciente é único e necessita de avaliação individualizada. O caso que você descreveu pode ser de uma pessoa com distimia cronica e ansiedade, depressão recorrente e ansiedade, ou depressão mais episódio de transtorno de controle do impulso, ou até mesmo transtorno do humor bipolar tipo 1 ou 2 ou 6. Somente consultas psiquiátricas detalhadas avaliando seu padrão de humor, seu histórico pessoal e familiar, seu momento atual e história médica pregressa poderão levar a um diagnóstico mais correto e logo a um tratamento mais adequado. Atenciosamente
Esses sintomas descritos por você podem fazer parte de outros transtornos, além do Bipolar, por isso seria indicado que buscasse um psicólogo e/ou psiquiatra que pudesse fazer uma avaliação mais criteriosa, investigando além dos sintomas, seu histórico de vida, para assim chegar a um diagnóstico.
Isso pode levar algumas sessões, inclusive, mas o mais importante é buscar orientação para cuidar dessa depressão e outros sintomas que estejam atrapalhando sua vida.
Sim. Episódios de gastos compulsivos podem estar presentes na fase de mania/euforia.Assim como transtornos alimentares envolvendo compulsão. Mas também pode ser uma das características das fases mistas. De qualquer forma nada como um profissional da área da saúde para auxiliar a chegar ao diagnostico. Um tratamento assertivo com medicamento e psicoterapia é o mais indicado.
Precisamos entender necessidade do diagnóstico, pois este se faz necessário para a orientação do profissional. Situações de depressão recorrente e gastos excessivos não caracterizam, necessariamente, um transtorno. Precisamos compreender a dinâmica de vida da pessoa. O desconforto psicológico, possivelmente, motivador desses estados psíquicos. Podemos considerar a depressão e os gastos como sintomas gerados por um conflito interno que pode ter origem em diversos fatores. O processo psicoterápico possibilitará uma melhor compreensão sobre si mesmo.
O evento de gastos excessivos por si só não é suficiente para caracterizar o período de mania, que é necessário para o diagnóstico do transtorno bipolar. A impulsividade é apenas um sintoma dentro de uma lista que precisa ser investigada pelo profissional de saúde para determinar o episódio maníaco.

O transtorno bipolar do humor é caracterizado pela alternância entre períodos de depressão e episódios de mania, nos quais há alterações emocionais, cognitivas e comportamentais que serão investigadas pelo profissional de saúde para fechar o quadro. Indico a busca de um psiquiatra e posteriormente de um profissional de psicologia para investigação do quadro clínico.
A alternância de estados depressivos com estados eufóricos - durante os quais podem ocorrer episódios como gastos descontrolados - é uma condição presente no Transtorno Afetivo Bipolar. Isso não é suficiente, porém, para fechar-se um diagnóstico: é preciso uma investigação mais detalhada e um acompanhamento mais prolongado. O fato de haver vários episódios depressivos, no entanto, por si já sugere a necessidade de se buscar auxílio profissional, psiquiátrico e psicológico. Mesmo não fazendo parte de um transtorno afetivo bipolar, a depressão é uma condição limitante, que causa acentuado sofrimento e pode tolher o desenvolvimento vital da pessoa.