ter varios caso de depressão recorrente e ter um periodo onde teve gastos excessivos caracteriza transtorno

7 respostas
ter varios caso de depressão recorrente e ter um periodo onde teve gastos excessivos caracteriza transtorno bipolar?
O diagnóstico de Transtorno Bipolar é bem complexo e de difícil fechamento. A depressão estará presente sim, e momentos de euforia também podendo vir acompanhado de gastos excessivos inclusive.

Não se pode afirmar nada sem um acompanhamento de no mínimo seis messes, não basta acompanhamento psicológico, é fundamental acompanhamento psiquiátrico. O tratamento deve ser psicoterápico e farmacológico.

Att
Sayonara Machado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico é bem mais complicado que isso. Em psiquiatria não podemos contar com exames ou dados exatos, por isso as consultas necessitam ser longas e completas. Cada paciente é único e necessita de avaliação individualizada. O caso que você descreveu pode ser de uma pessoa com distimia cronica e ansiedade, depressão recorrente e ansiedade, ou depressão mais episódio de transtorno de controle do impulso, ou até mesmo transtorno do humor bipolar tipo 1 ou 2 ou 6. Somente consultas psiquiátricas detalhadas avaliando seu padrão de humor, seu histórico pessoal e familiar, seu momento atual e história médica pregressa poderão levar a um diagnóstico mais correto e logo a um tratamento mais adequado. Atenciosamente
Esses sintomas descritos por você podem fazer parte de outros transtornos, além do Bipolar, por isso seria indicado que buscasse um psicólogo e/ou psiquiatra que pudesse fazer uma avaliação mais criteriosa, investigando além dos sintomas, seu histórico de vida, para assim chegar a um diagnóstico.
Isso pode levar algumas sessões, inclusive, mas o mais importante é buscar orientação para cuidar dessa depressão e outros sintomas que estejam atrapalhando sua vida.
Sim. Episódios de gastos compulsivos podem estar presentes na fase de mania/euforia.Assim como transtornos alimentares envolvendo compulsão. Mas também pode ser uma das características das fases mistas. De qualquer forma nada como um profissional da área da saúde para auxiliar a chegar ao diagnostico. Um tratamento assertivo com medicamento e psicoterapia é o mais indicado.
Precisamos entender necessidade do diagnóstico, pois este se faz necessário para a orientação do profissional. Situações de depressão recorrente e gastos excessivos não caracterizam, necessariamente, um transtorno. Precisamos compreender a dinâmica de vida da pessoa. O desconforto psicológico, possivelmente, motivador desses estados psíquicos. Podemos considerar a depressão e os gastos como sintomas gerados por um conflito interno que pode ter origem em diversos fatores. O processo psicoterápico possibilitará uma melhor compreensão sobre si mesmo.
O evento de gastos excessivos por si só não é suficiente para caracterizar o período de mania, que é necessário para o diagnóstico do transtorno bipolar. A impulsividade é apenas um sintoma dentro de uma lista que precisa ser investigada pelo profissional de saúde para determinar o episódio maníaco.

O transtorno bipolar do humor é caracterizado pela alternância entre períodos de depressão e episódios de mania, nos quais há alterações emocionais, cognitivas e comportamentais que serão investigadas pelo profissional de saúde para fechar o quadro. Indico a busca de um psiquiatra e posteriormente de um profissional de psicologia para investigação do quadro clínico.
A alternância de estados depressivos com estados eufóricos - durante os quais podem ocorrer episódios como gastos descontrolados - é uma condição presente no Transtorno Afetivo Bipolar. Isso não é suficiente, porém, para fechar-se um diagnóstico: é preciso uma investigação mais detalhada e um acompanhamento mais prolongado. O fato de haver vários episódios depressivos, no entanto, por si já sugere a necessidade de se buscar auxílio profissional, psiquiátrico e psicológico. Mesmo não fazendo parte de um transtorno afetivo bipolar, a depressão é uma condição limitante, que causa acentuado sofrimento e pode tolher o desenvolvimento vital da pessoa.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.