Terapia dialética pra transtorno bordeline é bom??

44 respostas
Terapia dialética pra transtorno bordeline é bom??
Sim, e a primeira linha na modalidade de terapia .

Olá. Qualquer abordagem da psicologia é boa para o transtorno bordeline. O mais importante é se identificar com o terapeuta e ter uma relação de confiança. Atenciosamente.
Sim, a TCD - Terapia Comportamental Dialética é uma técnica psicoterápica indicada - num primeiro momento - para o TPB (Transtorno de Personalidade Bordeline), mas também tem obtido bons resultados em outros transtornos - como ansiedade, transtorno bipolar, depressão e transtornos alimentares. A técnica TCD foi desenvolvida com conceitos e estratégias da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que por sua vez também é uma terapia bastante eficaz no transtorno borderline.
Ola! Toda psicoterapia é uma dialética. O mais importante de tudo é estar comprometido no processo terapêutico e se sentir bem com o seu analista.
Sim, certamente! A psicologia, seja em que abordagem for, exerce um papel fundamental no trato com as demandas do sujeito. Como disse a profissional acima, o processo psicanalítico em si já se configura como dialética. A empatia no transtorno borderline tem grande significância. É nesse sentido que a psicoterapia atua.
Espero que vc consiga o que deseja.
Abraço
Não só essa técnica tem demonstrado eficácia no transtorno bordeline como a terapia do esquema e outras técnica da terapia cognitiva comportamental.
Olá, toda terapia é sempre bem-vinda.E se for a abordagem psicanalitica, ainda é melhor!Abraço.
Veja , no momento é importante um bom entendimento entre paciente e terapeuta, pois todo tratamento é dialético.
Importante o paciente estar bem acessível para a terapia.
Concordo com o os colegas que evidenciaram o fato de que o relacionamento entre terapeuta e paciente envolve dialética mas a questão principal que você colocou é a meu ver o Transtorno Boderline. É um quadro sério e acredito que mais importante que a linha de trabalho é a experiência e seriedade do profissional que você escolher.
Vai depender da qualidade e seriedade do tratamento psiquiátrico, psicológico e seu comprometimento em melhorar, abertura para ouvir, dialogar e fazer mudanças.
Com certeza , o mais importante é a escuta .O profissional precisa saber escutar o paciente usando as ferramentas do conhecimento e com a escuta do coração .Assim , ocorrem os melhores resultados .
É sim! No entanto, de modo geral, toda abordagem da psicologia é minimamente dialética. Algo importante a ser pontuado é que o profissional possua uma escuta qualificada, para assim tecer estratégias de manejo no processo terapêutico.
O transtorno bipolar é uma doença, em alguns casos sem cura. Eu me incomodo bastante quando vejo as pessoas tratando a sí mesmas como um sintoma ou uma doença. Somos maiores e melhores que nossas limitações. Se voce não leu o falecido neurologista inglês, Oliver Sacks, leia. No seu primeiro livro " O homem que confundiu sua mulher com um chapéu" ele afirma: "Não me perguntem que doença a pessoa tem, mas que pessoa a doença tem". somos seres criativos e adaptáveis. Seres de infinitas possibilidades. Cada pessoa é um universo diferente da outra e pode conviver com o transtorno bipolar de uma maneira inclusive rentável, dependendo das circuntâncias em que se encontra. Quanto á terapia dialética, ela pode ser eficaz desde que se respeite as raízes e o universo do paciente que sofre.
Acredito na transferência entre paciente e terapeuta, quando acontece, a terapia cumpre seu caminha em ajudar o ser humano encontrar-se e ter vida, familiar, social, profissional...
O apoio da familia é fundamental também para o sucesso do tratamento. A terapia vai te propiciar um lugar de fala, escuta e acolhimento.
A questão está no Diagnóstico Diferencial bem feito. Desconheço essa terapia e desconfio da idéia de Borderline. Procure um psicanalista que saiba ESCUTAR o paciente, antes de rotulá-lo.
Em primeiro lugar o mais importante é a empatia e a confiança entre Profissional e paciente Pra esta problemática, tanto o tratamento psiquiátrico quanto o psicoterápico, são muito importantes. Entre as tantas abordagem psicoterápica mais popular para esta questão e altamente especializada, é a Terapia Comportamental Dialectica ou DBT.
Boa sorte!
Venha falar sobre isso e verá que a psicanálise tem grande êxito.
É um tratamento excelente de primeira linha.
Bom dia!
A linha ou a abordagem de um profissional é um instrumento / técnica que ele utiliza em seu trabalho. Para que uma análise ou terapia seja eficaz, mais do que a técnica utilizada, é fundamental que você se sinta confortável, acolhido e, com o tempo, à vontade com o profissional. É claro que isso pode não acontecer num primeiro encontro, embora aconteça muitas vezes... mas com poucas sessões, você vai conseguir perceber como se sente e se esta "conexão" se deu!
Ótimo dia e fico à disposição para outras questões!
A Psicanalise é a cura pela fala! Havendo transferência entre analista e analisando, o processo acontece!
Olá! Mais importante que a abordagem de terapia é a sua experiência com o psicólogo e o processo. A terapia dialética será útil somente se a sua experiência com o psicólogo lhe transmitir confiança e empatia, permitindo que você se sinta a vontade e seguro no processo de autoconhecimento.
Tudo bem?
Creio ser o mais importante que você tenha uma ótima transferência com o profissional que irá lhe atender; inclusive independente da formação (Psicanalista, Psicólogo).
Outro ponto importante é acerca do diagnóstico do TPL (Transtorno de personalidade limítrofe), isso só pode e deve ser feita por um profissional especializado, ok!
Boa sorte.
O paciente TPB não é passível de ser classificado como neurótico, nem como psicótico. Winnicott atentou para a formação do sujeito enquanto ser humano. Para este autor, o self do borderline está incompleto. Não se trata de um despedaçamento, mas uma incompletude. Consequentemente, existe uma sensação de vazio e de não-pertencimento a este mundo. Um ambiente infeliz, por exemplo, pode concorrer para o irrompimento do TPB. Para o paciente, ainda na perspectiva winnicottiana, há a necessidade de uma pessoa que o ajude a superar tal incompletude, portanto, constituir seu self. A psicanálise pode muito bem cumprir este papel se houver um enlaçamento transferencial entre analisando e analista.
Talvez, todas psicoterapias ajudam, o mais importante é a relação com o psicólogo.
Boa noite, o TPB (Transtorno de Personalidade Borderline), necessita de um acompanhamento terapêutico psicanalítico, sempre atento as demandas de uma escuta sistêmica e quando necessária uma presença psiquiátrica/medicamentosa. A ação conjunta desses profissionais - Terapeuta e Psiquiatra, podem formatar as bases para um processo de construção de novas, equilibradas e estáveis ligações emocionais, rompendo o desgastante cenário emocional típico do Transtorno de Personalidade Borderline. Para isso é necessário buscar o acompanhamento terapêutico de um profissional de comprovada experiência e de sua inteira confiança. Conte inteiramente com o nosso apoio para vencer esses desafios.
Diante de tanta diversidade, a identificação com um profissional especialista com uma visão voltada a complexidade e particularidade de cada indivíduo, fará toda a diferença para alcançar um desenvolvimento efetivo. É importante buscar apoio, pois não há necessidade de caminhar sozinha. Estou a disposição para quaisquer dúvidas. Abraços.
Olá! A terapia irá auxilia bastante no transtorno borderline. O importante é busca um terapeuta capacitado e especialista no assunto! Entre em contato, vamos conversar!
A Terapia Comportamental Dialética e a Terapia Cognitivo Comportamental são indicadas para pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline num primeiro momento. Elas são um treinamento de habilidades emocionais e sociais que ajudam no cotidiano do paciente. No entanto, para constituir e fortalecer o mundo subjetivo do paciente, a psicanálise da linha Winnicottiana pode ser mais indicada. Se quiser ajuda, conte comigo!
Toda terapia terá resultados significativos.
Mas quando se fala em Borderline, é muito importante que você escolha um profissional que possa ter um bom relacionamento, que se sinta bem e te passe confiança. E claro, além da experiência do profissional, conta muito o comprometido com as sessões, durante todo o teu processo terapêutico.
Espero ter ajudado!!
A terapia dialética comportamental (DBT) é uma forma de psicoterapia que tem sido eficaz para o transtorno de personalidade borderline. A DBT é baseada na teoria de que as pessoas com borderline experimentam emoções intensas e instáveis, e ajuda a desenvolver habilidades de regulação emocional, comunicação eficaz, e resolução de problemas. Além disso, a DBT também oferece suporte e feedback valiosos para ajudar a mudar comportamentos destrutivos. Alguns estudos sugerem que a DBT pode ser mais eficaz do que outros tipos de terapia para o transtorno borderline. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, é importante trabalhar com um profissional de saúde mental para determinar o melhor tratamento para você.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A terapia dialética comportamental foi originalmente desenvolvida especificamente com o propósito de tratar o Bordeline. É considerada uma forma de tratamento efetiva pela maioria das organizações médicas, incluindo a American Psychological Association e o National Institute of Mental Health.

Esta é a resposta a sua pergunta, certo?

Atualmente nós encontramos muitos outros recursos terapêuticos em diversas linhas, inclusive um terapeuta que não se apresente como "terapeuta dialético", pode utilizar os recursos dessa linha para o tratamento.

Sabemos que o mais importante é a relação terapeuta-paciente para obtenção dos melhores resultados.

Portanto, encontre um profissional de confiança, pois de qualquer forma, quando se confia, nenhuma resposta será necessária. Quando não, nenhuma resposta será suficiente.

Vamos juntos!
Sim, a terapia dialética comportamental (TDC) é uma abordagem terapêutica que tem se mostrado eficaz no tratamento do transtorno borderline, também conhecido como transtorno de personalidade borderline. O TDC é uma forma de psicoterapia que combina técnicas de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e técnicas de mindfulness para ajudar as pessoas a regular suas emoções, gerenciar o comportamento impulsivo e melhorar os relacionamentos interpessoais.

O TDC é especialmente útil para pessoas com transtorno borderline, pois essa condição é caracterizada por uma série de sintomas emocionais intensos, mudanças de humor frequentes, impulsividade e dificuldade em manter relacionamentos saudáveis. A TDC ajuda as pessoas a desenvolver habilidades para lidar com esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente às diferentes abordagens terapêuticas. Além disso, o tratamento do transtorno borderline geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir medicamentos, terapia individual, terapia em grupo e outras formas de suporte. É importante discutir as opções de tratamento com um profissional de saúde mental qualificado para determinar qual abordagem terapêutica é a melhor para você.
Boa noite! Não sintase sozinha, na atualidade temos milhões de pessoas que tem bordeline, e muitas dessas pessoas fazem tratamento, com uma vida normal, sou psicanalista clinica e estarei a sua disposição. Um abraço.
A Terapia Dialética para o Transtorno de Personalidade Borderline (DBT) é uma abordagem comportamental que visa ajudar as pessoas a lidar com os sintomas do transtorno de personalidade borderline. A DBT é baseada na teoria de que o comportamento é resultado de um conflito entre o que a pessoa deseja e o que ela acredita que pode conseguir. A DBT usa técnicas de terapia cognitivo-comportamental para ajudar as pessoas a desenvolver habilidades para lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos que estão associados ao transtorno de personalidade borderline.

A Psicanálise Lacaniana também é uma ótima alternativa para o tratamento do transtorno de personalidade borderline. A Psicanálise Lacaniana é uma abordagem p sicológica que se concentra na compreensão da estrutura da personalidade e na forma como as pessoas se relacionam com o mundo ao seu redor. A Psicanálise Lacaniana acredita que o transtorno de personalidade borderline é resultado de um conflito entre o que a pessoa deseja e o que ela acredita que pode conseguir. A Psicanálise Lacaniana usa técnicas de terapia para ajudar as pessoas a compreender melhor seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, bem como a desenvolver habilidades para lidar com eles.
A terapia dialética comportamental (DBT) é uma abordagem de tratamento comprovadamente eficaz para o transtorno de personalidade borderline. A DBT foi desenvolvida por Marsha Linehan especificamente para ajudar pacientes com este transtorno. A terapia dialética comportamental combina técnicas de terapia comportamental, cognitiva e de mindfulness para ajudar o paciente a regular suas emoções, melhorar suas relações interpessoais e aprender a tolerar o desconforto emocional.

A DBT enfatiza a importância de se concentrar no presente e nas habilidades para lidar com as emoções intensas do momento, em vez de se preocupar com eventos passados ​​ou futuros. A terapia pode ajudar os pacientes a desenvolver habilidades de comunicação, a se concentrar no momento presente e a desenvolver habilidades para lidar com situações difíceis. Também pode ajudar o paciente a aprender a identificar e regular suas emoções, aumentando a autoestima e a capacidade de se relacionar de forma saudável com os outros.

No entanto, é importante lembrar que a DBT não é a única opção de tratamento para o transtorno borderline e que cada paciente é único. O tratamento deve ser individualizado e adaptado às necessidades do paciente. É importante procurar um profissional qualificado e experiente em transtornos de personalidade para avaliar e determinar qual a melhor abordagem de tratamento para você.
Sim, sempre depende do caso e da ralação com o profissional, mas - em geral - prefiro a abordagem psicanalítica que, apesar de mais demorada, atua profundamente nas causas que originaram o problema, trazendo resultados menos imediatistas.
É excelente!! Tem excelente resultado no tratamento de Borderline.
A terapia dialética comportamental (TDC), frequentemente conhecida como DBT, é uma abordagem terapêutica que tem demonstrado eficácia no tratamento do transtorno de personalidade borderline (TBP) e outros problemas de saúde mental. A TDC é uma escolha terapêutica que visa abordar a complexidade do TBP de várias maneiras. Aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados sobre a TDC para o tratamento do TBP: Regulação emocional: O transtorno borderline é frequentemente caracterizado por emoções intensas e instáveis. A TDC se concentra em capacitar os pacientes a aprender a regular essas emoções, utilizando estratégias de mindfulness e regulação emocional. Relações interpessoais: Dificuldades nas relações interpessoais são comuns no TBP. A TDC ensina habilidades de comunicação e relacionamento saudável, ajudando os pacientes a estabelecer relações mais estáveis e satisfatórias. Aceitação e mudança: A TDC combina a aceitação de quem você é no presente com o desejo de fazer mudanças positivas em sua vida. Essa abordagem ajuda a reduzir conflitos internos e promove progresso terapêutico. Comportamentos autodestrutivos e suicidas: A TDC oferece estratégias específicas para lidar com comportamentos autodestrutivos e pensamentos suicidas, aspectos cruciais no tratamento do TBP. Contudo, é fundamental lembrar que a escolha da terapia depende das necessidades individuais e das preferências. Não existe uma abordagem terapêutica universalmente eficaz para todos. Recomenda-se uma discussão detalhada com um profissional de saúde mental para avaliar se a TDC é apropriada para seu caso. Além disso, é importante garantir que o terapeuta seja devidamente treinado e qualificado em terapia dialética, dada a natureza especializada dessa abordagem. Se você está considerando a TDC, fale com um profissional de saúde mental para avaliar se é a opção adequada para você, levando em consideração suas expectativas e preocupações.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Olá,

Se quiser podemos marcar uma sessão sem compromisso e conversar sobre.

O que acha?
Estudos têm mostrado que a Terapia Dialética Comportamental pode ser eficaz para muitas pessoas com transtorno borderline, ajudando-as a melhorar a qualidade de vida e reduzir comportamentos de risco. No entanto, é importante notar que cada indivíduo é único, e o tratamento mais eficaz pode variar de pessoa para pessoa.
Se você está considerando a DBT como uma opção de tratamento, é recomendável procurar um profissional de saúde mental qualificado que seja treinado em Terapia Dialética Comportamental para uma avaliação completa e para discutir se essa abordagem é a mais apropriada para suas necessidades específicas.
A dialética do inconsciente com a abordagem psicanalítica é apropriada pois aludi a respeito dos desejos que impulsionam a vida, reduzindo comportamento de risco que o paciente apresenta no transtorno borderline.
A terapia de forma geral é bastante benéfica! Além de um ambiente seguro para explorar as suas emoções e uma escuta qualificada, a relação terapêutica promove uma sensação de aceitação e compreensão, ajudando a pessoa a reconstruir uma identidade mais estável e cultivar relacionamentos mais saudáveis, levando a uma vida mais equilibrada.
O transtorno boderline se caracteriza por uma variedade de sintomas que desencadeiam uma considerável instabilidade emocional, flutuações intensas de humor e padrões de comportamentos que desafiam a estabilidade do individuo. O transtorno boderline foi conceituado como uma permanência na fronteira entre a neurose e a psicose. A questão é saber qual o gatilho que desencadeia a neurose a psicose. A terapia dialética é indicada, como também a psicanalise.