Tomei clonazepan 2,0 por 2 meses e parei de tomar totalmente. Estou tendo crises de ansiedade insôni

4 respostas
Tomei clonazepan 2,0 por 2 meses e parei de tomar totalmente.
Estou tendo crises de ansiedade insônia medo tremor e coração acelerado.
Quanto tempo pra não sentir mais nada?
Estou apavorada.
Não quero mais tomar nada.
Não se deve suspender clonazepam abruptamente. A suspensão deve ser feita sob orientação médica, em doses sucessivamente menores (determinadas juntamente com o médico assistente). O aparecimento de sintomas de ansiedade após esta suspensão pode ser desde o reaparecimento daqueles que a medicação estava tratando, sintomas de abstinência à droga ou mesmo a somatória de ambos. Medicações do grupo dos benzodiazepínicos ao qual o clonazepam pertence, podem dar sintomas de abstinência, em alguns casos, até semanas após a suspensão ("abstinência protraída"). Você não deve "querer tomar algo" ou "não querer tomar nada". Deve ir ao seu médico (ou outro de sua preferência) e discutir com ele as possibilidades, os tratamentos possíveis para suas queixas e, em cima disto, tomar decisões cuidadosas e bem pensadas. Apesar de ser um direito de cada um de nós tomar ou não medicações, é arriscado fazer isto depender de nossa vontade. Transtornos psiquiátricos, incluindo a ansiedade para a qual o clonazepam é usado, trazem grande sofrimento e "não tomar nada" pode prolongar este sofrimento ou mesmo trazer riscos de saúde ou até vida.

Não é correto parar a medicação dessa forma. É necessário que seja feito um desmame e aos poucos ir diminuindo a dosagem, evitando assim o surgimento de novas crises. Durante uma consulta com seu médico pergunte sobre formas alternativas e se são viáveis para você. Lembre-se também que o trabalho do Psiquiatra aliado ao do Psicológo pontecializa sua melhora. Fique bem. Abraço.
Se a sua ansiedade está neste nível de gravidade, você já deveria estar fazendo psicoterapia, preferencialmente na abordagem cognitivo-comportamental, que é a que tem mais evidências de resultados para casos como o seu. Na psicoterapia, você vai aprender a identificar os gatilhos, ou seja, pensamentos ou situações que fazem disparar dentro de você a crise de ansiedade. Você vai aprender a identificar os erros do seu pensamento e a corrigí-los. A função do psicólogo, no seu caso, vai ser te ajudar a identificar estes gatilhos, racionalizar os pensamentos distorcidos que causam a sua ansiedade, a trabalhar técnicas de respiração e relaxamento que vão te ajudar a não deixar as crises se agravarem e, na melhor hipótese, a evitar que aconteçam novas crises. O tratamento combinado da psicoterapia, medicação e atividade física é o mais indicado e costuma dar ótimos resultados. Não confie apenas no remédio, pois tem a parte do tratamento que é comportamental, ou seja, você precisa aprender estratégias para lidar com a ansiedade e com os efeitos dela sobre as suas emoções e as reações do seu corpo. Converse com seu médico novamente, para que ele encontre uma medicação mais adequada para vc, mas não se esqueça de que a psicoterapia é fundamental.
Olá! É fundamental que a suspensão da medicação seja com acompanhamento médico, retorne com o seu médico de confiança para uma orientação adequada. Em paralelo, procure o acompanhamento terapêutico para tratar as causas que estão gerando suas crises. A medicação aliviará os sintomas e a terapia se faz necessário para tratar as causas.