Tomei clonazepan 2,0 por 2 meses e parei de tomar totalmente. Estou tendo crises de ansiedade insôni

4 respostas
Tomei clonazepan 2,0 por 2 meses e parei de tomar totalmente.
Estou tendo crises de ansiedade insônia medo tremor e coração acelerado.
Quanto tempo pra não sentir mais nada?
Estou apavorada.
Não quero mais tomar nada.
Não se deve suspender clonazepam abruptamente. A suspensão deve ser feita sob orientação médica, em doses sucessivamente menores (determinadas juntamente com o médico assistente). O aparecimento de sintomas de ansiedade após esta suspensão pode ser desde o reaparecimento daqueles que a medicação estava tratando, sintomas de abstinência à droga ou mesmo a somatória de ambos. Medicações do grupo dos benzodiazepínicos ao qual o clonazepam pertence, podem dar sintomas de abstinência, em alguns casos, até semanas após a suspensão ("abstinência protraída"). Você não deve "querer tomar algo" ou "não querer tomar nada". Deve ir ao seu médico (ou outro de sua preferência) e discutir com ele as possibilidades, os tratamentos possíveis para suas queixas e, em cima disto, tomar decisões cuidadosas e bem pensadas. Apesar de ser um direito de cada um de nós tomar ou não medicações, é arriscado fazer isto depender de nossa vontade. Transtornos psiquiátricos, incluindo a ansiedade para a qual o clonazepam é usado, trazem grande sofrimento e "não tomar nada" pode prolongar este sofrimento ou mesmo trazer riscos de saúde ou até vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é correto parar a medicação dessa forma. É necessário que seja feito um desmame e aos poucos ir diminuindo a dosagem, evitando assim o surgimento de novas crises. Durante uma consulta com seu médico pergunte sobre formas alternativas e se são viáveis para você. Lembre-se também que o trabalho do Psiquiatra aliado ao do Psicológo pontecializa sua melhora. Fique bem. Abraço.
Se a sua ansiedade está neste nível de gravidade, você já deveria estar fazendo psicoterapia, preferencialmente na abordagem cognitivo-comportamental, que é a que tem mais evidências de resultados para casos como o seu. Na psicoterapia, você vai aprender a identificar os gatilhos, ou seja, pensamentos ou situações que fazem disparar dentro de você a crise de ansiedade. Você vai aprender a identificar os erros do seu pensamento e a corrigí-los. A função do psicólogo, no seu caso, vai ser te ajudar a identificar estes gatilhos, racionalizar os pensamentos distorcidos que causam a sua ansiedade, a trabalhar técnicas de respiração e relaxamento que vão te ajudar a não deixar as crises se agravarem e, na melhor hipótese, a evitar que aconteçam novas crises. O tratamento combinado da psicoterapia, medicação e atividade física é o mais indicado e costuma dar ótimos resultados. Não confie apenas no remédio, pois tem a parte do tratamento que é comportamental, ou seja, você precisa aprender estratégias para lidar com a ansiedade e com os efeitos dela sobre as suas emoções e as reações do seu corpo. Converse com seu médico novamente, para que ele encontre uma medicação mais adequada para vc, mas não se esqueça de que a psicoterapia é fundamental.
Olá! É fundamental que a suspensão da medicação seja com acompanhamento médico, retorne com o seu médico de confiança para uma orientação adequada. Em paralelo, procure o acompanhamento terapêutico para tratar as causas que estão gerando suas crises. A medicação aliviará os sintomas e a terapia se faz necessário para tratar as causas.

Especialistas

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Psicólogo

Maricá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 388 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.