Transtornos de ansiedade generalizada tem cura?

26 respostas
Transtornos de ansiedade generalizada tem cura?
É possível reduzir as respostas de ansiedade até um nível considerado saudável, fora do diagnóstico do TAG (o que seria considerado "cura"). Cabe observar que sentir ansiedade é normal em várias situações, mas o foco da psicoterapia (em especial terapias comportamentais) é sobre o desenvolvimento de habilidades para reconhecer e lidar com essas respostas fisiológicas e cognitivas. A pessoa não se torna insensível ou imune a sentir ansiedade no futuro, o que também é potencialmente prejudicial, mas adquire autonomia sobre seus comportamentos e pode enfrentar as situações sem um elevado grau de sofrimento.

O TAG tem tratamento sim, mas a cura seria compreendido com a eliminação completa dos sintomas ansiosos, fatores que é pouco provável que ocorra com o ser humano. No entanto, é possível através das técnicas psicoterápicas, independente da abordagem psicológica, o individuo aprender a controlar esse comportamento a ponto de melhorar sua qualidade de vida e interação social.
Ansiedade generalizada é um traço de personalidade, e nesse sentido não tem uma cura, já que não é uma doença. A ansiedade decorre de uma forma de ver a si mesmo e ao mundo, na qual as ameaças são supervalorizadas e os recursos próprios de enfrentamento são subvalorizados. A terapia cognitivo comportamental ajuda a flexibilizar a visão de si, dos outros e do mundo, desenvolvendo também maior regulação das ações e emoções
Olá! É possível, através de um bom trabalho psicanalítico, que o TAG, diminua e até cesse. A abordagem psicanalítica entende que o sintoma é uma tentativa do sujeito livrar-se de um sofrimento anterior intolerável. Logo, por essa abordagem é possível desvendar os caminhos levados para a criação desse sintoma, que consequentemente acaba por se tornar inútil na sua função primeira e venha a cessar. Porém, o interessante nesse tratamento é que o ganho pessoal é bem mais amplo do que a remissão das sensações e pensamentos relacionados ao TAG. Aconselho a procurar um bom profissional de psicologia de abordagem psicanalítica ou um psicanalista. Estou à disposição!
Sim, é possível minimizar os sintomas relacionados ao TAG.
Quando começamos o tratamento do TAG, dentro da Terapia Cognitivo Comportamental, focamos em aprender a lidar com as crises de ansiedade. O importante é saber lidar, amenizando os sintomas através de técnicas auxiliadoras e autoconhecimento. Não há como garantir a cura mas sim ajudar o paciente a enfrenta-la.
Infelizmente não existe nenhuma garantia de cura. Um tratamento pode certamente ajudá-lo tanto a ter uma vida com menos sofrimento e mais qualidade, quanto lidar com os sintomas. Depende de muitas variáveis. O mais importante é buscar um profissional que você confie. Quanto a abordagem profissional, também deverá buscar aquela com que se identifique mais. Desejo melhoras.
Sim. O esbatimento dos sintomas são comprovados na literatura científica com a abordagem chamada Terapia Cognitivo Comportamental. Estudos novos também relacionam práticas de Mindfulness a uma melhora para Transtornos de Ansiedade em geral. As técnicas de Mindfulness são normalmente utilizadas como técnicas auxiliares tanto em Terapias Cognitivas quanto em "Terapias de terceira onda".
Olá! Sim, toda e qualquer neurose é curável! procure por Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Olá!
Certamente!!!
A psicoterapia psicanalítica tem como objetivo a investigação, interpretação e a compreensão de conteúdos do inconsciente, sendo assim considerada uma forma muito eficaz de tratamento!!
Estou a disposição!
Olá imagino que ao perguntar, já tenha um diagnóstico definido por um médico psiquiatra. Para evitar redundância, evitarei falar dos sintomas, que foram bem explanados pelos colegas acima. Minha intenção nesse momento é apenas de salientar que a ansiedade é inerente ao ser humano, sendo assim é normal. O que ocorre é , quando essa ansiedade, torna-se patológica, evoluindo para Transtorno. Os sintomas tomam uma proporção na vida da pessoa impedindo-a de realizar atividades simples, comprometendo assim sua vida no aspecto social, pessoal profissional . Nesse sentido, procure ajuda de um psicologo, de preferência na abordagem Cognitiva, que é uma terapia que se mostra extremamente eficiente . abraços
Olá! A palavra cura traz um peso que muitas vezes é desnecessário, como anulação de nossa responsabilidade no processo. É possível ter diminuição ou anulação do quadro e sintomas, mas esse processo é uma conquista diária. Investir em um tratamento profissional e assumiu n estilo de vida saudável pode trazer esses resultados. A cura é processo dinâmico, não estático! É possível! Abraço
Sim, transtorno de ansiedade tem cura. Se você se dedicar ao seu tratamento medicamentoso e psicoterapia de forma adequada, ai você tem a cura. Faça atividade física, meditação, ioga, atividades relaxantes, alongamento e relaxamento, natação, entre outras atividades física e de lazer ajudarão bastante. Abraço forte e boa semana.
Primeiro é importante saber que todos nós temos e sofremos com ansiedade. Isso nunca acabará. Qualquer situação que foge do nosso cotidiano pode nos causar certa ansiedade, o que é normal. Porém, quando se trata dessa ansiedade exagerada e direcionada para tudo e qualquer situação, trazendo prejuízos para nossa vida, aí passa a ser o problema. Contudo, com tratamento adequado, o Transtorno de Ansiedade é sim possível de ser curado, e a pessoa poderá lidar com sua ansiedade de forma mais saudável. Para isso é importante procurar ajuda com psiquiatra, Terapeuta Cognitivo Comportamental, fazer exercícios físicos, ter hábitos alimentares saudáveis e se divertir.

Boa sorte. ;)
Sim, tem cura e ela consiste em identificar pensamentos disfuncionais como catastrofização, pensamento tudo ou nada ou mágico. E dessa forma auxiliando o paciente a encontrar sua auto-regulação emocional.
Sim, através de um tratamento adequado é possível esbater o sintomas de ansiedade na maioria dos casos. As opções de tratamento existentes são: medicamentos (especialmente com uso de antidepressivos ISRS), psicoterapia e o tratamento combinado (medicamento + psicoterapia). As melhores taxas de resposta ocorrem com o tratamento combinado. Converse com seu médico para avaliar o melhor tratamento para o seu caso.
Tem solução. É possível reduzir os níveis de ansiedade a quase nulo através da terapia psicanalítica e também da Hipnoterapia. Busque um profissional capacitado para que possa lhe guiar na melhoria.
Curar é o ato de cuidar, vigiar, observar e reconhecer a importância dos detalhes. Portanto curar exige ter vontade de assumir novas responsabilidades consigo mesmo. Isto poderá exigir da pessoa interessada, deixar de lado certos padrões de condicionamentos, hábitos automáticos que vamos fazendo ao longo da vida. Mas como se muda algo condicionado? Fazendo uma escolha e o tempo nos ajuda a fazer escolhas. Caso já esteja dentro do seu tempo, escolher e assumir a chave da cura na sua mão, então a resposta se TAG tem cura, você mesma a dará. A psicoterapia é um dos apoios para estes momentos.
Este transtorno precisa de acompanhamento psicológico com sessões de relaxamento e algumas vezes é interessante associar medicamentos.
Espero ter ajudado.
abraços
Existem MUITAS técnicas disponíveis que são eficazes no tratamento e remissão dos sintomas de transtorno de ansiedade generalizado. A abordagem que se mostra mais eficaz para isso é a Terapia Cognitiva-Comportamental.
Procure um terapeuta com essa especialidade e certamente será beneficiado.
Qualquer dúvida fico à disposição.
Atenciosamente,
Ana Paula Donate.
Sim! Ao compreender a maneira como você tem vivido, o histórico e os sintomas é possível identificar quais as maneiras de minimizar, gradativamente, até que haja a diminuição do quadro patológico. A ansiedade faz parte da vida da maioria das pessoas, principalmente em contextos onde há exigências ou exigências impostas por você mesmo, desta forma, com sessões de psicoterapia que promovam espaço para que você se perceba dentro das possibilidades e limitações, poderá ter melhor qualidade de vida.
Olá!
Sim, os sintomas de ansiedade generalizada tem cura. Há caso que é necessário iniciar o tratamento medicamentoso, junto ao Psiquiatra e associar com o acompanhamento psicológico, com um psicólogo.
Abraço
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem tratamento sim, pois na verdade é um quadro de depressão associado ao estado ansioso. Assim como vários quadros psicológicos você vai tratar e buscar a cura, deve prestar atenção se já existe essa pre disposição na família ou na sua vida em épocas passadas, pois pode se tornar recorrente, caso não realize tratamento.
Não se assuste a palavra "Transtorno", é apenas um termo usado na psiquiatria para categorizar os quadros psiquiátricos. A intensidade e gravidade precisa ser avaliado por psicólogo ou psiquiatra e a realização de terapia.
1] Muitas pessoas se diagnosticam como sendo portadora de tal ou qual transtorno a partir da identificação de alguns sintomas descritivos disponíveis em Manuais ou na internet. Se foi seu caso, não tire conclusão definitiva, mas procure um terapeuta de sua confiança. 2] Bom saber que todos nós apresentamos graus distintos de certos traços ou sinais de muitos transtornos ou mesmo de doenças, sem significar que somos ou estamos doentes! Então, relaxe e repense seu caso. 3] A ansiedade é um importante ALERTA para um indispensável trabalho de revisão de vida para você descobrir ou se conscientizar melhor de padrões comportamentais, estilo de vida neurotizante, estressante e insegurante e se encaminhar para um estilo mais saudável de vida, no trabalho e relacionamentos.
Na maioria dos casos existe cura sim,o importante é avaliar o grau para verificar a necessidade de medicamento.
O trabalho em conjunto entre psiquiatra e psicoterapia traz resultados surpreendentes.
O Transtorno é marcado pelo prejuízo funcional e sofrimento psiquico considerável, este sim tem cura. Sentir ansiedade somente "funcional" é um dos caminhos do tratamento. Abraços