Trato síndrome do pânico a 4anos com antidepressivo. Não tinha mais sintomas a 3 anos, e nunca inter

3 respostas
Trato síndrome do pânico a 4anos com antidepressivo. Não tinha mais sintomas a 3 anos, e nunca interrompi a medicação.
Porém, tive depressão com sintomas fortíssimos de ansiedade novamente. Aumentei a dose do remédio e estou fazendo análise.
É possível que meu corpo tenha “acostumado” com a medicação e eu precise trocar?
Com a medicação deveria ficar 100% livre dos sintomas, ou é normal ainda sentir alguns episódios depressivos e ou de ansiedade?
Olá! Uma das coisas mais importantes você já está fazendo: aliar o tratamento medicamentoso com a análise/psicoterapia. Compreendo a sua angústia em ter ainda episódios ansiosos e/ou depressivos, mas a jornada de cura não é linear; isso significa que haverão momentos em que os sintomas podem surgir e por n motivos: alimentação, clima, estimulos no ambiente e os seus próprios processos psíquicos. O inconsciente é extenso e infinito, e o ritmo bem como os frutos do trabalho de análise é muito próprio de cada um. Hoje em dia a medicação para a depressão não leva a vício, porém a medicação para a ansiedade depende. Reveja o seu quadro clínico com o psiquiatra que acompanha você e busque com o psicólogo o que mais podem fazer na análise para investigar possíveis sintomas ou causas para esses novos episódios. Um abraço!

Bom dia. O objetivo do tratamento psiquiátrico no transtorno de pânico deve ser sempre a remissão total dos sintomas. Geralmente o tempo médio de tratamento é de 12 meses. A principal terapia com evidências comprovadas no tratamento do pânico, é a terapia cognitiva comportamental. O psiquiatra deve estar atento para avaliar a causa do quadro de pânico, se biológica, comportamental, cognitiva ou sistêmica e orientar sobre o tratamento medicamentoso e psicoterápico mais indicado. Quando há resposta terapêutica a uma determinada medicação é sempre indicado usar a mesma medicação, portanto, é raro acontecer de criar "tolerância" a um determinado antidepressivo. É provável que, ou a medicação, ou psicoterapia não sejam as mais adequadas no seu caso, ou ainda alguma outra situação não avaliada está ocasionando a reagudização dos sintomas. Att.
Olá! Vou começar esta resposta parabenizando sua iniciativa em se cuidar. Sei que os tratamentos para a depressão e a síndrome do pânico não são fáceis, e às vezes, por não percebemos uma melhora esperada nos sentimos sem esperanças. Conforme a psicóloga comentou na resposta acima, o processo de cura não é linear e, talvez, seja mais interessante você se atentar aos pequenos progressos que já está fazendo, mesmo que eles não garantam um sentimento de bem-estar a princípio. Na vida poucas coisas são 100% garantidas e aprender a lidar com as imperfeições nos deixa mais fortes e permite nosso crescimento!