Trato síndrome do pânico a 4anos com antidepressivo. Não tinha mais sintomas a 3 anos, e nunca inter

3 respostas
Trato síndrome do pânico a 4anos com antidepressivo. Não tinha mais sintomas a 3 anos, e nunca interrompi a medicação.
Porém, tive depressão com sintomas fortíssimos de ansiedade novamente. Aumentei a dose do remédio e estou fazendo análise.
É possível que meu corpo tenha “acostumado” com a medicação e eu precise trocar?
Com a medicação deveria ficar 100% livre dos sintomas, ou é normal ainda sentir alguns episódios depressivos e ou de ansiedade?
Olá! Uma das coisas mais importantes você já está fazendo: aliar o tratamento medicamentoso com a análise/psicoterapia. Compreendo a sua angústia em ter ainda episódios ansiosos e/ou depressivos, mas a jornada de cura não é linear; isso significa que haverão momentos em que os sintomas podem surgir e por n motivos: alimentação, clima, estimulos no ambiente e os seus próprios processos psíquicos. O inconsciente é extenso e infinito, e o ritmo bem como os frutos do trabalho de análise é muito próprio de cada um. Hoje em dia a medicação para a depressão não leva a vício, porém a medicação para a ansiedade depende. Reveja o seu quadro clínico com o psiquiatra que acompanha você e busque com o psicólogo o que mais podem fazer na análise para investigar possíveis sintomas ou causas para esses novos episódios. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. O objetivo do tratamento psiquiátrico no transtorno de pânico deve ser sempre a remissão total dos sintomas. Geralmente o tempo médio de tratamento é de 12 meses. A principal terapia com evidências comprovadas no tratamento do pânico, é a terapia cognitiva comportamental. O psiquiatra deve estar atento para avaliar a causa do quadro de pânico, se biológica, comportamental, cognitiva ou sistêmica e orientar sobre o tratamento medicamentoso e psicoterápico mais indicado. Quando há resposta terapêutica a uma determinada medicação é sempre indicado usar a mesma medicação, portanto, é raro acontecer de criar "tolerância" a um determinado antidepressivo. É provável que, ou a medicação, ou psicoterapia não sejam as mais adequadas no seu caso, ou ainda alguma outra situação não avaliada está ocasionando a reagudização dos sintomas. Att.
Olá! Vou começar esta resposta parabenizando sua iniciativa em se cuidar. Sei que os tratamentos para a depressão e a síndrome do pânico não são fáceis, e às vezes, por não percebemos uma melhora esperada nos sentimos sem esperanças. Conforme a psicóloga comentou na resposta acima, o processo de cura não é linear e, talvez, seja mais interessante você se atentar aos pequenos progressos que já está fazendo, mesmo que eles não garantam um sentimento de bem-estar a princípio. Na vida poucas coisas são 100% garantidas e aprender a lidar com as imperfeições nos deixa mais fortes e permite nosso crescimento!

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Samuel Saboia

Samuel Saboia

Terapeuta complementar

Fortaleza

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Psicólogo

São Paulo

Elisa Maria de Bullhões Carvalho

Elisa Maria de Bullhões Carvalho

Homeopata

Rio de Janeiro

Gabriela Fenner

Gabriela Fenner

Terapeuta complementar

Itapoá

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.