Trato síndrome do pânico a 4anos com antidepressivo. Não tinha mais sintomas a 3 anos, e nunca inter
3
respostas
Trato síndrome do pânico a 4anos com antidepressivo. Não tinha mais sintomas a 3 anos, e nunca interrompi a medicação.
Porém, tive depressão com sintomas fortíssimos de ansiedade novamente. Aumentei a dose do remédio e estou fazendo análise.
É possível que meu corpo tenha “acostumado” com a medicação e eu precise trocar?
Com a medicação deveria ficar 100% livre dos sintomas, ou é normal ainda sentir alguns episódios depressivos e ou de ansiedade?
Porém, tive depressão com sintomas fortíssimos de ansiedade novamente. Aumentei a dose do remédio e estou fazendo análise.
É possível que meu corpo tenha “acostumado” com a medicação e eu precise trocar?
Com a medicação deveria ficar 100% livre dos sintomas, ou é normal ainda sentir alguns episódios depressivos e ou de ansiedade?
Olá! Uma das coisas mais importantes você já está fazendo: aliar o tratamento medicamentoso com a análise/psicoterapia. Compreendo a sua angústia em ter ainda episódios ansiosos e/ou depressivos, mas a jornada de cura não é linear; isso significa que haverão momentos em que os sintomas podem surgir e por n motivos: alimentação, clima, estimulos no ambiente e os seus próprios processos psíquicos. O inconsciente é extenso e infinito, e o ritmo bem como os frutos do trabalho de análise é muito próprio de cada um. Hoje em dia a medicação para a depressão não leva a vício, porém a medicação para a ansiedade depende. Reveja o seu quadro clínico com o psiquiatra que acompanha você e busque com o psicólogo o que mais podem fazer na análise para investigar possíveis sintomas ou causas para esses novos episódios. Um abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. O objetivo do tratamento psiquiátrico no transtorno de pânico deve ser sempre a remissão total dos sintomas. Geralmente o tempo médio de tratamento é de 12 meses. A principal terapia com evidências comprovadas no tratamento do pânico, é a terapia cognitiva comportamental. O psiquiatra deve estar atento para avaliar a causa do quadro de pânico, se biológica, comportamental, cognitiva ou sistêmica e orientar sobre o tratamento medicamentoso e psicoterápico mais indicado. Quando há resposta terapêutica a uma determinada medicação é sempre indicado usar a mesma medicação, portanto, é raro acontecer de criar "tolerância" a um determinado antidepressivo. É provável que, ou a medicação, ou psicoterapia não sejam as mais adequadas no seu caso, ou ainda alguma outra situação não avaliada está ocasionando a reagudização dos sintomas. Att.
Olá! Vou começar esta resposta parabenizando sua iniciativa em se cuidar. Sei que os tratamentos para a depressão e a síndrome do pânico não são fáceis, e às vezes, por não percebemos uma melhora esperada nos sentimos sem esperanças. Conforme a psicóloga comentou na resposta acima, o processo de cura não é linear e, talvez, seja mais interessante você se atentar aos pequenos progressos que já está fazendo, mesmo que eles não garantam um sentimento de bem-estar a princípio. Na vida poucas coisas são 100% garantidas e aprender a lidar com as imperfeições nos deixa mais fortes e permite nosso crescimento!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É comum a síndrome do pânico da dores de cabeça forte com tremedeira?
- Quais exames podem comprovar Hiperventilação ? E que doenças podem causar esse sintoma ?
- Há 8 anos tive os primeiros sintomas de síndrome do pânico. Tratei com Escitalopram. Tudo perfeito, adaptei bem ao remédio, encerrei o ciclo junto ao psiquiatra. Agora voltei a sentir tudo isso e quando usei o Escitalopram ele não surtiu efeito. O organismo pode desenvolver tolerância à medicação? Mesmo…
- Como saber se tenho síndrome de ansiedade ou síndrome do pânico?
- Tenho alergia à camarão e tomo todos os cuidados. Mas às vezes, ao comer num restaurante a comida vem contaminada e acabo tendo reações alérgicas graves (taquicardia, edema em garganta, tremores, pele fria e sensação de desmaio). Minha pergunta é se, de repente, haveria a possibilidade de ser mais uma…
- TENHO 19 ANOS E TENHO SINDROME DO PÂNICO A 5 MESES E NÃO CONSIGO SAIR DE CASA DPS DISSO E TBM TENHO TOC, SERÁ Q CONSIGO VOLTAR A TER UMA VIDA NORMAL?
- É normal ao acordar com um susto ter uma dor abdominal bem próximo ao estômago ficar com náuseas e o coração ficar muito acelerado!
- O transtorno de pânico tem cura ou controle sem remédio?
- Quem tem síndrome do Pânico pode fazer academia ? Quero muito malhar mas estou com medo de ter crises na academia devido ao fato de me cansar e etc.
- Estranhar as coisas e as pessoas, pode ser desrealização? Como posso me curar? As vezes, eu começo a imaginar coisas horríveis, como se as pessoas fossem seres estranhos. O que pode ser?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 69 perguntas sobre Síndrome do pânico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.