Uma amiga minha acha sempre que está gorda e eu gostaria muito de ajudar, mas não sei o que fazer.

7 respostas
Uma amiga minha acha sempre que está gorda e eu gostaria muito de ajudar, mas não sei o que fazer. Como a posso ajudar?
Olá, se ela não estiver gorda, provavelmente esta com uma visão distorcida do propio corpo, pode estar com a auto-estima baixa, o ideal é buscar atendimento com um psicoterapeuta para que possa desenvolver a auto-estima e conseguir se ver da forma que realmente é.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, antes de qualquer coisa deve se avaliar se de fato ela está com sobre peso ou não. Observando que ela de fato não está gorda, ela deve está apresentando alguma distorção da auto-imagem. Porém a questão a se indagar é por que ela se ver assim, é tenta não fica debatendo com ela se ela está ou não gorda. Pois se ela se ver gorda não vai resolver você dizer a ela que não. Ela se ver gorda é apenas um sintoma de alguma outra questão. Como você poderia ajudar é sempre conversando com ela e ajudando a resolver o que a fez se achar gorda. E seria importante você orientá-la da importancia de buscar uma ajuda profissional de um psicologo ou psicanalista que vai ajudar nessa contextualização do problema dela a auxiliando nesse processo. Att
Uma forma de ajudar, caso se perceba que ela tem visão distorcida de seu próprio corpo, é indicar de forma calma e atenciosa a consulta a um psicólogo para que possa ser explorada a extensão dessa distorção da imagem corporal, identificar sua origem e formas de tratamento que promovam a aproximação entre o real e o percebido.
Nesses casos o objetivo principal é a melhoria na forma de se relacionar com o corpo, com a própria saúde, e da autoestima.
Concordo com os profissionais acima. Ela precisa buscar um psicólogo para fazer terapia individual ou em grupo.
Com muito tato e atenção, essa sua amiga deve ser incentivada a procurar ajuda, seja de um nutricionista, psiquiatra como também de um psicólogo. A distorção da auto-imagem hoje não é algo difícil de ocorrer, pois somos massacrados com modelos e padrões de beleza muitas vezes inatingíveis . Com isso a insatisfação com o próprio corpo, a angústia e principalmente a distorção do real se instala causando transtornos prejudiciais ou até trágicos.
Pode mostrar vídeos e materiais que abordam o tema, e incentivar ela a procurar auxílio psicológico!
A melhor ajuda seria incentivá-la a procurar um profissional especialista na área.

Especialistas

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Jéssica Mendes da Silva

Jéssica Mendes da Silva

Nutricionista

Belo Horizonte

Luisa Monks

Luisa Monks

Nutricionista

Vitória

Meguy Bentes

Meguy Bentes

Nutricionista

Belém do Pará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.