Uma avaliação neuropsicológica deve ser feita com qual frequência?

14 respostas
Uma avaliação neuropsicológica deve ser feita com qual frequência?
Olá! Isso depende muito da necessidade de cada caso, mas quando existe a necessidade do acompanhamento, essa avaliação deve ser anual ou com maior ou menor periodicidade conforme indicado pelos profissionais que acompanham o caso do paciente.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Excelente a sua pergunta! Porque gente é diferente de máquinas! Um carro, por exemplo, precisa de revisão periódica! Com relação a avaliação neuropsicóloga, vai depender, da evolução do paciente. E, também de vários fatores internos e externos a ele.
Se o ambiente for acolhedor, se ele receber o respaldo emocional e psicológico dos familiares e das pessoas de seu convivio, poderá evoluir positivamente melhor. Caso contrário, as adversidades geram regressões.
Fica aqui a dica,
Um abraço,
Léa
Isso depende de qual o propósito que está sendo venta a avaliação. Existem casos que realizamos após 1 mês de testagem para acompanhar efeitos de medicamentos nas funções cognitivas, mas são casos muito específicos.
Na maior parte do tempo, reavaliamos após 1 ano da última avaliação, para vermos as evoluções do quadro e desenvolvimento do paciente frente as terapias de reabilitação sugeridas.
Olá,
A Avaliação Neuropsicogica deve ser realizada a cada 12(doze) meses depois da primeira.
Dependendo do resultado qdo da primeira, é necessário até a cada 6(seis) meses.
Abs
Ilma Tôrres
Olá. Dependerá do objetivo. Normalmente em processos para avaliar ou definir o diagnóstico a orientação é que seja refeita a avaliação a cada seis meses, em processos de reabilitação se avalia o progresso e vai depender da orientação médica no que diz respeito ao tempo.
Depende do se quer averiguar. Por exemplo, um idoso ou adulto com suspeita de declínio cognitivo deve refazer depois de 12 meses, para avaliarmos se houve progressão ou não, somente comparando o desempenho do sujeito é que poderemos afirmar ou não a hipótese diagnóstica. De modo geral não se deve refazer a avaliação antes de um ano, devido ao efeito da aprendizagem. Caso seja solicitado antes do prazo, o neuropsicólogo deve utilizar instrumentos de avaliação diferentes. Um abraço!
Olá! Só o profissional que está acompanhando poderá definir a frequência, pois vai depender do diagnóstico e do objetivo do exame. Isso é personalizado. Cada caso tem uma demanda diferente.
A avaliação neuropsicologica normalmente é feita anualmente. Frequentemente quem indica é o médico, neurologista ou psiquiatra, psicólogos e neuropsicologos também podem solicitar a avaliação neuropsicologica.

Abraços.
Olá
Isso está mais ligado a necessidade do paciente e a dos demais profissionais que atuam na vida da pessoa... nem sempre se tem necessidade de refazer a avaliação, quando há acompanhamento neuropsicologo clínico.
Olá, avaliação neuropsicologica normalmente é solicitada por médicos psiquiatras, neurologistas, neuropediatras e/Ou outros profissionais da saúde que precisem da avaliação para traçar metas terapêuticas, tratamentos e medicações. Existem casos em que avaliação será utilizada para fins jurídicos e a frequência de avaliação e relativa ao tipo de patologia e a finalidade da avaliação. Por exemplo, em quadros demenciais normalmente se reavalia de 6 em 6 meses. Já em quadros de TDAH a reavaliação poderá ser de 2 em 2 anos ou antes, dependendo a finalidade que a avaliação se destina. Se desejar maiores informações pode me enviar uma mensagem na sessão de dúvidas. Obrigada!
Conforme os colegas colocaram, depende de cada caso, do diagnóstico e do objetivo. A avaliação completa pode ser feita após um ano ou mais, porém pode-se fazer testagem de áreas específicas durante o acompanhamento. Por exemplo, quando reabilitamos a atenção, podemos aplicar testes para ver a evolução, assim que considerarmos pertinente e comparar com a testagem da avaliação, junto com o paciente.
Olá, depende. Para se fazer uma avaliação neuropsicológica é necessário que se tenha uma queixa interferindo no funcionamento de vida do paciente. Dependendo do resultado, outra avaliação pode ser feita em um período de cerca de 12 a 18 meses, principalmente quando há um trabalho de intervenção (reabilitação neuropsicológica), para se avaliar os ganhos com a estimulação. Ou no caso de doenças neurodegenerativas, acompanhar o curso da degeneração. Abraços.
Vai depender da necessidade de cada paciente. Então se o paciente ingere medicamentos ou se exerce função de alta periculosidade como dirigir máquinas ou equipaments pode ser que precise ser feita a cada mês. O acompanhamento de um médico e um psicólogo é imprescindível. Estou à sua disposição.
Olá
Se o objetivo for o monitoramento da evolução dos défits cognitivos, seria bom anualmente.
No entanto, se na 1* Avaliação Neuropsicológica o resultado for normal, ou seja compatível com a idade e o grau de escolaridade e o paciente prosseguir apresentando prejuízo nas atividades de vida diária e dificuldades de gerenciar sua vida, é indicado uma 2* avaliação depois de 6 meses.