Uma criança de 8 anos que não consegue se concentrar na hora do estudo e qualquer barulho deixa-o disperso pode ser déficit de atenção?
Dra. Louise Mustafá
Dra. Louise Mustafá
Psicólogo, Psicopedagogo, Psicanalista
Recife
Pode ser e não pode ser. Depende da avaliação com profissionais especializados como psicólogas, psicopedagogas e médico. Sugiro neuropediatra que trabalhe com TDAH. A avaliação é realizada conforme o DSM5. É preciso que a criança apresente 5 sintomas ou mais. Existem vários transtornos e patologias que pode gerar a falta de concentração. Uma dificuldade de Aprendizagem que não é transtorno, também pode desencadear uma desatenção. É preciso primeiro descartar todas as possibilidades e observar a relação do menor com a família, escola, etc. Realizar uma anamneser completa e resgatar toda história de vida do menor. Procure ajuda. Procure uma avaliação multidisciplinar, conforme sugeri acima. Boa sorte!

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mariana Pavani
Dra. Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Pode ser sim o famoso TDAH mas pode também não ser. Visite um bom psiquiatra infantil que avalie o seu filho e possa fazer um diagnóstico seguro. Também sugiro que você procure um bom Psicólogo para que ele faça um acompanhamento, buscando entender o seu filho como um todo, não só inserido num contexto escolar. Espero ter ajudado e não hesite em procurar ajuda.

Dr. Marcelo Marui Biondo
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Sim, pode ser uma síndrome chamada Transtorno de Deficit de atenção e hiperatividade, que cursa com perda de foco, distraibilidade, hiperatividade e impulsividade. Um especialista psiquiatra infantil deve ser consultado e uma avaliação neuropsicologica pode ser necessária para melhor esclarecimento diagnóstico. Abraço!

 Ana Paula Gonçalves Donate
Ana Paula Gonçalves Donate
Psicólogo
São Paulo
Pelo que percebi você está preocupada com o seu filho e está buscando respostas para poder ajudá-lo. Isso é ótimo.
Acredito que o colega Marcelo deu a orientação adequada, no sentido de você precisa consultar um psiquiatra infantil e, provavelmente, terá que realizar uma avaliação neuropsicológica (junto com profissional chamado psicólogo). Somente dessa forma, você conseguirá a resposta que precisa para traçar uma forma de ajudar seu filho como um todo.
Espero ter ajudado,
Qualquer coisa entre em contato via mensagem ou whatsapp.

Abs,

Bom dia! Vários fatores podem interferir na concentração, desde um ambiente com muito barulho e estímulos visuais, até as questões emocionais, tais como, ansiedade, insegurança, medo e também, os transtornos de aprendizagem e o TDAH. Para ajudar o seu filho recomendo um ambiente de estudos sem televisão ligada e sem celular próximo. Se ele continuar com a dificuldade, recomendo uma avaliação neuropsicológica para verificar o que está interferindo na concentração.

O diagnóstico de TDAH envolve critérios de DESATENÇÃO ( não presta atenção em detalhes e comete erros por puro descuido, mostra dificuldade para sustentar a atenção, com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra); HIPERATIVIDADE (freqüentemente está agitando as mãos e os pés e se remexendo na cadeira, freqüentemente se levanta da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que deveria permanecer sentado, freqüentemente está correndo ou subindo, em situações em que isso não é adequado, fala em demasia); e IMPULSIVIDADE (freqüentemente dá respostas precipitadas antes de ouvir a pergunta por completo, com freqüência tem dificuldade de aguardar sua vez, freqüentemente interrompe ou se intromete em assuntos das outras pessoas). Esses comportamentos devem ser observados em mais de um ambiente. No caso, o seu filho preencheria o critério de desatenção, no entanto apenas esse critério seria pouco para fechar um diagnóstico. O ideal para se fechar o diagnóstico, é a realização de testes neuropsicológicos e a avaliação psiquiátrica. Após isso, caso fechado um diagnóstico de TDAH o paciente é encaminhado para psicoterapia, preferencialmente a TCC, para trabalhar as dificuldades e diminuir os prejuízos na rotina do paciente.

Não necessariamente é déficit de atenção. Cada caso é um.
Uma criança não consegue permanecer concentrada muito tempo como um adulto e isso é natural. Deve-se perceber até onde essa desatenção esta prejudicando esta criança, e então, procurar um profissional para investigar.
Muitas crianças conseguem ter boa atenção em lugares calmos, silenciosos e longe de estímulos, como TVs, computadores, tablets... E crianças que ficam muito tempo diante desses estímulos tem certa dificuldade em se concentrar. Seria interessante diminuir essa exposição. Observe isso.
Uma dica é que a criança faça exercícios físicos o que ajuda na atenção/ concentração e no controle do corpo.

Especialistas em Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo

Maxleila Reis Martins Santos

Maxleila Reis Martins Santos

Psicólogo

Belo Horizonte

Izabelle Castro Ferreira

Izabelle Castro Ferreira

Psicólogo

São Gonçalo

Rodrigo Bernini de Brito

Rodrigo Bernini de Brito

Psiquiatra

Goiânia

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.