Uma criança de 8 anos que não consegue se concentrar na hora do estudo e qualquer barulho deixa-o disperso

7 respostas
Uma criança de 8 anos que não consegue se concentrar na hora do estudo e qualquer barulho deixa-o disperso pode ser déficit de atenção?
Pode ser e não pode ser. Depende da avaliação com profissionais especializados como psicólogas, psicopedagogas e médico. Sugiro neuropediatra que trabalhe com TDAH. A avaliação é realizada conforme o DSM5. É preciso que a criança apresente 5 sintomas ou mais. Existem vários transtornos e patologias que pode gerar a falta de concentração. Uma dificuldade de Aprendizagem que não é transtorno, também pode desencadear uma desatenção. É preciso primeiro descartar todas as possibilidades e observar a relação do menor com a família, escola, etc. Realizar uma anamneser completa e resgatar toda história de vida do menor. Procure ajuda. Procure uma avaliação multidisciplinar, conforme sugeri acima. Boa sorte!

Sim, pode ser uma síndrome chamada Transtorno de Deficit de atenção e hiperatividade, que cursa com perda de foco, distraibilidade, hiperatividade e impulsividade. Um especialista psiquiatra infantil deve ser consultado e uma avaliação neuropsicologica pode ser necessária para melhor esclarecimento diagnóstico. Abraço!
Pode ser sim o famoso TDAH mas pode também não ser. Visite um bom psiquiatra infantil que avalie o seu filho e possa fazer um diagnóstico seguro. Também sugiro que você procure um bom Psicólogo para que ele faça um acompanhamento, buscando entender o seu filho como um todo, não só inserido num contexto escolar. Espero ter ajudado e não hesite em procurar ajuda.
Pelo que percebi você está preocupada com o seu filho e está buscando respostas para poder ajudá-lo. Isso é ótimo.
Acredito que o colega Marcelo deu a orientação adequada, no sentido de você precisa consultar um psiquiatra infantil e, provavelmente, terá que realizar uma avaliação neuropsicológica (junto com profissional chamado psicólogo). Somente dessa forma, você conseguirá a resposta que precisa para traçar uma forma de ajudar seu filho como um todo.
Espero ter ajudado,
Qualquer coisa entre em contato via mensagem ou whatsapp.

Abs,
Bom dia! Vários fatores podem interferir na concentração, desde um ambiente com muito barulho e estímulos visuais, até as questões emocionais, tais como, ansiedade, insegurança, medo e também, os transtornos de aprendizagem e o TDAH. Para ajudar o seu filho recomendo um ambiente de estudos sem televisão ligada e sem celular próximo. Se ele continuar com a dificuldade, recomendo uma avaliação neuropsicológica para verificar o que está interferindo na concentração.
O diagnóstico de TDAH envolve critérios de DESATENÇÃO ( não presta atenção em detalhes e comete erros por puro descuido, mostra dificuldade para sustentar a atenção, com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra); HIPERATIVIDADE (freqüentemente está agitando as mãos e os pés e se remexendo na cadeira, freqüentemente se levanta da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que deveria permanecer sentado, freqüentemente está correndo ou subindo, em situações em que isso não é adequado, fala em demasia); e IMPULSIVIDADE (freqüentemente dá respostas precipitadas antes de ouvir a pergunta por completo, com freqüência tem dificuldade de aguardar sua vez, freqüentemente interrompe ou se intromete em assuntos das outras pessoas). Esses comportamentos devem ser observados em mais de um ambiente. No caso, o seu filho preencheria o critério de desatenção, no entanto apenas esse critério seria pouco para fechar um diagnóstico. O ideal para se fechar o diagnóstico, é a realização de testes neuropsicológicos e a avaliação psiquiátrica. Após isso, caso fechado um diagnóstico de TDAH o paciente é encaminhado para psicoterapia, preferencialmente a TCC, para trabalhar as dificuldades e diminuir os prejuízos na rotina do paciente.
Não necessariamente é déficit de atenção. Cada caso é um.
Uma criança não consegue permanecer concentrada muito tempo como um adulto e isso é natural. Deve-se perceber até onde essa desatenção esta prejudicando esta criança, e então, procurar um profissional para investigar.
Muitas crianças conseguem ter boa atenção em lugares calmos, silenciosos e longe de estímulos, como TVs, computadores, tablets... E crianças que ficam muito tempo diante desses estímulos tem certa dificuldade em se concentrar. Seria interessante diminuir essa exposição. Observe isso.
Uma dica é que a criança faça exercícios físicos o que ajuda na atenção/ concentração e no controle do corpo.