Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

As pessoas costumam ter dificuldades com a linguagem expressiva e recetiva em várias situações do dia a dia. A dificuldade recetiva aparece quando alguém tem problema para entender o que ouve…

 Arthur Emilio Ceratti
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi! Sua pergunta é muito ampla, depende de vários fatores para ser avaliada... Pode-se dizer que as circunstâncias impactam sim a cognição da pessoa inserida neste contexto. Agora... como? Depende…

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Que bom que trouxe essa pergunta — ela toca num ponto muito importante sobre o funcionamento da mente e como ele influencia quase tudo que fazemos no dia a dia.

As…

 Raquel Mangini Stinghen
Psicólogo
Franca
A disfunção executiva não é “impedida” por distúrbios — ela é causada por eles. Transtornos como TDAH, depressão, autismo, esquizofrenia e demências são os principais responsáveis por afetar…

As funções executivas são um conjunto de processos que funcionam juntos. Mais ou menos como se fossem o maestro em uma orquestra. Quando estão afetadas, geralmente aparecem dificuldades no planejamento,…

Bom dia!

Lidar com a disfunção executiva exige uma abordagem múltipla, que combina psicoterapia e, alguns casos, suporte psiquiátrico para diminuir sintomas de ansiedade ou que prejudiquem…

 José Daniel Teófilo da Silva
Psicólogo
Belo Horizonte
Uma crise de disfunção executiva é um episódio em que uma pessoa temporariamente perde a capacidade de regular suas funções cognitivas básicas, como planejamento, organização, controle emocional,…

 NAIARA ALVES LEITE
Psicólogo
Salvador
Dentro da neuropsicologia, a disfunção executiva corresponde a prejuízos em processos cognitivos de ordem superior, como planejamento, organização, memória de trabalho, controle inibitório, flexibilidade…

Olá, como vai?

A síndrome disexecutiva (SD) pode comprometer significativamente a realização das atividades do cotidiano, pois afeta funções como planejamento, organização, tomada…

A disfunção executiva pode ser gerenciada com psicoterapia, treino de habilidades cognitivas, adaptação da rotina (agenda, lembretes, organização) e, em alguns casos, medicação indicada pelo…