Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Essa é uma ótima pergunta — entender o que pode afetar as funções executivas é um passo importante para compreender por que, às vezes, nossa mente parece “sabotar” o próprio foco…

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Essa é uma pergunta excelente — entender como funciona a reabilitação neuropsicológica das funções executivas é mergulhar na forma como o cérebro reaprende a se organizar, planejar…

 Raquel Mangini Stinghen
Psicólogo
Franca
Existem vários tipos de reabilitação neuropsicológica, como: reabilitação cognitiva (memória, atenção), terapia comportamental, treinamento de habilidades sociais e estratégias de adaptação.…

 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
Dentro da psicoterapia, a reabilitação neuropsicológica será diferente conforme o transtorno que se precise tratar. Assim, no TDAH, por exemplo, há necessidade de abordar a forma de resolução…

 Rosilene Higa
Psicólogo
Santo André
A neuropsicologia contribui para o diagnóstico de disfunções cognitivas ao investigar a relação entre cérebro e comportamento, identificando alterações em funções como memória, atenção, linguagem…

Olá, a reabilitação neuropsicológica funciona da seguinte forma: Primeira é feita uma entrevista inicial para analisar o caso e entender como estão suas habilidades e funções executivas. Depois…

Olá! A diferença entre o funcionamento intelectual “normal” e as dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (também conhecidas como deficiência intelectual e transtornos do desenvolvimento)…

A linguagem recetiva é a nossa capacidade de entender o que o outro fala, ou seja, compreender palavras, frases, gestos e o sentido da mensagem. Já a linguagem expressiva é a capacidade de colocar…

As competências acadêmicas práticas referem-se ao uso do conhecimento escolar em situações do cotidiano, como ler instruções, fazer cálculos para administrar finanças pessoais ou preencher formulários.…

Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não é verdade que todas as pessoas com deficiência intelectual leve ou rebaixamento intelectual precisam automaticamente de reabilitação. É necessário avaliar o nível de comprometimento cognitivo…