Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Em poucas palavras: dificuldade de concentração, esquecimentos, problemas para planejar ou organizar tarefas, lentidão de raciocínio e dificuldade de tomar decisões.

Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
A síndrome disexecutiva traz dificuldade no planejamento, organização, controle de impulsos e regulação das emoções. Isso pode prejudicar a saúde mental, aumentando a chance do desenvolvimento…

Olá, como vai?

A síndrome disexecutiva (SD) está intimamente ligada à saúde mental, pois envolve prejuízos em funções essenciais ao equilíbrio psíquico, como o controle emocional,…

Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
Os prejuízos mais frequentes aparecem na atenção, memória de trabalho, velocidade de processamento, funções executivas e linguagem, mas é sempre necessário avaliar individualmente, porque cada…

Olá, como vai?

A síndrome da memória autobiográfica altamente superior, também conhecida como hipertimesia, é uma condição rara em que o indivíduo possui uma capacidade excepcional…

Olá, como vai?

A memória mais frequentemente associada à memória autobiográfica é a memória episódica, pois ambas envolvem a recordação de experiências pessoais vividas em um tempo…

Olá, como vai?
A memória autobiográfica é um tipo específico de memória de longo prazo responsável por armazenar informações sobre as experiências pessoais e eventos vividos ao longo da…

Olá, como vai?
A memória autobiográfica pode ser afetada por uma série de doenças neurológicas e psiquiátricas, já que depende de circuitos cerebrais complexos e também de processos emocionais…

Existem diferentes formas de memória, porque o nosso cérebro guarda informações de maneiras distintas.
De forma simples e prática:
Memória imediata: é o “aqui e agora”. Aquilo que…

Sobrecarga emocional:

Situações com muita informação emocional intensa podem levar a uma espécie de “amnésia temporária” inconsciente.

O inconsciente prioriza a proteção…