Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, como vai?
A memória de crianças e adultos não funciona exatamente da mesma forma, pois ela passa por um processo de maturação neuropsicológica que acompanha o desenvolvimento do cérebro.…

Olá, como vai?
Na neuropsicologia, a memória é compreendida como um conjunto de sistemas interligados, cada um responsável por diferentes formas de registro, armazenamento e recuperação…

Olá, como vai?
A investigação das características da memória autobiográfica relacionadas à regulação emocional em adultos costuma envolver uma análise integrada entre processos cognitivos,…

Olá, como vai?
A memória autobiográfica envolve um conjunto de processos cognitivos e emocionais que permitem ao sujeito registrar, armazenar e recuperar experiências pessoais ao longo…

Problemas na memória autobiográfica podem ter diferentes causas. Entre as mais comuns estão:

Transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno de estresse pós-traumático e ansiedade,…

Olá, como vai?
A neuropsicologia avalia a memória autobiográfica por meio de entrevistas clínicas e testes estruturados que investigam tanto o conteúdo das lembranças pessoais quanto os…

 Raquel Mangini Stinghen
Psicólogo
Franca
Sim, é possível melhorar a memória autobiográfica com estímulos adequados, como terapia, exercícios de recordação e organização de histórias pessoais. Técnicas como escrita terapêutica e uso…

“Algumas memórias ou sentimentos dolorosos podem ser difíceis de suportar, e muitas vezes o inconsciente tende a ‘recalcar’ essas experiências para nos proteger. Mesmo assim, elas podem surgir…

 Raquel Mangini Stinghen
Psicólogo
Franca
Em muitos casos, o esquecimento de memórias autobiográficas pode ser um mecanismo de defesa do cérebro diante de traumas, especialmente na infância. Isso ajuda a proteger a pessoa de dores emocionais…

Olá! Sinto muito que esteja se sentindo assim. Muitas pessoas percebem dificuldades na memória autobiográfica em períodos de estresse, ansiedade, sono insuficiente ou excesso de tarefas. Isso…