Ando com uma tristeza que não sai, não durmo direito e só quero está em casa e quando fico só tenho

23 respostas
Ando com uma tristeza que não sai, não durmo direito e só quero está em casa e quando fico só tenho pensamentos ruins, não sinto mais nenhum tipo de alegria, devo ir num psicologo ou psiquiatra?
Olá. Aconselho que busque um psicólogo para que possa investigar em que momento essa tristeza surgiu, se existe relação entre seu surgimento e mudanças ou eventos recentes, quais pensamentos surgem nesses períodos, e a partir dessas e outras análises avalie se é necessário o trabalho conjunto com psiquiatra. Me coloco à disposição caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá! Lamento que esteja se sentindo assim. Está causando mal-estar e prejuízo à sua vida? Se sim, é bem importante que procure um analista que lhe lhe acolha e entenda o porquê de não haver alegria. Na fala, você vai se dando conta do que está acon tecendo internamente e externamente!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 80
É recomendado que você procure a ajuda de um especialista, pois percebe-se pelo seu relato que há indícios de sintomas relacionados a um quadro depressivo, como insônia, falta de disposição para sair de casa e confrontar o mundo e socializar, tem tendência a pensamentos negativos, principalmente quando está sozinho, e o principal, ao meu ver, que é a incapacidade de sentir prazer/alegria, o que chamamos de anedonia, que é a principal característica da depressão.
Olá! Sinto por seu caso!
É importante trabalhar em uma terapia combinada. Para esse momento, uma visita ao psiquiatra pode te ajudar em ganho de humor com alguma medicação específica. Depois vem o trabalho com o psicólogo para entender a causa.
Veja, é como quando você sente uma dor nas costas. Deve usar a medicação para não ficar em sofrimento, mas ao passar o efeito do analgésico a dor voltará, por isso é importante entender a causa e tratá-la.
Melhoras!
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 250
Se você vem sentindo falta de prazer nas atividades (anedonia), ganho ou perda de peso, humor deprimido, isolamento social e ideação suicida por pelo menos (2) semanas, você pode estar com depressão. Comece indo ao Psicólogo e caso não sinta que seu quadro está melhorando, o mesmo fará encaminhamento ao Psiquiatra e assim, com a medicação adequada aliada à terapia, poderá perceber diminuição do seu sofrimento psíquico. Caso o atendimento on-line seja uma opção, estou disponível para agendar uma consulta e trabalharmos suas questões. Abraços!

Compreendo o que você está passando, e quero que saiba que não está sozinho nessa jornada.

Essa tristeza que persiste, os pensamentos ruins e a falta de alegria são sinais importantes de que algo está precisando de atenção em sua vida. É como se uma tempestade escura se instalasse em seu coração, obscurecendo os momentos de luz.

A busca por ajuda é um passo corajoso, e tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem desempenhar papéis essenciais em seu caminho de cura. A psicologia e a psiquiatria são como lanternas que iluminam os caminhos sombrios da mente.

A psicanálise, em particular, pode ser uma jornada profunda de autoconhecimento e cura. Imagine-a como um farol que ajuda a navegar pelas águas turbulentas de suas emoções. Ela pode ajudar a descobrir as raízes desses sentimentos e a encontrar maneiras de transformá-los em algo mais leve e alegre.

Lembre-se de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de força. Você merece viver uma vida plena, onde a alegria e o bem-estar têm lugar. A estrada para a cura pode ser desafiadora, mas também é repleta de oportunidades para encontrar a luz no fim do túnel. Não hesite em dar esse passo em direção a uma vida mais luminosa e significativa. Há esperança e apoio disponíveis para você.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 150
Olá, que bom que mesmo tão triste esteja buscando ajuda, isso mostra que dentro de você existe uma pessoa que quer eliminar essa angústia dentro se si e viver bem. Meu conselho, é buscar um psicólogo, pois ele que trabalha as causas emocionais, porém se mesmo com a psicoterapia, você sentir que a tristeza ainda continua forte, pensamentos pessimistas e tudo mais, você pode buscar ao psiquiatra para o alivio dos sintomas.
Ou se preferir, outra opção é buscar os dois juntos. Um complementa o outro.
Qualquer dúvida, fico a disposição.
Olá. O indicado é poder procurar um psicólogo para fazer o acolhimento inicial e avaliação. Caso houver a necessidade, o profissional em conjunto com o paciente irá lhe encaminhar junto a um médico psiquiatra para poder fazer o seu tratamento combinado (psicólogo e psiquiatra). Essa interação é essencial entre os profissionais para melhor resultado do seu tratamento.
Olá! Sim, acredito que você precise de ajuda. Talvez você possa ir primeiramente em um psicólogo, e ele vai te ajudar a avaliar se você precisa também de um psiquiatra.
Os sintomas são característico de uma possível depressão, os dois profissionais podem lhe ajudar e avaliar. Provavelmente precisará do Psicólogo para compreender a dimensão destes sintomas e o que os tem potencializado recomendo um Psicólogo que trabalhe com a abordagem cognitivo comportamental e do Psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação. Para ter uma boa eficácia e agilidade no tratamento caso seja diagnosticado depressão, por exemplo, ou outra doença o ideal é manter o acompanhamento com o Psicólogo e Psiquiatra. Mas, pode iniciar buscando atendimento com um psicólogo e ele avaliará melhor e encaminhará ao psiquiatra se for necessário.
Espero ter ajudado fico a disposição.
Psicóloga Simone Pereira e Rieira Dias - CRP 07/20641
Tratamento de Depressão e Ansiedade
Terapeuta Cognitivo Comportamental e Terapeuta do Esquema. Consultório de Psicologia em Gravataí - RS ou Terapia on-line via telemedicina.
Imagino que deva ser difícil para você se sentir assim. É muito positivo que você esteja contemplando a possibilidade de procurar ajuda, e tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem lhe auxiliar. Na psicoterapia será crucial entender a origem desse sentimento que você relata, assim como os impactos em sua vida. Independende de onde começar, o importante será o primeiro passo. Abraços.
Se você está enfrentando tristeza constante, dificuldades para dormir e pensamentos negativos persistentes, é aconselhável buscar ajuda. Tanto um psicólogo quanto um psiquiatra podem ser úteis nessa situação. Um psicólogo pode ajudar a abordar questões emocionais e comportamentais, enquanto um psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicação, se for o caso. A decisão de consultar um psicólogo, psiquiatra ou ambos depende da gravidade dos sintomas e de suas preferências pessoais. O importante é buscar apoio profissional para lidar com o que está enfrentando.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Lamento ouvir que você está passando por um período difícil com tristeza, distúrbios de sono e pensamentos negativos.
Os psicólogos podem ajudá-lo a explorar suas emoções, aprender estratégias de enfrentamento e desenvolver habilidades para lidar nessas situações.
Os psiquiatras são médicos que podem avaliar a necessidade de medicação, e fornecer orientações sobre o tratamento.
Em muitos casos, uma combinação de terapia com um psicólogo e medicação com um psiquiatra é usada para esse diversos tipos de tratamento.
Olá. Talvez os dois sejam necessários. Minha orientação é iniciar com psicólogo. Abraço.
Boa tarde, como você está?
Os sintomas que você descreveu - tristeza persistente, insônia, isolamento, pensamentos negativos e perda de alegria - são sinais comuns de depressão. A depressão é uma condição médica séria que requer tratamento, e um psicólogo ou psiquiatra pode fornecer o apoio e o tratamento necessários. Lembre-se, você não precisa passar por isso sozinho. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo, e o primeiro passo é entrar em contato com um psicólogo. Fico à disposição, abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Olá, boa tarde!
A minha sugestão é que você procure um(a) psicólogo(a) pra fazer uma avaliação e iniciar o tratamento psicoterapêutico, e, caso seja necessário, esse psicólogo(a) te orientará a procurar o(a) psiquiatra (ou outro especialista) para tratamento em conjunto.

Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhoria da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando a redução dos sintomas, melhorias no bem-estar e na qualidade de vida como um todo.

Espero ter ajudado :D
Olá, um psicólogo ou psiquiatra teriam condições para te ajudar com a tristeza e os pensamentos. O que você descreve muitas pessoas também sentem, mas como o processo analítico é individual, só lá seria possível você começar a entender os fatores que contribuem para o que você está passando no momento. Não diria que você deve ir a um desses profissionais, mas me parece que eles poderiam te ajudar a viver de uma nova forma que seja menos sofrida
Olá! Você deve ir aos dois, psiquiatra e psicólogo. O psiquiatra te ajudará com o diagnóstico e psicofármacos adequados para o seu caso. O psicólogo te ajudará com os pensamentos negativos, com os comportamentos desadaptativos e te ensinará ferramentas para lidar melhor com as emoções.
Se o psiquiatra for bom te pedirá exames, hemograma completo, e no retorno te orientará se é necessário o acompanhamento com mais algum profissional. Qualquer tratamento deve ser multidisciplinar para uma boa reposta e até mesmo a cura completa.
Olá, sinto muito que vc esteja passando por essa situacao! Pelo seu relato, profissionais de ambas especialidades podem te ajudar, inclusive os tratamentos sao complementares.
Olá! Ambos os profissionais podem te ajudar (psicólogo e psiquiatra), contudo, oriento que vá primeiramente ao psicólogo e juntos poderão decidir se há necessidade de ir ao psiquiatra (para tratamento com medicação, em conjunto), em alguns casos somente a terapia é suficiente. Abç. Caso precise, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Terapia para depressão - R$ 100
Olá!

Acredito que possa ir nos dois profissionais. O profissional de psiquiatria qualificado irá primeiro avaliar se há a necessidade de medicação psicotrópica ou não para o seu caso e poderá também lhe fornecer orientações válidas como, por exemplo, em relação ao seu sono, entre outros aspectos. Já a psicoterapia será importante para que, junto com o profissional de psicologia, você possa perceber melhor seu funcionamento psíquico e os afetos e pensamentos associados a este (em seu relato, você menciona uma tristeza importante e pensamentos ruins quando está em sua própria companhia). O tratamento psiquiátrico (quando necessário) e o processo de psicoterapia são complementares, isto é, um não exclui o outro. É interessante, inclusive, que os profissionais de psicologia e psiquiatria conversem entre si sobre o caso em questão, trabalhando em equipe.
Pela descrição dos sintomas a princípio você necessita de um psicólogo, porém ir a um médico também é bom para fazer exames em geral para verificar se há algum desequilíbrio hormonal ou físico.
São poucos os dados para analisar, mas você destacou a questão dos pensamentos ruins frequentes, a principio pode ser inicio de depressão (caso não seja nada físico), então busque ajuda o quanto antes.
Olá; em relação a sua pergunta eu te responderia que talvez os dois profissionais sejam necessários. O psiquiatra vê se existe a necessidade de medicação pois sempre existe a possibilidade de algo orgânico. Normalmente as questões do humor estão relacionadas a um desequilibrio nos neurotransmissores (uma especie de "hormônio") em nosso cerebro que quando em desequilibrio pode ocasionar vários sintomas. Entretanto o tratamento padrão ouro (que funciona mesmo) é acompanhado de psicoterapia (TCC) posto que também é necessário mudar a forma de enxergar o mundo e lidar com os sentimentos para que não haja o retorno da doença. A psiquiatria aliada a psicoterapia é o casamento perfeito e restabelece a pessoa muito mais rápido.