Dr. Andrea Petruzziello

Cirurgião oncológico, Oncologista mais

Aceita Unimed, Bradesco Saúde +11 seguros

Número de registro: CRM PR 26107 RQE Nº: 17700

37 opiniões
Tempo estimado de resposta:
Logo
Dr. Andrea Petruzziello

Rua Dr Aleceu de Campos Rodrigues 46, cj 125, São Paulo 04544-000

Ligar direto ou mandar Whatsupp para a Sirlei (41) 9 9278-6239. A Sirlei é secretária da equipe cirúrgica, e vai passar todas as informações necessárias.

08/07/2021

Experiência

O Dr. Andrea Petruzziello é cirurgião oncológico nascido na Itália, com formação no Brasil, França e Estados Unidos, dedicado há mais de 10 anos ao tratamento de neoplasias abdominais que requerem procedimentos de alta e altíssima complexidade. Atua em hospitais de Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Seu foco principal compreende cirurgias peritoneais com HIPEC (principalmente pseudomixoma e câncer de ovário), ressecções hepáticas e pancreáticas por via minimamente invasiva (robótica), e sarcomas retroperitoneais. Sua prática clínica inclui também cirurgias robóticas para tumores do estômago, cólon e reto.

O que é HIPEC? É uma sigla em inglês ("hyperthermic intraperitoneal chemotherapy"), que significa "quimioterapia hipertérmica intra-peritoneal". Esta técnica é utilizada para o tratamento de alguns tumores que apresentam metástase peritoneal, e que sejam passíveis de tratamento cirúrgico com intenção curativa. O nome mais adequado é "cirurgia de citorredução máxima com HIPEC", porque a parte mais importante do tratamento é a cirurgia realizada para a retirada completa de todas os implantes tumorais do abdômen. A infusão da quimioterapia aquecida (a cerca de 42-43 graus) é realizada ao final do procedimento, para erradicar as últimas células tumorais e implantes microscópicos ainda existentes. É um tratamento de alta complexidade, com cirurgias de grande porte que podem se estender por volta das 12 horas de duração. Para que o tratamento tenha sucesso, e os riscos sejam reduzidos ao mínimo, a cirurgia deve ser realizada em um centro de excelência com uma equipe experiente e especializada neste procedimento. No Brasil ainda existem poucos centros que realizam de forma rotineira este tratamento.

mais Sobre mim
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.

Experiência em:

  • Oncologia gastrointestinal
  • Cirurgia oncológica do aparelho digestivo

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Unimed
  • Bradesco Saúde
  • Sul América Saúde
  • Amil
  • Allianz
+8 mais

Consultórios (4)

Disponibilidade

Ampliar o mapa abre num novo separador
Instituto de Oncologia Do Paraná (Iop)

Marginal Rodovia BR 277, 1437, Jardim Das Americas, Curitiba 82305-100

Disponibilidade

Número de telefone

(41) 3099...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Hospital Marcelino Champagnat

Av. Pres. Affonso Camargo, 1399, Cristo Rei, Curitiba 80050-000

Disponibilidade

Número de telefone

(41) 3087...
(41) 3207...
Ampliar o mapa abre num novo separador
Ampliar o mapa abre num novo separador
Hospital Vila Nova Star - Rede D'Or

Rua Dr Aleceu de Campos Rodrigues 46, cj 125, Vila Nova Conceição, São Paulo 04544-000

Disponibilidade

Número de telefone

(11) 96447...
(11) 2366...
Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Consulta Cancerologia


  • Consulta Cirurgia Geral


  • Teleconsulta


  • Consulta com Cirurgião Oncológico


  • Pancreatectomia Parcial Por Cancer


Artigos

Tratamento de câncer do cólon e reto

O câncer do intestino grosso (cólon e reto), também conhecido como câncer colorretal, é um dos tumores mais comuns em mulheres e homens. Se comparada a outros tumores do abdômen, é considerada uma neoplasia de bom prognóstico, devido ao seu diagnóstico em geral precoce, e ao tratamento que é efetivo. A base do tratamento é a cirurgia, com a retirada da região do cólon que está acometida. Por sorte, praticamente todos os tipos de tumores de cólon e reto podem ser operados por videolaparoscopia, com cirurgias menos invasivas. Uma particularidade do câncer colorretal é que, mesmo quando existe alguma metástase em outro órgão, ainda assim o tumor pode ser operado e potencialmente curado.


Metástase Neoplásica

A metástase hepática (metástase no fígado) é um acontecimento relativamente comum. O principal exemplo de uma situação na qual o fígado pode e deve ser operado, é a metástase proveniente de um câncer de cólon ou do reto. Nestes casos, a cirurgia associada à quimioterapia é o único tratamento com possibilidade curativa. Graças ao avanço da especialidade da cirurgia hepática, hoje quase metade dos pacientes portadores de metástase no fígado por câncer colorretal podem ser levados para a cirurgia. Em muitos casos, estes procedimentos podem ser realizados de forma minimamente invasiva, por videolaparoscopia.


Pseudomixoma Peritoneal

O que é o Pseudomixoma Peritoneal e como se trata? É uma doença rara, mas apesar da sua aparente gravidade, hoje é uma condição curável. Implantes no peritônio (uma membrana que reveste a maior parte dos órgãos abdominais), originados de um tumor no apêndice cecal, produzem e secretam uma grande quantidade de mucina (um muco gelatinoso). O paciente percebe um crescimento lento e progressivo das dimensões do abdomen. A quimioterapia por via endovenosa não é eficaz. O tratamento "padrão-ouro" aceito hoje no mundo inteiro é a cirurgia de citorredução máxima, com aplicação de quimioterapia hipertérmica intra-peritoneal (HIPEC).


Carcinomatose peritoneal

A carcinomatose peritoneal é um termo genérico, que se refere à situação na qual algum tumor se disseminou para o espaço que existe dentro do abdômen, que é recoberto por uma membrana chamada peritônio. Pode ser uma condição grave ou mais branda, dependendo do tipo de tumor original, e do quanto a doença está comprometendo o peritônio. Hoje existem métodos efetivos para se descobrir a origem da carcinomatose, e para tratá-la. Algumas pessoas podem ser candidatas a receber um tratamento cirúrgico, como é o caso do pseudomixoma peritoneal, do mesotelioma, do câncer de cólon e de ovário.


Anastomose Bileodigestiva

A anastomose biliodigestiva é uma conexão entre o canal da bile e o intestino que é criada pelo cirurgião para corrigir um problema na via biliar. Entre os problemas mais comuns estão as lesões acidentais que ocorrem durante a cirurgia de retirada da vesícula. Nestes casos, o paciente pode apresentar icterícia (amarelão) após a colecistectomia, e um cirurgião especialista em cirurgia de fígado precisa reconstruir o caminho correto da bile com a anastomose biliodigestiva. Uma outra situação frequente é quando há muitos cálculos (pedras) na via biliar, e uma reconstrução é necessária. Por fim, uma indicação relativamente rara de biliodigestiva é a correção de obstrução por tumores malignos.


Câncer de ovário

O câncer de ovário não é o tumor ginecológico mais comum na mulher, mas é o mais letal. É um tumor com comportamento peritoneal, ou seja, a disseminação ocorre preferencialmente para o peritônio. Geralmente é diagnosticado em uma fase mais avançada, quando o tumor já saiu dos ovários e se implantou em outras regiões do abdômen. Apesar de grandes avanços com a quimioterapia, a cirurgia segue sendo o tratamento mais importante. Por se tratar de uma cirurgia de altíssima complexidade, é fundamental que o tratamento cirúrgico seja realizado por um cirurgião oncológico especialista em tumores ginecológicos ou em tumores peritoneais.

Veja todos os artigos

37 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • W

    Fiquei muito agradecido, Dr. Andrea, pela sua competência e pela forma clara como explicou e detalhou o caso do meu pai. Suas orientações trouxeram tranquilidade e confiança em um momento tão delicado. O atendimento foi realmente exemplar. Muito obrigado mais uma vez pela dedicação e cuidado. Ainda teremos uma fase juntos e creio que tudo vai ficar bem.

     • Hospital Marcelino Champagnat Consulta oncologista  • 

  • L

    Dr. Andrea é um médico excelente, competente, atencioso e humano. Eternamente grata por tudo que ele fez pela minha mãe.

     • Hospital Marcelino Champagnat Carcinomatose Peritoneal  • 

  • L

    Muito minucioso, explica com paciência e detalhes, sem pressa. Estou confiante com o procedimento que será realizado.

     • Hospital Marcelino Champagnat Consulta Cirurgia Geral  • 

  • M

    Em 2018, com 23 anos de idade dei entrada no p.s do hospital e através de uma cirurgia de suspeita de apendicete, descobri o PSEUDOMIXOMA PERITONEAL, Fui apresentado pro dr. Andrea e começamos a preparação pra cirurgia. Sempre me deixou claro a complexidade da cirurgia, me auxiliou em todos os momentos. Em junho fizemos a HIPEC no hospital Marcelino Champagnat. Foi uma cirurgia, bem grande, confesso que não foi nada fácil, me desesperei por diversas vezes, Mas com a graça de Deus e com o profissionalismo do Dr. Eu venci, ou melhor, nos vencemos.
    Lembro que no dia do diagnóstico eu chorei na sala dele, falando que eu tinha tantos sonhos pra realizar, que tinha o sonho de ser pai, e que não iria poder realizar isso depois de receber o diagnóstico, e ele sempre calmo falando pra ser forte e não se desesperar. Pois bem, 5 anos depois estou aqui, curado e com minha esposa grávida de 7 meses da minha primeira filha
    Minha gratidão a vida do Dr. Andrea confio nele e indico de olhos fechados!

     • Hospital Marcelino Champagnat Consulta com Cirurgião Oncológico  • 

  • I

    Excelente profissional. Atendeu minhas expectativas. Tirou todas as minhas duvidas, ponderando e tratando com muita atenção o caso.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

  • K

    Excelente médico, humano, atencioso, explica com clareza a situação e o tratamento, realmente entende do assunto, o paciente se sente acolhido, tanto pelo doutor quanto pela Sirlei, secretária dele que é uma excelente pessoa, atenciosa, comprometida, preocupada com o paciente. Só temos a agradecer. Que Deus continue iluminando vcs para que possam ajudar muitas e muitas pessoas nesta terra.

     • Telemedicina Carcinomatose Peritoneal  • 

  • M

    Médico extremamente competente, atencioso. Foi uma benção tê-lo como meu médico.... Hoje estou curada do câncer primeiramente graças a Deus e em segundo lugar ao Dr. Andrea e sua equipe. Gostaria também de agradecer a sua secretária Sirlei.... muito atenciosa e carinhosa com os pacientes!!! Essas qualidades fazem a maior diferença para quem é diagnosticado com essa doença!! Obrigado Dr. Andrea!!! Obrigada Sirlei!!!

     • Hospital Marcelino Champagnat Gastrectomia total por câncer  • 

  • S

    Dr Andrea, não tenho palavras para descreve-lo. Competente, atencioso e preocupado com o paciente. Graças a Deus que puder encontrar esse médico para poder tratar de um câncer de colo retal em último estágio. Obrigado a Deus e ao Dr Andrea e equipe!!!

     • Hospital Marcelino Champagnat Tratamento de câncer do cólon e reto  • 

  • D

    O dr Andrea salvou minha vida há alguns anos atrás. Eu nunca vou me esquecer da forma com que ele me tratou e de tudo o que ele fez por mim. Ele é extremamente gentil, super competente, dedicado, tem muito conhecimento, preocupado com o paciente em primeiro lugar, ser humano fantástico. Te explica tudo com muita clareza e sem pressa, deixando o paciente bem informado. Enfim, só elogios para esse médico fenomenal.

     • Instituto de Oncologia Do Paraná (Iop) Retorno de consultas cancerologia  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

8 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Fui diagnosticada semana passada com Colecistopatia Crônica e cálculosa- Múltiplo cálculos Biliares... estou tendo crise que todos os dias...meu plano que está na carencia no autorizou cirurgia de emergência...gostaria de fazer particular mas o preços estão muito alto...queria saber se é perigoso eu ficar como está mais algum meses?

Prezada, o tratamento da colelitíase hoje é realizado rotineiramente por videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva), com qualidade, pela absoluta maioria dos centros de referência no SUS. Não há necessidade de aguardar a carência do plano se você estiver com dor. Procure um bom serviço de cirurgia geral do SUS que será bem atendida, fazendo exatamente a mesma cirurgia que faria pelo convênio. Att

Dr. Andrea Petruzziello

A Gastrectomia total pode se considerar como uma doença metabólica?

Prezado Sr ou Sra, de uma forma geral não. Quem foi submetido a uma gastrectomia total necessita acompanhamento nutricional para o resto da vida, além de algumas suplementações específicas. Com os cuidados adequados, pode-se viver uma vida normal, sem sequelas. É claro que algumas pessoas podem ter dificuldade em se adaptar à nova dieta após a cirurgia. Cada caso deve ser acompanhado de perto pela equipe cirúrgica que realizou o procedimento.

Dr. Andrea Petruzziello
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes