O que são transtornos alimentares?

Vamos nos referir à anorexia nervosa e à bulimia nervosa, transtornos alimentares mais freqüentes. Falamos de anorexia nervosa quando uma pessoa tem uma necessidade urgente de perder peso, mesmo quando seu peso está entre 15% e 60% abaixo do que corresponderia à sua idade, sexo e altura. Aqueles que sofrem deste distúrbio, geralmente são mais mulheres do que homens sentem "terror" ao ganho de peso, embora sejam extremamente magras. Geralmente não se acham magras porque distorcem a percepção da imagem corporal. Esta extrema magreza tem problemas graves, como a amenorréia (interrupção da menstruação) e pode levar à morte.

Pacientes com bulimia passam por fases onde há grande necessidade de comer de forma excessiva e descontrolada. Como elas se sentem gordas, essas pessoas vomitam para perder peso e tomam laxantes e diuréticos. No  exercício físico também tendem a exagerar.

Três em cada 10 casos  pacientes com anorexia nervosa também, ocasionalmente, comem muito, e depois vomitam, como na bulimia.

Quem sofre de distúrbios alimentares?

Estudos mostram que 9 em cada 10 casos ocorrem em mulheres. Eles tendem a ser perfeccionistas e pessoas com um ambiente familiar, especialmente exigente. Esses distúrbios são mais comuns nas sociedades industrializadas. Em termos de idade de início, anorexia começa geralmente entre 14 e 18, enquanto bulimia aparece depois de 20 anos de idade.

Recentemente, tem havido cada vez mais casos diagnosticados da chamada "Ortorexia", consistindo de obsessão patológica por alimentos biologicamente puros.

Quais são as causas dos transtornos alimentares?

Parece não haver uma única causa, mas sim um acúmulo de fatores que desencadeiam estas doenças. A verdade é que as pessoas afetadas pela anorexia e bulimia estão acima do peso, com excesso de gordura e estão insatisfeitos com isso. Entre os fatores que podem desencadear anorexia e bulimia destacamos os seguintes:

  • Pode haver uma predisposição familiar.
  • Uma pesquisa recente concluiu que a vulnerabilidade a desenvolver um distúrbio alimentar é determinada por fatores genéticos e ambientais, embora o primeiro parece ter maior peso.
  • Também podem ser fatores biológicos envolvidos.
  • São mais propensas a sofrer desses distúrbios quem têm uma personalidade perfeccionista, ambiciosa e rígida.
  • As pessoas são muitas vezes insatisfeitos com sua saúde física e baixa auto-estima.
  • São mais prováveis ??para as pessoas que vivem em mídias, quando se lhe santificou o  sucesso e precisa ter controle sobre si mesmo.
  • Pode ocorrer em adolescentes passando por momentos de incerteza sobre sua orientação sexual.
  • Mídia fortemente influenciados em nossa sociedade. Refletem o protótipo da pessoa vencedora e desejável Atraente, Atlético e vê sua dieta. Vemos isso nos modelos, grandes estrelas e as pessoas que aparecem na mídia.

Quais são os seus sintomas?

Sintomas de anorexia nervosa

  • Medo intenso de ganhar peso e são obcecados com isso.
  • Perder o senso da realidade da própria imagem corporal. Elas são gordas, quando na realidade eles são esqueléticas.
  • Evitam comer, na medida do possível. Plano de dieta espartânico.
  • Desaparece a menstruação (amenorreia).
  • Sentem tonturas frio, ou desmaio.
  • Podem sofrer de desnutrição e doenças físicas do sistema circulatório, fígado, rim, dor abdominal, problemas dentários e de cabelo.
  • Sofrem grandes oscilações no humor.
  • Em três de cada dez casos, adicione também os sintomas de bulimia.
  • O paciente, em casos extremos, pode morrer de desnutrição.

Os sintomas da bulimia nervosa

  • Um medo enorme de engordar e são obcecados com isso.
  • Sentem-se inevitável compulsão em alimentos sem preenchimento.
  • Após a farra, vomitam ou tomam laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso.
  • A compulsão alimentar muitas vezes ocorre após períodos em que eles têm seguido uma dieta rigorosa e em situações de ansiedade, depressão e stress. Em primeiro lugar obter um grau de satisfação, mas depois eles criam sentimentos de culpa, de modo que vomitam, etc.
  • Muitas vezes, vergonha de seu comportamento, o que os leva a esconder.
  • Problemas são comuns na faringe e dentes, devido aos efeitos de vômitos constantes.
  • Em casos graves, há uma falta de minerais que pode afetar vários órgãos.
  • Muitas vezes elas têm feridas nas costas da mão, causado pelos dentes para induzir o vômito. Este pode ser um sinal que necessitam da ajuda do médico, parentes ou amigos para identificar o caso.

O que podemos fazer para prevenir e tratar esses transtornos?

Quanto à prevenção, não sobrecarregar os nossos filhos. É conveniente falar abertamente e informá-los sobre o peso, a linha de beleza e assim por diante. Aos primeiros sinais de preocupação, consulte um médico.

O principal apoio que eles vão encontrar aqueles que sofrem de transtornos alimentares é a sua família.

Para iniciar o tratamento, o paciente deve querer ser e está satisfeito. Pacientes com bulimia tendem a ser mais entusiasmados quando começam o tratamento, mas depois volta com freqüência.

No caso da anorexia nervosa, a prioridade é que o paciente recupere o peso. Eles planejam uma dieta que irá incorporar as calorias gradualmente. De acordo com o peso do paciente se recupera, menor a necessidade de supervisão. Esta fase provavelmente deve ser feito em ambiente hospitalar, para gerenciá-lo adequadamente.

Quando o paciente com anorexia nervosa recupera seu peso, é desejável estabelecer psicoterapia. O especialista pode usar a psicoterapia individual, grupo ou ambos, dependendo das características do paciente. Através de psicoterapia, procura informar-se sobre todos os aspectos da sua doença e suas consequências negativas. Procura incentivar e aumentar o acompanhamento da dieta prescrita e exercido autocontrole habilidades. Também levar ao aumento da auto-estima. A psicoterapia pode durar meses, conforme o caso.

Às vezes é útil o uso de medicamentos antidepressivos, que melhoram o humor em pacientes com ambos  anorexia e bulimia.

No caso da bulimia, você também pode precisar  ser hospitalizado.  Os objetivos da psicoterapia são semelhantes às descritas para a anorexia.

É desejável que a família, o principal suporte do doente, obter ajuda e informações. Pode ser útil para ir para as associações de famílias. O paciente, família e amigos podem ajudá-lo a seguir a dieta, fornecer suporte para superar as atividades diárias e, principalmente, deve dar-lhe muito amor.

Não vamos negligenciar se observarmos qualquer evidência de pensamento ou tentativa de suicídio.

Como recursos de saúde, é o médico, com a família, que deve aconselhar o paciente a vários dispositivos de assistência (unidades especializadas, hospitais, creches, ambulatórios, etc.) Onde profissionais diferentes cumprem seu papel como o tempo e o caso. O acompanhamento e a continuidade dos cuidados são essenciais para prevenir recaídas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Se não gosta de certos alimentos, podemos simplesmente suplementar…

Olá, é bem comum acontecer isto principalmente nesta idade, o importante se realmente for decisão da família em retirar a carne com fonte de proteína da dieta, que seja antes avaliado por profissional…

Emetofobia é uma fobia associada ao vômito. Seja como um medo excessivo de vomitar ou de ver outra pessoa vomitando.
Você disse que às vezes fica com medo de comer certos alimentos. Não…

Se a maior parte da sua alimentação é o arroz, sim! Pois faltarão outros micro e macronutrientes, como proteínas e gorduras boas! Além disso, se você tem diabetes pode ocasionar aumento da sua…

Você não expressa uma dúvida, nesta sua postagem, apenas relata uma história. Todavia, depreende-se que esteja preocupado(a) com seu apetite e seu peso possivelmente baixo em relação à sua altura.…

Passar muito tempo em jejum pode fazer mal para algumas pessoas, principalmente se tiver gastrite, que é um tipo de inflamação no estômago. Além do mais a sensação de que você comeu muito/ está…

Olá. Tudo bem ?
Jejum intermitente é uma estrategia nutricional (Tem que ter começo, meio e fim - ele nao é um estilo de vida) e tambem deve ser feito com um profissional, já que NÃO deve…

Olá,
Apenas o risco de infecção porque os produtos crus podem conter germes, bactérias e fungos. Fora isso, não vejo nenhum risco grave para a sua saúde. Mas essa vontade pode estar ligada…

Convém procurar um psiquiatra com experiência em transtornos alimentares, também. Não faz parte da bulimia, normalmente, a dor de estômago e não conseguir engolir. A não ser que, em função dos…

com certeza . temos a bioimpedancia excelente para esse proposito