Doenças transmissíveis - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças transmissíveis

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Felipe Ruschel Trasel

Felipe Ruschel Trasel

Médico do trabalho, Generalista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Patrícia Batista Rosa

Patrícia Batista Rosa

Infectologista, Médico clínico geral

Sobral

Ricardo Ribeiro de Almeida

Ricardo Ribeiro de Almeida

Infectologista

Goiânia

Bianca Eliza Hoekstra

Bianca Eliza Hoekstra

Infectologista

Ponta Grossa

Aristides Cunha Neto

Aristides Cunha Neto

Médico do trabalho

Mogi das Cruzes

Perguntas sobre Doenças transmissíveis

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Doenças transmissíveis

Dr. Flavio Bugiga
Infectologista
Ribeirão Preto
Hoje sabemos que I=0, ou seja, indetectável em tratamento regular tem ZERO risco de transmitir HIV, logo não há risco de transmissão.

Sim, existe um risco teórico. A hepatite C é transmitida pelo sangue, especialmente se houver ferida aberta, como uma cutícula machucada. Embora o risco em um contato breve como esse seja baixo,…

A chance de transmissão do HIV por esse tipo de contato é extremamente baixa, principalmente se não havia cortes ativos ou sangramento na sua boca. O HIV não sobrevive bem fora do corpo e precisa…

Especialistas falam sobre Doenças Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher, mas mesmo sem sintomas a doença pode se desenvolver e levar a serias consequências no futuro, como infertilidade, cegueira, câncer e até a morte, além de poder ser transmitida ao parceiro. Usar camisinha, mesmo em sexo oral, reduz o risco de transmissão. Tratar melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão.

Keilla Mara Freitas

Infectologista, Intensivista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Doenças transmissíveis?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.