Rouquidão - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - rouquidão

Jacqueline M Coelho

Jacqueline M Coelho

Otorrino

Jacobina

Mariana Miguel Fraga Ciulei

Mariana Miguel Fraga Ciulei

Otorrino, Cirurgião cranio-maxilo-facial

Porto Alegre

Gustavo Lang

Gustavo Lang

Otorrino

Pelotas

Rafael Leonardo Martins

Rafael Leonardo Martins

Otorrino

São Paulo

Perguntas sobre Rouquidão

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Rouquidão

Olá
Normalmente, após 7 a 15 dias a voz já tem grande melhora.
Mas fonoterapia é o principal a ser feito no pós operatório.
1 respostas


Olá! Essa situação deve ser investigada por um especialista em Otorrinolaringologia. Toda alteração do padrão de voz que dure mais de 02 semanas tem que ser investigada.
Abraços!
1 respostas


Oi Fulvio! É muito difícil responder a essa pergunta, pois a melhora varia bastante de paciente para paciente. De qualquer maneira, você citou outros fatores (pólipo e sulco vocal) que podem…
1 respostas

Especialistas falam sobre Rouquidão

Higiene vocal consiste em normas básicas que auxiliam a preservar a sua saúde vocal, e deve ser feita por todos, principalmente pelos profissionais que utilizam a voz como instrumento essencial para o sucesso profissional. Para manter a saúde da sua voz é preciso seguir alguns cuidados: - Permanecer ao menos trinta minutos em silêncio antes de usar excessivamente a voz; - Realizar lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% várias vezes ao dia; - Falar em tons médios, não gritar e nem cochichar; - Controlar rigorosamente doenças da tireóide, diabetes, gastrite, rinossinusite e rinites; - Fumo e etilismo devem ser cessados. Faça de sua voz uma aliada.

“Você já se imaginou SEM VOZ?” Uma das áreas de atuação dos otorrinolaringologistas é a Voz. Culturalmente, a rouquidão não costuma chamar a atenção das pessoas como um sinal de alguma doença. Porém, a voz rouca sempre deve ser investigada. Rouquidão persistente (por mais de 2 semanas), perda da voz, pigarro, tosse, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta, engasgos e dificuldade para engolir ou para respirar são alguns dos sintomas que podem significar problemas no aparelho vocal e devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista, que poderá determinar a causa do problema e avaliar o melhor tratamento.

A rouquidão, na maioria das vezes, acontece após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Diversas causas podem levar uma pessoa a ficar rouca:doença do refluxo gastroesofágico; Alergias; Câncer de laringe ou na garganta; Tosse crônica; Resfriado ou infecções das vias aéreas superiores;Fumar e beber em excesso; Uso excessivo da voz e outras causas. O exame que avalia a rouquidão é a laringoscopia. A laringoscopia pode ser feita em pacientes de qualquer idade.O exame de laringoscopia geralmente é feito em ambulatório e dura de 5 a 10 minutos.

Yuri Rocha

Otorrino

Fortaleza


A rouquidão pode ser causada por diversos fatores. A mais comum é laringite viral que causa geralmente uma disfonia transitória. Pode haver também lesões benignas das cordas vocais, como nódulos, pólipos e cistos, que causam disfonia que não melhora espontaneamente. Já a rouquidão associada a tabagismo e etilismo o ou com piora progressiva, deve ser investigadas prontamente, já que podem ser sintomas de lesões malignas da laringe. Agende uma consulta e investigue sua rouquidão, exames como a laringoscopia pode ser usado para visualizar sua laringe e fechar um diagnóstico preciso.

Quais profissionais tratam Rouquidão?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.