15 anos de casados, tivemos algumas brigas e mágoas foram alimentadas. Amo minha esposa mas penso em

13 respostas
15 anos de casados, tivemos algumas brigas e mágoas foram alimentadas. Amo minha esposa mas penso em separação. Ela diz que também me ama mas não temos mais relações sexuais como antes. Ela fala pouco e isso me deixa irritado e frustrado. A terapia pode ajudar?
A Terapia de Casal irá ajudá-los a identificar os objetivos comuns, melhorando a comunicação, negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação, desenvolvendo estratégias para manter e fortalecer o compromisso. Vocês irão compreender e entender as necessidades do outro e melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal.
At.,
Mônica Araujo!
Sexologa

Olá! Sim, a terapia de casal pode ajudar, pois normalmente promove uma melhora no padrão de comunicação do casal. A melhora desse padrão comunicativo pode levar a um aumento na frequência e qualidade da atividade sexual. Brigar constantemente é um comportamento que geralmente leva ao enfraquecimento do laço afetivo. O hábito de trazer à tona eventos desagradáveis do passado tende a ativar emoções negativas, que podem reduzir o bem-estar do casal. Através do processo de psicoterapia com esse foco, o casal poderá aprender novas formas de pensar e agir, que usualmente resultam na resolução do problema. Quanto antes procurar ajuda, melhor, pois comportamentos disfuncionais ocorrendo em alta frequência e por um tempo prolongado podem produzir o término do relacionamento. Espero ter ajudado! Boa sorte!
Sim, com certeza a terapia de casal pode ajudar. Os problemas que aparecem a partir da comunicação do casal, de como eles trocam (ou não trocam) afeto, dos mal entendidos, dos não-ditos e das distorções, das questões familiares de cada um, enfim, tudo isso são alguns pontos que podem ser trabalhados na terapia de casal. Não tenho como através do seu relato saber o que está acontecendo, mas ao longo do tempo o problema vai ficando cada vez mais delineado e o psicólogo - um que tenha uma formação nesse tipo de terapia - tem as ferramentas, as técnicas e a prática necessária para um manejo que possa ajudar o casal a encontrar saídas em seus problemas. Um abraço e boa sorte!
Existe uma frase que acho muito verdadeira e que diz "se tudo o que nos restar for o amor, entao temos tudo". Sim, a terapia poderá ajudá-los a lidar esses conflitos de diversas formas: amenizando a influência dessas mágoas antigas que continuam vivas no relacionamento mas também ajudando-os a melhorar as suas habilidades de comunic. e resolução de problemas, o que consequentemente irá reduzir as brigas e as novas mágoas que eles sempre acabam causando. As sessões com foco na melhoria da comunic. poderão ajudar ambos a se expressarem melhor e também a expressarem as emoções que podem estar vivenciando internamente mas que por diversos motivos acabam sendo suprimidas, como pode estar acontecendo com a sua esposa. Portanto, a TC poderá ajudá-los a identificar as causas + profundas de cada um desses conflitos para então ensinar como lidar com eles de forma a romper esse círculo vicioso de emoções negativas e iniciarem uma nova fase, refletindo também na qualidade da vida sexual.
Prezado. 15 anos de casados, se não tivessem havido brigas e mágoas seria somente em conto de fadas. O que importa é se você acha que vale a pena ficarem juntos. Caso afirmativo então, sim terapia pode ajudar, análise pode ajudar. Mas você tem que tomar a iniciativa e parar de empurrar o problema com a barriga. Se ela não quiser, faça você assim mesmo. Abraço.
Muito prazer! Talvez ambos estejam desgastados, mas frente a uma história sólida a psicoterapia pode contribuir e resgatar o casamento se for de desejo de ambos, ou de descobrirem possibilidades e conhecerem novos horizontes sozinhos.
Fato é que com acompanhamento especializado, vocês se verão de modo ampliado, o dialogo estará mais presente e consequentemente, a atividade sexual, bem como sua qualidade.
Por vezes, o ser humano deixa se levar pela rotina, cansaço, discussões e isso, aumenta consideravelmente pensamentos de dissolução do casamento. Talvez, ainda exista amor, lealdade e admiração e valha o investimento em psicoterapia.
Estou torcendo para a melhor solução. Façam escolhas a partir das suas melhores escolhas.
Deixo aqui um convite para conhecer o meu espaço.
Abraço fraterno, e persevere.
Sim. Busque a ajuda que existe na PSICOTERAPIA
Sim, a terapia pode ajudar e muito ! Esta sua queixa infelizmente é mais frequente do que gostaríamos. Muitos casais se ressentem de um esfriamento no relacionamento com o decorrer dos anos. Ambos se amam mas algo se perdeu no meio do caminho.
A Psicanálise pode ajudar nesta busca, pois é comum idealizarmos nossos cônjuges e transferirmos para ele a responsabilidade por nossa felicidade, quando na verdade nós é que somos responsáveis por nossa vida, nossas escolhas e consequentemente, por cultivarmos nossa felicidade.
A compreensão disto é um grande e primeiro passo para o casal se reencontrar, se perdoar e assim se permitir ser feliz novamente.
A terapia ajuda a vocês lembrarem do que os uniu, onde estão os problemas na relação, a encontrarem soluções, mesmo nos casos que o melhor é separar a terapia ajudará a ter uma separação mais harmônica.
A Psicoterapia Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapia ajudará, mas ambos devem querer, pois não há casal onde apenas um deseja ser casal.Paz e Bem!
Se mágoas foram alimentadas é porque ambos focaram no erro do outro. "os erros dos outros são imperdoáveis, os nossos são efêmeros descuidos"( Dr. Miguel Couto), o que demonstra uma imaturidade perfeitamente compreensível, mas que deve ser resolvida."Aqueles que não aprendem nada sobre os fatos de suas vidas, forçam a consciência cósmica que os reproduza tantas vezes seja necessário, para aprender o que ensina o drama do que aconteceu. o que negas te submete, o que aceitas te transforma."(C. G. Jung). Quando focamos no erro do outro, carregamos mágoas, quando focamos no nosso, perdoamos o outro e nós mesmos, nos livramos da culpa e nos transformamos para melhor. O profissional adequado os ajudará a enxergar com a devida clareza para que possam corrigir.
Sugiro atendimento psicanalítico para os dois, de forma individual onde cada um terá a oportunidade de avaliar o seu desejo em relação a essa questão preservando a sua singularidade.
Olá
Vocês estão passando por um momento de crise no casamento, a ponto de pensar em separação. A relação sexual não está satisfatória e existem pontos de atritos e incompreensões.
Acredito que uma terapia de casal poderia ajudar vocês a definirem com maturidade o que é melhor, se separar ou continuar investindo no casamento.
Boa sorte