A algum tempo atrás vinha tendo muitas crises existenciais, por conta de está na igreja, e não acred

33 respostas
A algum tempo atrás vinha tendo muitas crises existenciais, por conta de está na igreja, e não acreditar mais em deuses. Comecei a me sentir mal e contei para meus pais sobre meu ateismo, eles ficaram chocados pois também eram religiosos, mas mesmo assim me aceitaram, pois sou de menor (16 anos). Mas depois de 1 ano, vejo que perdi o gosto da vida, não é depressão pois não me sinto triste, só tenho um sentimento as vezes que tanto faz eu viver ou não, fico insegura com meu futuro, mas não vejo muita vantagem em viver nesse mundo, tipo namorar, se divertir com amigos. Vejo isso só como fases da vida que irão passar e pronto, a pessoa morre. Me sinto aflita sobre isso porque não me sinto triste, só sem esperança e perda de gosto em viver, pra quê?
Os sintomas que você descreve parecem sim uma depressão. Depressão não é apenas tristeza, pode ser sentimento de vazio, falta de sentido na vida, perda de prazer nas coisas que gostava de fazer, vontade de não fazer nada... Enfim, é bem mais amplo. Porém nada que um profissional não possa lhe auxiliar. Se possível, busque atendimento psicológico. Caso seus pais não apoiem seu tratamento e não queiram bancar financeiramente, existem serviços gratuitos no sistema público (tenta ver nos postos de saúde com as equipes de NASF, sem tem psicólogo).
Espero ter te ajudado.

Os sintoma de depressão também estão relacionados a falta de prazer pela vida, mas para ter certeza vc precisa de uma avaliação com especialista, mas existe outro ponto, que peço que reflita ao se "desconectar" da sua família devido a divergência religiosa, hoje você sente que pertence a algo? As vezes por pensar diferente dos nossos pais sentimos inconscientemente que nos separamos deles e isso pode causar sentimentos parecidos com luto. Uma sugestão procure terapia para entender o que está sentindo, mesmo que você não tenha depressão existem outras questões que precisam ser olhadas e ressignificadas, assim vai se sentir melhor.
Se pensarmos que somos feitos de alma, corpo e espírito, podemos pensar que para estarmos bem, precisamos nos cuidar também como um todo. Para isso é importante cuidarmos dessas três instâncias. Quando nos alimentamos ou fazemos exercícios, estamos cuidando da nossa saúde física, quando vamos ao Psicólogo, cuidamos da nossa alma, que está relacionada às nossas emoções (psicologia significa: estudo da alma) e quando temos alguma crença (seja ela qual for, não refiro-me à nenhuma religião específica) estamos cuidando do nosso espírito. Como tem cuidado destas três instâncias? Talvez esteja se sentindo um pouco perdida e as coisas estejam confusas para você. Acredito que a psicoterapia possa te ajudar nestes conflitos. Procure um profissional com quem consiga conversar sobre estas questões. Um abraço!
Olá! O que você descreve pode se ser sim depressão, mas é necessário uma avaliação profissional para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Imagino o quanto deve estar sendo difícil, principalmente pelo medo do julgamento das pessoas. Infelizmente, a saúde mental ainda não é encarada com muita importância. Procure um Psicólogo, pois com ele você terá um espaço para falar do que te causa sofrimento, sem receio de ser julgada. Sua dor é legítima! Fique bem!
Pense na possibilidade de pedir ajuda a seus responsáveis para que juntos busquem um psicólogo para com mais informações tenha um diagnóstico. Espero ter ajudado.
Puxa, imagino que esse momento esteja sendo bem difícil e sensível para você... Alguns pontos que você escreveu podem ter a ver com depressão, porém não é possível avaliar sem ser na consulta com uma conversa mais detalhada. Busque um profissional. Ele vai conseguir ajudar você!!! Torcendo para tudo ficar bem!! bjs
Olá! Este sofrimento existencial pode ser você e sua mente questionando o sentido da vida, neste momento importante da adolescência. Mas também, pode caracterizar um estado depressivo com fundo clínico, daí a necessidade de você procurar ajuda. Tenha certeza que fará bem para você marcar sessão com um terapeuta psicólogo, afinal somos três em um: corpo, mente e espírito.
Muito natural na adolescência , questionarmos o sentido da vida , e termos dúvidas sobre tudo que nos envolve , porém tem aí na sua descrição , sentimentos compatíveis ao quadro de depressão. Busque ajuda , pra dar sentido a tudo isso . Não deixe escapar a oportunidade de ser feliz .
Boa tarde. Você fez um comentário. Caso tenha alguma questão é queira trabalhar em análise me coloco à disposição.
Olá, muitas vezes precisamos buscar os nossos propósitos, mas existem momentos em que não ficam claro as nossas motivações, importante buscar auxílio com um profissional para acessar o caminho. Estou a disposição.
Como dito por uma colega aqui, questionar o sentido da vida é necessário e costuma ser presente na adolescência. Que bom que você está conseguindo compartilhar suas dúvidas, falar sobre suas sensações, sentimentos.
Será necessário buscar um profissional para que possa acompanhar você nesse processo e também auxiliar e diferenciar de um possível depressão.
Sugiro que continue conversando com seus responsáveis e pessoas de sua real confiança e que juntos busquem auxílio psicológico.
Olá, é fundamental que você tenha um espaço para falar sobre sua angústia. Independente de ser ou não depressão.
Um profissional poderá auxiliar você a ressignificar essas observações com relação à vida e morte.

Um abraço
ola.
Se esta escrevendo aqui sobre isso , talvez vale a pena conversarmos. Parece que tem vontade de conversar com alguém sobre estas novas descobertas, sem ser um religioso. Acho que não temos por objetivo ir atrás de um nome certo , ou uma doença para te enquadrar e justificar o que sente. Oque mais vale apenas é ouvir oque esta sentindo e oque esta pensando agora. Parece que tem muito a dizer. Estou aqui para ouvir. Não sei o que te deixa feliz e oque te angustia ? Será que tem angustia?T e aguardo.
"Viver para quê"? A educação religiosa costuma ser autoritária, ou seja, faz a pessoa obedecer ao invés de lhe ensinar como tomar decisões, como construir os seus prazeres, como satisfazer as necessidades de outros para merecer o amor deles, como viver na sociedade harmonicamente conforme às regras dela, e na medida em que ela mesma não é harmônica, escolher o lado do conflito que convêm aos seus interesses, e mais. Este é o sentido da vida. Se você saio do esquema autoritário e da dependência do julgamento de outros com 16 anos, me parece compreensível que você se sente sobrecarregada. Tomar decisões e construir a vida requer vários esforços que a obediência lhe poupava: manter-se informada, consultar-se com pessoas de confiança, estudar, enfim, apreender julgar situações e perspectivas você mesma. Não existe um caminho fácil e não tem um "para quê" que resolveria isto de vez. Mas não desista. Você vai ser remunerada com uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Olá. Primeiramente quero parabenizá-la pela iniciativa em expor seu problema e partilhar sua angústia. Fico pensando o quento deve estar sendo difícil para você lidar com esta situação. Independente do diagnóstico, é um sofrimento pelo qual está passando. Você diz não sentir tristeza, mas sim um vazio, falta de sentido para vida o que não faz muita diferença. Pela seu relato é possível perceber que está precisando de ajuda, especialmente pela sua falta de experiência com a vida em função da idade. Converse mais com seus pais sobre isso, certamente eles concordarão com a ajuda de um profissional de psicologia, até mesmo de um médico especialista em adolescência. Como foi falado por outros colegas, este tipo de acompanhamento é possível ser feito pelo Sistema de Saúde Público.
Não abra mão de ser feliz!
Benjamim amorim, Psicólogo clínico e Psicopedagogo
Olá! Algumas fases da vida são desafiantes. Encontrar aquilo que lhe completa pode ser trabalho de uma vida toda. O prazer pela vida é cultivado no nosso quotidiano, em pequenas atividades, com pequenas atitudes. É de dentro pra fora. O mundo nem sempre vai mostrar o que é o seu ideal para você. Precisamos experimentar as várias situações para ver como nos saímos. Assim se constrói autoestima, novos e bons relacionamentos. Não é sobre ONDE vamos chegar, mas o percurso de vida que conta. Imagino que você se sinta sem rumo e sem perspectivas. Topa o desafio? Conta comigo! Até mais!
Olá! O que você descreve, como a perda pelo gosto na vida, sentimento de vazio podem estar associados a depressão, mas para isso é necessário avaliação médica. Você destaca um episódio marcante na sua vida, talvez seja necessário um aprofundamento nesse momento e os processos gerados por ele, assim como outros em torno da sua vida. Falar sobre isso em um ambiente sem julgamento com auxílio de um psicólogo ou psicanalista poderia lhe ajudar de alguma forma.
Olá. Recomendo que passe por um processo de avaliação psicológica, para que se possa chegar a um diagnóstico dos seus sintomas e se faça o encaminhamento para um tratamento adequado.
Olá, como você descreveu aqui, essa perda de esperança, essa sensação de falta de sentido que não passa, a perda de prazer por coisas que gostava de fazer, podem estar associada com a Depressão.

Principalmente na adolescência, durante essas transição, e a construção de novos ideais, podemos nos sentir perdidos, sem rumo, porém, apesar de isso ser esperado para a fase de adolescência, os sintomas que você descreveu parecem mais profundos, então se puder, procure ajuda psicológica. Qualquer coisa fico a disposição, abraço.
A desesperança e a falta de prazer nas coisas da vida e na própria vida são sinais característicos da depressão. Tristeza é apenas um deles. Minha sugestão é que, se ainda não procurou, procure ajuda médica e psicológica.

Agora, quanto a reflexão de que estas vivências são apenas fases da vida e que são passageiras, você não deixa de ter razão.

A questão é: Tal como num vídeo game onde você sabe que tem fases, início meio e fim, assim é a vida. Mas não é por isso, que não podemos dar o nosso melhor e nos divertir jogando cada fase.

Viva! A vida passa. Mas podemos aprender a experimentar o que ela pode nos oferecer.

E tendo dificuldade de ver como isso é possível, procure uma Terapia. Vai ajudar!
Eu sinto muito por você estar se sentindo dessa forma, imagino que esteja sendo difícil, mas vejo sua pergunta como uma forma de buscar ajuda e isso é muito importante nesse momento...
Pelo o que você descreveu, essa perda de esperança e falta de vontade de viver são sentimentos e relatos muito constantes de quem está passando por uma fase depressiva.
Através do seu relato pude perceber que existem questões não resolvidas e muito provavelmente essas queixas estão desencadeando as crises existenciais e seus sentimentos de desesperança.
Busque ter momentos importantes e significativos com pessoas que você se sente bem, isso pode te ajudar. Lembrando que, caso você ainda não tenha buscado terapia, é muito importante encontrar um profissional para te auxiliar nesse momento!
Olá, você tomou uma posição e foi respeitada por seus pais, mas em seguida. mostrou-se conflitante e chegou a questionar a razão de viver... Há uma linha tênue entre a tristeza e a depressão que por vezes é confundida por quem sofre, necessitando de um olhar profissional para ajudar fazê-lo (a) enxergar sob outra ótica e ter o auxílio que precisa para deixar o isolamento que aos poucos e sem perceber se permitiu ficar.
Bom dia, que legal que quis dividir sua angústia, então pelos sintomas relatados seria interessante antes de tentar enquadrar ele em diagnósticos uma avalição para entender no seu contexto que quais situações te deixaram ou te deixam desanimada, para isso um Psicólogo poderia ser muito útil pois através das conversas poderiam juntos identificar tais situações e pensarem quais possibilidades seriam cabíveis para sua melhora.
A depressão é um problema mental e físico. No meio científico, ela também é conhecida como transtorno depressivo maior ou distúrbio depressivo maior.
Sua origem não pode ser determinada com precisão, mas ela envolve causas genéticas, psicológicas e sociais. O histórico familiar, as experiências traumáticas vividas por uma pessoa e o uso de medicamentos ou drogas também são fatores que podem desencadear um quadro de depressão.
A depressão também afeta o funcionamento do organismo de um indivíduo. O cérebro humano é formado por células chamadas de neurônios, que se comunicam entre si por meio de substâncias chamadas de neurotransmissores. Essa troca de informações é o que permite o bom funcionamento do sistema nervoso.
No caso de uma pessoa com esse transtorno, os neurotransmissores não cumprem sua função parcial ou totalmente, prejudicando o humor e o bom funcionamento do organismo do paciente.
Todas as pessoas podem passar por períodos de tristeza, às vezes prolongada. O corpo humano é programado para reconhecer situações de perigo, estresse ou angústia e se preparar para enfrentá-las. A depressão é um transtorno que pode ser amenizado e seus sintomas podem até desaparecer dependendo do tratamento empregado.
Esse tratamento é feito com medicamentos antidepressivos com acompanhamento psiquiátrico e a psicoterapia com o psicólogo. A internação do paciente pode ser recomendada quando ele apresenta um perigo à própria saúde ou às pessoas de seu convívio.
Tratar a depressão não é simples e cada paciente pode apresentar uma evolução diferente, dependendo da forma como seu organismo reage.
Por esse motivo, os cuidados podem se estender por anos ou mais. O paciente pode ter de fazer o uso de medicamentos e submeter-se à check-ups periódicos constantes. Além disso, a própria consciência do indivíduo em relação à sua situação também será decisiva para os rumos desses cuidados.
Justamente por ela ser uma doença incapacitante, uma pessoa pode não ter vontade de buscar ajuda e acabar bloqueando a sua própria recuperação. No entanto, medicamentos estão se mostrando como uma forma eficaz de tratar esse mal no curto prazo associado a psicoterapia com o psicólogo.
Olá! O ideal é que você procure ajuda de um profissional para tentar entender suas emoções e juntos procurarem uma melhor forma de lidar com suas questões! Não desista de você!
Olá! Depressão não é só tristeza, tem vários outros critérios para o diagnóstico, como falta de prazer, insônia ou hipersonia, aumento no apetite ou falta de apetite, pensamentos de morte, fadiga... O seu relato está associado com depressão. Peça seus pais a autorização para ir ao psicólogo. Um abraço.
Olá, pelo seu relato parece ser indícios de depressão, pois, esse sentimento de desgosto pela vida e sem perceptiva de futuro são muito comuns em pessoas com Depressão. Além do tratamento com psicólogo e sempre bom consultar um medico clinico para verificar se está com falta de alguma vitamina ou baixa de algum hormônio ligado ao humor, como por exemplo, a vitamina D. O físico conseguimos tratar com remédio, mas o mental com terapia. Se cuide e um forte abraço!!!
Não sentir nada, apatia, falta de sentido, não é saudável, melhor procurar um psicólogo, mesmo sem tanta vontade.
É compreensível que, depois de perder sua fé, você esteja lutando para encontrar um senso de propósito ou significado em sua vida. Muitas vezes, a religião fornece uma estrutura e uma orientação para a vida, e perder isso pode ser uma experiência desorientadora. É importante lembrar, no entanto, que a vida tem muito a oferecer, mesmo sem uma crença religiosa. Há muitas coisas que você pode fazer para encontrar um senso de significado e propósito em sua vida.

Uma maneira de fazer isso é se concentrar em seus valores e interesses pessoais. O que é importante para você? O que você gosta de fazer? Quais são seus objetivos a longo prazo? Tente encontrar atividades que lhe interessem e que o ajudem a se sentir mais conectado com o mundo ao seu redor. Isso pode incluir atividades voluntárias, esportes, artes, hobbies ou até mesmo encontrar novas pessoas para compartilhar experiências.

Além disso, pode ser útil explorar o que o mundo tem a oferecer. Há muitas coisas maravilhosas e inspiradoras para ver e experimentar, e descobrir novas coisas pode ser uma fonte de alegria e satisfação. Viajar, explorar novos lugares e culturas, aprender novas habilidades e desafiar-se a sair da sua zona de conforto podem ajudar a trazer novas perspectivas e um senso renovado de propósito e significado em sua vida.

Se você está se sentindo presa e não sabe como seguir em frente, pode ser útil procurar ajuda profissional de um terapeuta ou conselheiro. Eles podem ajudá-lo a explorar seus sentimentos e encontrar maneiras de se sentir mais motivado e conectado com a vida. Lembre-se de que é normal ter altos e baixos, e que você pode superar esses sentimentos e encontrar um senso renovado de significado e propósito em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
oI! Como voce está hoje?
Concordo com a opinião dos colegas acima. Reforço a necessidade de fazer terapia para se conhecer novamente, identificar o que gosta, o que não gosta, descobrir o que poderia fazer para ter bem-estar. Resgatando sua identidade, elevando sua autoestima, autoconfiança. A religião pode ser muito dura conosco, sabia? além de dogmática e rígida, mas que bom que voce está refletindo e com um olhar critico sobre a vida e pensando em tomar suas proprias escolhas, isso é muito saudavel.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Olá! Sinto muito que esteja sentindo essa angústia. É possível entender esse sentimento e encontrar novos sentidos para a vida. Busque ajuda, converse com sua rede de apoio e se puder faça psicoterapia, tenho confiança de que vai te ajudar. Abraço.
Bom dia, como vai? Sinto muito que esteja se sentindo assim. Obrigada por vir partilhar e pedir ajuda aqui, sinta-se acolhida. Primeiro ponto que gostaria de ressaltar é que a depressão não é apenas sentir-se triste, muitas vezes ela vem em forma de apatia (que podemos perceber pelo relato que tem vivido por você pelo desinteresse e indiferença), seu relato indica sim um quadro depressivo, e que por sinal precisa ser cuidado e investigado melhor. Comece cuidando de você, fazendo coisas que goste. Converse com seus pais, como disse eles te acolhem. Indico que procurem um acompanhamento psicológico, onde você sera acolhida e conseguira trabalhar as questões existenciais e o que tem te causado estes sintomas. Espero ter te ajudado, um abraço! Me coloco a disposição @psiluanamarys
Mesmo que você não se sinta triste, esses sentimentos merecem atenção.
É possível que o questionamento sobre questões existenciais e a mudança em suas crenças religiosas tenham impactado seu sentido de propósito e significado na vida. Esses períodos de transição podem desencadear uma série de emoções complexas
A Psiterapia psicológica pode ser especialmente útil para explorar questões existenciais, mudanças de crenças e desenvolvimento de um sentido de propósito e significado na vida..