A anorexia está relacionado a um disturbios psiquiátricos nos idosos?

10 respostas
A anorexia está relacionado a um disturbios psiquiátricos nos idosos?
Não própriamente, mas é muito importante que leve esse idoso ao médico e que tenha um bom acompanhamento. Idosos são sensiveis como crianças, a falta de uma alimentação correta pode acarretar outras doenças então busque ajuda médica e avalie o que realmente está acontecendo.
Espero ter ajudado. Talvez minha palavra parece ser óbivia (levar ao médico), mas as coisas simples costumam funcionar acredite, Outra coisa; existem terapeutas, Psicólogos expecialistas na terceira idade. São execelentes e podem te ajudar muito. O idoso tem muitos dilemas e por muitas vezes não é bem entendido. Não deixe seu idoso sofrer ele pode ter uma excelente qualidade de vida. Pelo seu interesse já deu pra ver que não é seu caso. Mas aqui nossa resposta pode ajudar a muitas outras pessoas. Abraços e tudo de bom .
Att
Sayonara Machado.

Olá! Anorexia como já informaram é um distúrbio alimentar. Na fase adolescente tem várias questões a serem levantadas na fase idosa também. Se o caso for na fase idosa, busque por um bom geriatra e associe a um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Olá! A anorexia é um transtorno alimentar que normalmente se manifesta ainda na adolescência, ou até mesmo na infância e acomete mais mulheres do que homens. Para saber ao certo se o que o citado idoso passa é realmente anorexia, é necessário uma avaliação médica e psicológica. O geriatra ou psiquiatra podem fazer exames mentais e físicos, bem como uma avaliação da história de vida do paciente para diagnosticar corretamente e encaminhar o tratamento, que pode ser medicamento e contar com o acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado, boa sorte!
A anorexia é um distúrbio alimentar que pode manifestar-se em qualquer faixa etária. É importante procurar por um psicólogo, ele fará um acompanhamento psicológico e se necessário te orientará a procurar por um psiquiatra ou outro profissional que se fizer necessário.
A anorexia é perigosa em todas as faixas etárias, podendo levar à morte se não tratada. Na terceira idade o distúrbio exige mais cuidado ainda pelo fato do idoso, muitas vezes, já possuir problemas de saúde que podem ser agravados pela má alimentação ou pela falta dela.
É de suma importância a procura por um profissional especializado na área!
Espero ter ajudado.
Deve ser feito uma investigação por um profissional habilitado. Caso seja constatado esse distúrbio que pode acontecer em qualquer fase da vida, o paciente deve ter acompanhamento psicológico em conjunto com o acompanhamento nutricional.
A anorexia no idoso tem várias causas, entre elas o excesso de medicamentos, que fazem os idosos perderem o apetite. O estado de animo, também pode contribuir para o quadro de anorexia. Idosos dependentes, isolados e com depressão não se alimentam direito.
Familiares e cuidadores devem estar sempre atentos aos hábitos alimentares dos idosos, verificando as quantidades e variedades ingeridas a cada refeição, bem como a sua frequência.
A anorexia é de fato um distúrbio alimentar que pode ocorrer em qualquer faixa etária. Com a expectativa de vida aumentada, os idosos também vem sofrendo pressões sociais no seu cotidiano que o afetam. A recusa em se alimentar pode estar relacioanada a questões psicológicas, mas também a inúmeras outras. A falta de apetite pode ter relação com às condições: social, psicológica e clínica desse idoso. Quadros de depressão, demência, dietas pouco saborosas e alguns medicamentos também podem ter influência nessa questão. Sugiro que procure um clínico/geriatra para descartar as causas orgânicas e um psicólogo(a) para um acompanhamento psicológico, que pode ser de extrema valia nessa fase tão delicada da vida. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
A anorexia é um distúrbio alimentar muito comum em idade dos 10 aos 30 anos, porém temos observado mulheres entre as idades dos 50/60 anos que praticam comportamentos extremos para modificar seu peso e seus corpos. estudos feitos na Universidade da Carolina do Norte (EUA), comprovam.
Bom dia! Independente da fase de vida, estamos falando de condições diferentes. Penso que é possível que o queira saber de fato é, na possibilidade do idoso manifestar condições psiquiátricas, se isso poderia afetar de alguma forma seu apetite, neste caso, menor injesta de alimentos; colocado desta forma, não estaríamos falando necessariamente de anorexia e sim de um "efeito colateral" (utilizei o terma para facilitar a compreensão).
É importante cuidados especiais com a saúde do idoso. Sugiro que, caso o idoso referido esteja apresentando condições que fazem pensar em distúrbios psiquiátricos e/ou alimentares; procure imediatamente um geriatra para análise da saúde geral e converse sobre a necessidade/importância de avaliação/acompanhamento com Neurologista ou Psiquiatra (lembrando que à depender da idade do referido como "idoso", se faz necessário maior cautela com uso de psicotrópicos).
Com relação a análise pessoal individual, é benéfica em qualquer faixa etária, de forma que, se o idoso estiver de acordo, sugiro que inicie, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! Minha sugestão é buscar a Psicoterapia, pois, a anorexia é um distúrbio alimentar que pode se manifestar em qualquer faixa etária, porém, na terceira idade, exige mais cuidado pelo fato do idoso, muitas vezes, possuir outros problemas de saúde que podem ser agravados pela falta de nutrientes em razão da má alimentação. Com a terapia psicológica, é possível identificar os fatores que podem intensificar o quadro, como: o excesso de medicamentos, que geram a perda de apetite; o estado de ânimo; a perda de autonomia e dependência dos cuidados de terceiros (familiares e cuidadores), isolamento social, depressão e outros fatores que podem desestimular a alimentação adequada.
Neste caso, é de suma importância o trabalho em conjunto com outros profissionais, como: o nutricionista para adequar a ingestão de nutrientes adequados de acordo com a necessidade diária da pessoa e, o geriatra para o cuidado da saúde física e medicação, se necessária.
Não deixe para depois, cuide-se e seja feliz!