A criança só aprende que é errado agredir pessoas e animais, jogar lixo no chão, mentir, se for pega

8 respostas
A criança só aprende que é errado agredir pessoas e animais, jogar lixo no chão, mentir, se for pega fazendo isso? Ou basta falar que é errado?
Concordo com o colega e procure também por uma terapia de casal e uma psicóloga infantil para ajudá-la nesta trajetória. Sendo assim melhoraria a harmonia em casa e a criança aprenderia a controlar a repetição de atos.
Át.,
Mônica Araújo

A criança necessita de orientação, direcionamento e muita paciência. Porém um exemplo vale muito mais do que muitas palavras. Dentro do que foi questionado, seria interessante sabermos a idade desse criança a qual está se referindo, porque tudo pode ser mais ou menos adaptativo. Como já citado acima, é interessante olhar para a família como um todo, e em casos mais graves já entrar com um acompanhamento profissional. Se achar necessário, procure um psicólogo para uma avaliação.
Boa sorte!

A disposição
Sueli Doniseti
Faço minhas as palavras dos colegas Rômulo Arthur e Sueli Santos. Criança aprende com instruções (curtas de preferência), com exemplos e principalmente com a maneira que o adulto irá lidar com seu comportamento. É preciso estimular comportamentos adequados ao desenvolvimento e saúde mental da criança e não estimular comportamentos que possam ser prejudiciais para sua formação moral e mental.
A criança vive aprendizados todo o tempo. É preciso ter consistência nas regras e consequências colocadas a ela e principalmente o diálogo em esclarecer o sentido de mantê-las na rotina da criança. Além do aprendizado por regras, a criança também aprende pelo modelo colocado pelos pais, o primeiro passo é você pai e mãe incluir em seus hábitos tais comportamentos antes de repassa-los aos seus filhos.
As crianças tem um consciência em formação e seu ego e superego ainda não estão prontos, então para contribuirmos com esta formação, o ideal é falar o suficiente e objetivamente sem muita repetição e sinalizar com exemplos. Contar historias também é muito eficiente para esta formação. Agora outros hábitos como mentira, inveja, rancor, etc são desvios de formação da personalidade e provavelmente existe um pai ou mãe agindo de forma incorreta, tal como excesso de controle ou opressão. Tenho orientações em texto mais extenso. Caso se interesse me solicite.
O ser humano é constituído de etapas de vida. Na infância há, sim, a necessidade de se educar a criança que será socializada pelos pais, pela família. Isso se dá de maneira que faça a criança confiar no adulto que educa e nela própria como ser em potencial. A educação dada a criança é feita de maneira indelével, ou seja, de maneira que a criança guarde para sempre, sem precisar repetir sempre a mesma orientação. Por isso é fundamental oferecer essa segurança ao pequenino(a), de ela ser amada pelo que é, mesmo desobedecendo, mas que é importante aprender e ter um comportamento socialmente aceitável, não pelas normas familiares e sociais, simplesmente, mas por seu papel no mundo. Deve-se educar uma criança, respeitando o seu tempo.
Uma criança, realmente, não sabe o que é certo ou errado, os pais tem que ensinar, a qualquer momento, quando o fato acontece ou em outras situações.
A criança está em desenvolvimento, então é necessário ensiná-la o que é certo e errado, como fazer e principalmente dar o exemplo. Não adianta ensinar uma criança que não pode bater na outra, ou em um animal, se em casa tiver este tipo de violência. Se pegá-la fazendo oriente, explique o porquê, mas não grite ou brigue com a mesma. Sou psicóloga infantil e fico à disposição se precisar. Um abraço