A criança só aprende que é errado agredir pessoas e animais, jogar lixo no chão, mentir, se for pega

8 respostas
A criança só aprende que é errado agredir pessoas e animais, jogar lixo no chão, mentir, se for pega fazendo isso? Ou basta falar que é errado?
Concordo com o colega e procure também por uma terapia de casal e uma psicóloga infantil para ajudá-la nesta trajetória. Sendo assim melhoraria a harmonia em casa e a criança aprenderia a controlar a repetição de atos.
Át.,
Mônica Araújo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A criança necessita de orientação, direcionamento e muita paciência. Porém um exemplo vale muito mais do que muitas palavras. Dentro do que foi questionado, seria interessante sabermos a idade desse criança a qual está se referindo, porque tudo pode ser mais ou menos adaptativo. Como já citado acima, é interessante olhar para a família como um todo, e em casos mais graves já entrar com um acompanhamento profissional. Se achar necessário, procure um psicólogo para uma avaliação.
Boa sorte!

A disposição
Sueli Doniseti
Faço minhas as palavras dos colegas Rômulo Arthur e Sueli Santos. Criança aprende com instruções (curtas de preferência), com exemplos e principalmente com a maneira que o adulto irá lidar com seu comportamento. É preciso estimular comportamentos adequados ao desenvolvimento e saúde mental da criança e não estimular comportamentos que possam ser prejudiciais para sua formação moral e mental.
A criança vive aprendizados todo o tempo. É preciso ter consistência nas regras e consequências colocadas a ela e principalmente o diálogo em esclarecer o sentido de mantê-las na rotina da criança. Além do aprendizado por regras, a criança também aprende pelo modelo colocado pelos pais, o primeiro passo é você pai e mãe incluir em seus hábitos tais comportamentos antes de repassa-los aos seus filhos.
As crianças tem um consciência em formação e seu ego e superego ainda não estão prontos, então para contribuirmos com esta formação, o ideal é falar o suficiente e objetivamente sem muita repetição e sinalizar com exemplos. Contar historias também é muito eficiente para esta formação. Agora outros hábitos como mentira, inveja, rancor, etc são desvios de formação da personalidade e provavelmente existe um pai ou mãe agindo de forma incorreta, tal como excesso de controle ou opressão. Tenho orientações em texto mais extenso. Caso se interesse me solicite.
O ser humano é constituído de etapas de vida. Na infância há, sim, a necessidade de se educar a criança que será socializada pelos pais, pela família. Isso se dá de maneira que faça a criança confiar no adulto que educa e nela própria como ser em potencial. A educação dada a criança é feita de maneira indelével, ou seja, de maneira que a criança guarde para sempre, sem precisar repetir sempre a mesma orientação. Por isso é fundamental oferecer essa segurança ao pequenino(a), de ela ser amada pelo que é, mesmo desobedecendo, mas que é importante aprender e ter um comportamento socialmente aceitável, não pelas normas familiares e sociais, simplesmente, mas por seu papel no mundo. Deve-se educar uma criança, respeitando o seu tempo.
Uma criança, realmente, não sabe o que é certo ou errado, os pais tem que ensinar, a qualquer momento, quando o fato acontece ou em outras situações.
A criança está em desenvolvimento, então é necessário ensiná-la o que é certo e errado, como fazer e principalmente dar o exemplo. Não adianta ensinar uma criança que não pode bater na outra, ou em um animal, se em casa tiver este tipo de violência. Se pegá-la fazendo oriente, explique o porquê, mas não grite ou brigue com a mesma. Sou psicóloga infantil e fico à disposição se precisar. Um abraço

Especialistas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Daniele Leão

Daniele Leão

Terapeuta complementar

Salto

Mayara Vieira Pereira

Mayara Vieira Pereira

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.