A criança só aprende que é errado agredir pessoas e animais, jogar lixo no chão, mentir, se for pega
8
respostas
A criança só aprende que é errado agredir pessoas e animais, jogar lixo no chão, mentir, se for pega fazendo isso? Ou basta falar que é errado?
Concordo com o colega e procure também por uma terapia de casal e uma psicóloga infantil para ajudá-la nesta trajetória. Sendo assim melhoraria a harmonia em casa e a criança aprenderia a controlar a repetição de atos.
Át.,
Mônica Araújo
Át.,
Mônica Araújo
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A criança necessita de orientação, direcionamento e muita paciência. Porém um exemplo vale muito mais do que muitas palavras. Dentro do que foi questionado, seria interessante sabermos a idade desse criança a qual está se referindo, porque tudo pode ser mais ou menos adaptativo. Como já citado acima, é interessante olhar para a família como um todo, e em casos mais graves já entrar com um acompanhamento profissional. Se achar necessário, procure um psicólogo para uma avaliação.
Boa sorte!
A disposição
Sueli Doniseti
Boa sorte!
A disposição
Sueli Doniseti
Faço minhas as palavras dos colegas Rômulo Arthur e Sueli Santos. Criança aprende com instruções (curtas de preferência), com exemplos e principalmente com a maneira que o adulto irá lidar com seu comportamento. É preciso estimular comportamentos adequados ao desenvolvimento e saúde mental da criança e não estimular comportamentos que possam ser prejudiciais para sua formação moral e mental.
A criança vive aprendizados todo o tempo. É preciso ter consistência nas regras e consequências colocadas a ela e principalmente o diálogo em esclarecer o sentido de mantê-las na rotina da criança. Além do aprendizado por regras, a criança também aprende pelo modelo colocado pelos pais, o primeiro passo é você pai e mãe incluir em seus hábitos tais comportamentos antes de repassa-los aos seus filhos.
As crianças tem um consciência em formação e seu ego e superego ainda não estão prontos, então para contribuirmos com esta formação, o ideal é falar o suficiente e objetivamente sem muita repetição e sinalizar com exemplos. Contar historias também é muito eficiente para esta formação. Agora outros hábitos como mentira, inveja, rancor, etc são desvios de formação da personalidade e provavelmente existe um pai ou mãe agindo de forma incorreta, tal como excesso de controle ou opressão. Tenho orientações em texto mais extenso. Caso se interesse me solicite.
O ser humano é constituído de etapas de vida. Na infância há, sim, a necessidade de se educar a criança que será socializada pelos pais, pela família. Isso se dá de maneira que faça a criança confiar no adulto que educa e nela própria como ser em potencial. A educação dada a criança é feita de maneira indelével, ou seja, de maneira que a criança guarde para sempre, sem precisar repetir sempre a mesma orientação. Por isso é fundamental oferecer essa segurança ao pequenino(a), de ela ser amada pelo que é, mesmo desobedecendo, mas que é importante aprender e ter um comportamento socialmente aceitável, não pelas normas familiares e sociais, simplesmente, mas por seu papel no mundo. Deve-se educar uma criança, respeitando o seu tempo.
Uma criança, realmente, não sabe o que é certo ou errado, os pais tem que ensinar, a qualquer momento, quando o fato acontece ou em outras situações.
A criança está em desenvolvimento, então é necessário ensiná-la o que é certo e errado, como fazer e principalmente dar o exemplo. Não adianta ensinar uma criança que não pode bater na outra, ou em um animal, se em casa tiver este tipo de violência. Se pegá-la fazendo oriente, explique o porquê, mas não grite ou brigue com a mesma. Sou psicóloga infantil e fico à disposição se precisar. Um abraço
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá,bom dia! O meu filho,tem 6 anos,ele está com comportamento estranho,dorme pouco,muito nervoso e fica correndo de um lado para o outro,fazendo um barulho estranho com a boca,na mesma hora que ele está bem,já se irrita e fica bravo,qual médico eu devo procurar?
- Meu filho de 7 anos sempre foi muito nervoso desde bebe...ainda mais qd não dorme o bastante.. Fica irritado c TD...sem controle e encontra-se numa fase muito complicada de perfeccionista..TD dele tem ki sair perfeito e tem sempre ki estar em primeiro em TD.. E qd não acontece ele sofre...fica nervoso…
- Minha filha tem 4 anos de idade ultimamente ela dorme de bunda para cima e fica fazendo vai e vem e depois se mija todinha isso é normal?
- Meu filho tem 3 anos e está muito nervoso, se contrariado grita e chora, também insiste muito quando quer algo e não aceita que fale não para ele, tudo tem que ser como ele quer no momento ou vira uma crise de birra enorme. Qual especialista devo procurar?
- Meu filho de 1 ano e 4 meses, tá com a mania de colocar pano na cabeca como se fosse cabelo, e faz como se estivesse penteando o cabelo. Isso está me deixando preocupada, ele faz igualzinho noz mulheres quando vai pentear o cabelo. Não aguenta ver um pano, que coloca no cabeça, falo pra ele que não pode,…
- Oi, bom dia! Meu filho de 8 anos ultimamente vive com muitas histórias na cabeça. Outro dia acordou chorando porque pensou em uma mãe beijando o filho na boca em baixo do lençol. E chorou e ficou com isso na cabeça. Também percebo que ele tudo me conta as coisas dela . Ah mamãe, peguei no meu peitos.…
- Boa noite meu filho tem 5 anos brinca enfileirado as coisas, faz uma pergunta várias vezes ao dias, não conhece os números, não quer comer o que ele gostava, passa várias vezes a mão no cabelo e fala coisas que as vezes não entendo. Será que e normal pra idade dele ?
- Minha filha tem 4 anos, e de uns 10 dias pra cá, ela vem falando muita besteira, e pensando muitas bobagens. Por exemplo " Mãe, eu estava no banheiro e pensei que meu vô tava pelado " ou " Mamãe, eu só consigo pensar em coisas que mulher não pode ver homem fazendo ". " Mãe, eu pensei no meu Dindo pelado…
- Quando o Comportamento Repetitivo Infantil Deve Preocupar os Pais?
- Olá ! Meu filho de quatro anos não se sente bem com mudanças na sua rotina, por exemplo vendi o sofá velho e comprei um novo, ele ainda chora quando lembra do sofá e do que gostava mais dele, o chuveiro aqui de casa queimou e nós o trocamos ele começou a chorar pois queria o velho . Isso é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.