A diabete Tipo 2 tem cura? É possivel parar de injetar insulina?

5 respostas
A diabete Tipo 2 tem cura? É possivel parar de injetar insulina?
O diabetes tipo dois é uma doença sem cura, porém com controle. Este controle pode ser por uso de medicações, pelas injeções de insulina, mas se dá principalmente pela mudança de hábitos alimentares, culturais e de atividade física do paciente. O combate à obesidade é um passo importante. aprender a conviver com a doença é essencial. O uso de insulina é apenas uma ferramenta poderosa no controle do diabetes. Portanto, caso esteja indo tudo bem, pode até ser que seu médico, possa diminuir a dose ou até mesmo suspendê-la trocando por medicação oral. Mas vale a pena pensar, que o mais importante não é o que se usa, mas qual a melhor ferramenta para que se protele cada vez mais as complicações oriundas desta doença. Converse com seu endocrinologista.

A diabetes tipo 2 é uma doença nutricional. Dessa forma se melhorar seus hábitos de vida, conseguirá suspender o uso da insulina na maioria das vezes, a menos que já esteja em falência pancreática.
Se este for realmente seu objetivo (parar o uso da insulina) é importante realizar uma promoção de saúde, melhorando sua nutrição, atividade física, equilíbrio hormonal entre outros.
Para isso, aconselho um acompanhamento de profissionais de saúde capacitado para este fim.
Espero ter ajudado.
Dr. Felipe Aragão
Diabetes tipo 2 tem controle, e isso é o que se busca pois evitar as complicações agudas e crônicas. É possível sim ter á indicação de insulinoterapia suspensa em alguns casos , como também pode ser necessário seu retorno após ter sido suspenso conforme cada caso é situação.
O diabetes tipo 2 é uma doença que tem vários fatores. Não tem uma única causa definida. Com a progressão da doença há uma necessidade de uso da insulina porque o pâncreas não vai mais produzir insulina satisfatoriamente, porém este momento pode ser retardado com um bom controle da dieta, atividade física e boa alimentação. Como a colega falou, em alguns casos há necessidade de introdução da insulina mesmo quando o pâncreas ainda está funcionando, pois pode estar muito descompensada e depois essa insulina ser retirada. É muito importante ter um bom acompanhamento do diabetes.
Infelizmente, o diabetes tipo 2 cura, mas tem controle. Nos casos em que a glicemia está muito alta com sintomas de descompensação como perda de peso, muita sede e diurese excessiva, a insulinoterapia pode ser prescrita desde o início, podendo ser retirada conforme o controle. Para pacientes com mais tempo de doença, é possível que a necessidade de insulina seja definitiva, pois o pâncreas pode não estar funcionando mais devido à evolução da doença.
O bom controle da glicemia com dieta, exercício, e uso adequado das medicações pode postergar o uso de insulina no segundo caso. Para avaliar o seu caso, procure um endocrinologista.