A mais de um ano, eu estava trabalhando e um cachorro deu um latido onde eu tomei um susto, as pesso

27 respostas
A mais de um ano, eu estava trabalhando e um cachorro deu um latido onde eu tomei um susto, as pessoas em volta começaram a me zoar e eu fiquei com muita vergonha...desde então, toda vez que está silencio e um cachorro começa a latir eu tomo um grande susto. Isso acontece também com trovões ou alguém espirrando alto do meu lado por exemplo...
É como se eu ficasse pensando: "vou tomar um susto, vou tomar um susto, vou tomar um susto" e como são coisas do dia a dia, como um latido de cachorro ou um trovão, obviamente acaba acontecendo e eu me assusto.

Seria possível fazer algum tratamento/técnica que desassocie essas situações com o susto ? Um psicologo ou psiquiatra poderia me ajudar ? Ou seria outra especialidade ?
Existem técnicas para isto, Como Hipnose, Programação Neurolinguística, Dessensibilização... Consulte um Psicólogo. Dá para recuperar sua qualidade de vida.

Olá! Eu indico você a fazer uma sessão de psicoterapia para identificar melhor o porque deste episódio. Uma coisa que pode ser estar desencadeando essa ansiedade é o fato de você estar hiper-vigilante para não sentir o medo. Seria importante identificar se este é um caso isolado ou é um gatilho de situações já passadas.

Abraços.
Olá. Sugiro que você veja se a sensação de vergonha continua, e relate isso a um profissonal de Saúde Mental. Não vejo nada grave, com com certeza você não está feliz com isso. Então veja com eles o que pode ser feito. Abraços
O fato a ser olhado, é o sentimento que isto desencadeou em vc. Vergonha, insegurança, medo de se expor e ser criticada. Vc deve ter se conectado a algum fato do seu passado e que está insconsciente. Através da psicoterapia, é possivel olhar para seu processo, identificar o trauma, liberar os sentimentos oriundos do trauma, para q essa aflição seja liberada. Boa sorte.
Um psicologo ira te ajudar a lidar com isso e assim, melhorar a qualidade de vida
Sim, é possível desassociar os eventos do "susto" mas acho importante você compreender as raízes deste trauma, assim sendo aconselho você a procurar um psicológo da abordagem psicanálise.
Abraços!
Sim, um psicólogo pode te ajudar. Provavelmente, o evento de susto com o cachorro suscitou outras memórias inconscientes da sua infância que estão se repetindo a cada situação semelhante. Um psicólogo clínico ou um psicanalista, caberiam como boas ajudas no seu caso.
Um grande abraço e fico à disposição para tirar outras duvidas.
Certamente a Terapia EMDR irá te ajudar.
Olá
Eventos arcaicos podem estar associados ao momento desse susto enorme, bem como a vergonha sofrida.
Você já tentou uma psicoterapia?
Não desista. Com certeza há grandes chances de você se recuperar e voltar a ter a qualidade de vida tão desejada.
Tudo de bom.
Olá! Procure um psicólogo clínico. A psicoterapia EMDR tem se mostrado eficaz no tratamento de traumas. Qualquer dúvida, fico à disposição. Abs
Olá! Entendo o quanto isto pode estar lhe causando ansiedade e desconforto no dia a dia. O melhor profissional para ajudá-lo a dessensibilizar é o psicólogo, pois ele ajudará através de técnicas no autocontrole e também a lidar com este pensamento intrusivo: "vou levar um susto".
Através da dessensibilização sistemática esses barulhos irão deixar de assustá-la como agora. Esta técnica geralmente é utilizada por psicólogos da análise do comportamento ou da terapia cognitivo comportamental.
Um abraço!
Talvez você possa olhar para este fato de uma nova perspectiva, por ex., mostrar que se assusta, pode significar para algumas pessoas mostrar algum tipo de fraqueza. No caso, brincaram com você e isso de alguma forma pode ter gerado um estado perturbador em você. A pergunta que você pode se fazer é porque me perturbou. Então na verdade o problema pode não ser o ruído mas algum outro tipo de receio envolvendo suas relações de trabalho e mesmo as sociais.
Olá! Penso que seja importante falar sobre isso com um Psicólogo, para compreender o que levou a esse trauma.
Bom dia, O que você está tendo é Transtorno de estresse pós traumático. Isso acontece para inúmeras situações. Mas não se assuste com o nome da patologia. Isso é perfeitamente tratável, mas só com psicoterapia. Pode m serem utilizadas as técnicas de Experiência Somática, Mindfulness, Hipnose e EMDR. Grande Abraço, fico a disposição.
Bom dia! Respondendo a sua pergunta, sim, um psicólogo clínico e um psiquiatra podem ajudar, são esses os especialistas recomendados na sua situação. É importante buscar por essa ajuda profissional para entender melhor esse susto, sua origem visto que você associa os latidos do cachorro a uma situação passada, mas conta também que o mesmo pensamento intrusivo acontece com os trovões e espirros altos, quais sentimentos emergem nesse momento, e entender sobre esse pensamento que você conta ser recorrendo de "vou levar um susto". A psicologia com um profissional sério vai propor acolhimento, sigilo e caminhar no seu tempo com você para o autoconhecimento. Espero ter auxiliado, me coloco a disposição.
Olá! A terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar a entender essa associação e a melhorar. Fico a disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Penso que um psicólogo seja o melhor profissional para te auxiliar nesse momento. O fato, não tanto do susto, mas da vergonha, que deve ter mexido com inúmeras outras emoções inconscientes, talvez seja o "motivo" dessas repetições de susto. Faça terapia!
Boa sorte! :)
Olá, pessoa! Interessante como você traz um relato sensato do que passou. O medo é uma sensação natural, incontrolável em diversas situações e, pelo que conta, você teve uma experiência bem desagradável no momento que teve essa sensação - assim, antecipando e revivendo a situação de forma generalizada. É bom que conte sobre isto com tanta clareza. Busque conversar com um profissional de psicologia e, opino que consiga, com o tempo, não mais estranhar essa reação.
Olá. Procure inicialmente um psicólogo para fazer uma avaliação de seu caso. Atenciosamente
Olá! Um tratamento psicológico poderá ser util. Pois ele irá lhe ajudar compreender melhor a associação estabelecida entre o que aconteceu (latido do cachorro) com a sua reação (susto, medo, vergonha, etc) e o que fez esta reação se manter em outros contextos ao logo tempo.
Olá! A psicoterapia será bastante útil na redução desse estado de desconforto. Procure um Psicólogo comportamental para te ajudar nisso. O plano de tratamento será montado a partir da avaliação mais detalhada do seu caso. Cuide-se bem!
Olá, nós já temos algumas evidências em pesquisas que mostram que a psicoterapia cognitiva comportamental aliada ao uso de medicamentos indicados pelo Psiquiatra funciona muito bem no tratamento de estresse pós´traumático que parece ser o seu caso, pelo que foi narrado. Sinto muito que tenha passado por isso, mas existe saída para esse problema, invista em você e no seu bem-estar, é maravilhoso! Se quiser, me coloco disponível.
Olá! Para que possa te ajudar, lhe indico a você procurar por ajuda psicológica mas com a base da TCC(terapia cognitivo comportamental), te ajudará a fazer essa dissociação. No entanto, é indicado também, um aprofundamento daquilo que possa estar acontecendo com você.
É importante que a pessoa busque ajuda psicológica onde será realizada uma anamnese/entrevista, identificar e contribuir para sua psicoterapia de forma humanizada e empático.
Bom dia, como você está?
Entendi sua narrativa e teu sofrimento.
O susto, o medo e a vergonha podem estar ligados à processos mais internos, e por isso a sensação continua, mas isso só poderá ser visto em um processo terapêutico. Somente com esses dados fica difícil entender por aqui, sabe? por isso recomendo que procure ajuda com um profissional da psicologia que vc confie, e sinta-se à vontade e sem nenhuma "vergonha" para expressar seus medos, e suas questões.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou pscóloga e me coloco à disposição.
Um psicólogo pode te ajudar com certeza. A abordagem TCC possui técnicas de dessensibilização que podem te ajudar, mas qualquer abordagem em psicólogia também tem as ferramentas necessárias. Abraço