A minha mãe é diabética e ela tá com uma grande vontade de comer sushi, ela pode comer?

5 respostas
A minha mãe é diabética e ela tá com uma grande vontade de comer sushi, ela pode comer?
Olá!

O paciente com diabetes não possui restrições específicas de alimentos. O importante é lembrar que sushi contém arroz, que pode elevar a glicemia, portanto o importante é a quantidade ser pequena.

Entender que a Diabetes deve ser controlada, faz parte de uma alimentação com Carboidrato de baixo indice glicemico, que são os alimentos integrais. Quanto ao sushi ele tem em torno de 80% de sua composição de carboidrato de alto indice glicemico, o ideal seria reduzir a quantidade desse arroz e associar com alimentos com um bom teor de fibras, como as verduras (mas uma boa quantidade) e também as Proteinas que retardam a velocidade com que o estômago esvazia seu conteúdo para o intestino delgado, onde ocorre a absorção dos nutrientes. Isso pode resultarr em uma liberação mais gradual de glicose na corrente sanguínea, evitando picos acentuados nos níveis de glicose no sangue.
Olá, prazer te ajudar.
Primeiramente é importante saber qual o tipo de diabete ela possui e se faz uso de insulina e qual a quantidade para fazer a contagem de carboidratos, pois o sushi possui carboidratos simples do arroz branco e ainda é adicionado de açúcar em sua receita.
Outra coisa que me chamou a atenção foi ter dito que ela esta com uma "grande vontade". Apenas tome cuidado para não consumir grandes quantidades rs... Para evitar a compulsão alimentar peça um prato grande de saladas para amenizar o alto índice (pico) de glicose do alimento no sangue e consuma com moderação.
Mesmo diabéticos podem consumir a maioria dos alimentos, é só saber a melhor estratégia, quantidade e períodos de espaço e ser feliz :) .
Espero ter ajudado e vá comer esse sushi delicioso com a sua mãezinha, cuidar da saúde emocional faz parte de uma ótima alimentação também, pois evita transtornos alimentares e depois volte a rotina.
Qualquer duvida pode me contatar @nutrifabiolaferraresso.
Olá tudo bom?
Em primeiro lugar é importante saber se sua mãe esta com o diabetes controlado ou se esta descompensada. Caso ela mantenha a alimentação dela controlada, esteja utilizando os medicamentos prescritos não há problema no consumo. Lembrando, sushi é um alimento a base de arroz branco que no seu preparo leva açúcar para temperar esse arroz. Então, ele poderá por consequência aumentar essa glicemia.
Toda exceção feita sem exageros podem ser feitas, só fique atenta a quantidade que foi consumida.
Para mais dúvidas, entre em contato com meu insta @seligananutrigi
Sim, sua mãe pode comer sushi, mas é importante que ela tome algumas dificuldades, especialmente por ser diabética. O sushi é uma opção popular de refeição que inclui arroz, peixe, legumes e algas, mas também pode conter ingredientes que têm um impacto sobre o controle do açúcar no sangue. Aqui estão algumas dicas para ajudar sua mãe a tomar decisões alimentares saudáveis ​​ao comer sushi:

Escolha bem o tipo de sushi: Opte por sushis mais simples, como sashimi (fatias finas de peixe cru) ou nigiri (peixe sobre arroz). Evite sushis mais elaborados, como os que contêm molhos açucarados.

Controle as porções: Monitore o tamanho das porções, pois o arroz usado no sushi pode elevar os níveis de açúcar no sangue. Tente não exagerar na quantidade de arroz consumido.

Escolha opções ricas em proteína: Peixes magros, como salmão, atum e camarão, são boas escolhas de proteína. A proteína pode ajudar a regular a resposta do açúcar no sangue.

Evite sushis fritos: Sushis fritos, como tempura, são ricos em carboidratos refinados e vitaminas, o que pode afetar o controle do açúcar no sangue.

Moderação nos acompanhamentos: Alguns acompanhamentos, como molho de soja, podem ser ricos em sódio e açúcar. Use-os com moderação.

Opções com baixo teor de carboidratos: Alguns restaurantes de sushi oferecem opções de rolos sem arroz, usando pepino ou algas como invólucro. Essas alternativas podem ser mais amigáveis ​​para diabéticos.

Monitore os níveis de glicose: Recomendamos que sua mãe monitore seus níveis de glicose após comer sushi, para observar como seu corpo reage.

Consulte um médico ou nutricionista: Antes de fazer qualquer mudança significativa na dieta, é sempre recomendável que ela consulte seu médico ou um nutricionista para obter orientações personalizadas.