A parafilia tem alguma coisa a ver com compulsão sexual, vício em sexo e transtorno obsessivo compulsivo?

4 respostas
A parafilia tem alguma coisa a ver com compulsão sexual, vício em sexo e transtorno obsessivo compulsivo? Uma parafilia pode ser confundida com um simples TOC?
A parafilia se caracteriza por comportamentos sexuais que fogem ao padrão, não necessariamente podendo ser enquadrada ou caracterizada como um transtorno. Parafilias podem tonar-se atos compulsivos e consequentemente tornar-se um transtorno quando o individuo limita seu prazer somente a determinado comportamento sexual e/ou passa a afetar a vida do individuo de forma significativa. A ninfomania (vício em sexo) pode conter comportamentos parafílicos, mas não é uma parafilia em si. A parafilia e o TOC não são diagnosticamente associadas.
Espero ter ajudado.

Ninfomania é a compulsão sexual feminina. Satiríase é a compulsão sexual masculina. Ambas as compulsões têm tratamento geralmente realizado em grupo. As parafilias não possuem relação com TOC. TOC são uma gama de rituais utilizados por pessoas que procuram afastar um perigo imaginário e não real. Pessoas com TOC utilizam de diversas estratégias para afastar um perigo irreal. Fazem o sinal da cruz quando passam em frente a uma igreja porque acreditam que se não o fizerem algo catastrófico acontecerá com ela naquele dia. Não existe uma parafilia, mas várias parafilias. O sexo compulsivo passa a ser patológico quando passa a ser fonte de sofrimento para o compulsivo, além dos problemas futuros que tal compulsão pode ocasionar: DST/AIDS, gravidez indesejada, etc.
Do ponto de vista científico, a Hipersexualidade ou o Desejo Sexual Hiperativo (DSH), como é chamada a compulsao sexual; é multifatorial e pode envolver tanto aspectos geneticos, quanto neurocomportamentais (seja em decorrencia de traumatismos ou desregulacao bioquimica de neurotransmissores), ou até mesmo quadros demenciais. Excluidas estas causalidades, pode-se pensar na consequencia de psicotraumatismos.

O diagnostico de um transtorno parafilico implica no interesse sexual intenso e persistente nao voltado para estimulacao genital, trazendo prejuizo funcional e sofrimento para o paciente ou a terceiros.

Pode haver sintomas ou traços que se assemelham ao espectro obsessivo-compulsivo, e outros mais relacionados a algum transtorno de controle de impulso. Diagnóstico diferencial é essencial!
Parafilia é um termo que diz respeito aos comportamentos sexuais desviantes do convencional. Existe uma longa lista de possibilidades de parafilias e tal classificação é muito influenciada pelo contexto social. Por exemplo, sexo anal, oral, masturbação e homossexualidade já foram considerados parafilias. O TOC ocorre quando a pessoa tem obsessões ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem tempo e prejudicar a qualidade de vida, causando sofrimento acentuado. De forma que o parafílico não sofre de TOC já que ele não tem a obsessão ou a compulsão, mas apenas uma preferência sexual. É importante apontar que tal diferenciação não impede que existam pessoas que sejam parafílicas e obsessivas, ou que tenham desejo sexual desviante do convencional e também tenham TOC. Seriam casos de comorbidade, quando alguém tem mais de um problema de saúde ao mesmo tempo.