As pessoas com TOC com tratamento adequado conseguem ter uma vida normal? Fazer faculdade, casar, te

38 respostas
As pessoas com TOC com tratamento adequado conseguem ter uma vida normal? Fazer faculdade, casar, ter filhos etc ?
Bom dia, sim é possivel, porém é preciso se tratar com a psicoterapia, pode ser um tratamento um pouco mais prolongado mas vai ajudar muito. Entre as terapias mais adequadas para tratar TOC é o EMDR ou Brainspotting essas ajudam a regulação cerebral e portanto reorganizam os pensamentos compulsivo. Se quer saber um pouco mais pode entrar em contato.

Olá! Sim. O Transtorno Obssessivo Compulsivo não incapacita a pessoa de fazer atividades e ter uma vida normal. O ideal é fazer avaliação com médico psiquiatra e em paralelo com psicólogo. O tratamento tem ótimos resultados. Sou especialista em Saúde Mental e no momento estou atendendo Online. Fico à disposição para ajudar. Cuide-se!!
Sim! O TOC é um dos transtornos de ansiedade e necessita de tratamento adequado. A pessoa deve ser acompanhada por um psiquiatra, que prescreverá medicação e também por um psicólogo, que estará ajudando a pessoa no sentido de aprender a lidar melhor com seus pensamentos, sentimentos e manias, bem como com as diversas situações do dia a dia da pessoa. Com o acompanhamento de ambos profissionais e também com o engajamento da pessoa neste processo, a melhorá vai se dando de forma progressiva.
Fique tranquilo e procure ajuda o quanto antes!
O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões, ou seja, pensamentos, impulsos, comportamentos ou imagens recorrentes que levam ao sofrimento e prejuízos na vida do sujeito. Portanto, é considerada uma doença mental grave e pode levar à perda de funcionalidade quando não tratada adequadamente. O indivíduo sofre com rituais, evitações, preocupações excessivas, dúvidas, ansiedade, medo, desconfiança, aflição e culpa. Os conteúdos desses sintomas podem ser de: limpeza/ contaminação, sexo, religião, danos a si ou aos outros, agressividade e busca por assimetria e uma ordem perfeita. O tratamento, por meio da terapia cognitivo-comportamental, consistirá na psicoeducação sobre o TOC, no questionamento das crenças erradas através do exame das evidências, nos testes comportamentais, na exposição gradual ao evento temido, na retirada de comportamentos que fazem manutenção do transtorno juntamente com exercícios para aliviar ansiedade e desconforto decorrentes dos pensamentos catastróficos. Os exercícios são planejados a partir dos sintomas que o paciente apresenta e de acordo com os níveis de dificuldade que tem para executá-los, iniciando sempre por aqueles considerados mais fáceis. Então, respondendo a pergunta, sim, pessoas que têm TOC podem ter uma vida normal, podem casar, podem ter filhos, etc. Mas, é fundamental que façam psicoterapia e em alguns casos há também a necessidade de uso de psicofármaco apropriado. Só com o tratamento elas não causarão sofrimento na vida das pessoas próximas.
Sim. Com o tratamento adequado com psicoterapia se tem uma vida normal.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 1
Sim, as pessoas com TOC com tratamento adequado conseguem ter uma vida normal, fazer faculdade, casar, ter filhos dependendo da adesão do paciente ao tratamento.

O tratamento vai depender da intensidade dos sintomas, para os casos moderados e graves a combinação de psicoterapia cognitivo comportamental e acompanhamento psiquiátrico é uma ótima opção.
Ola! Sim, claro que sim. O portador do transtorno obsessivo compulsivo pode ter vida completamente normal. Porém, sempre traz sofrimento, tanto ao portador, quanto aos que o rodeiam, por isso é muito importante buscar ajuda profissional, para que todos possam ter uma melhor qualidade de vida. Busque por uma análise/ Psicanálise, os resultados são muito bons.
Boa noite, sim!! Concordo com todos os profissionais acima. Me coloco a disposição para dirimir dúvidas. E lembre-se sempre, o indivíduo pode ter o TOC, mas ele não é o TOC. Invista em terapia cognitiva e se necessário psiquiátrico.
Sim,o transtorno obssessivo compulsivo não atrapalha a pessoa ter uma vida normal,apenas causa sofrimento a própria pessoa e seus familiares caso não seja tratada com psicoterapia e medicação.Acredito que uma maneira melhor de lidar com o transtorno é desenvolver outras formas de pensar,menos restritivas e fazer questionamentos sobre os pensamentos recorrentes que levam aos atos repetitivos.
Sim, claro. Com tratamento adequado, esta e outras condições tendem a melhorar muito. Leia sobre terapia EMDR. Abraço!
Com certeza os portadores de transtornos mentais, em especial TOC, com acompanhamento psicológico, e tratamento medicamentoso quando necessário, um ambiente familiar e social favorável, leva uma vida normal e produtiva. Precisamos estimular esta prática no convívio familiar e social,. Ha mais de 38 anos lidando na prática com estas patologias, já pode comprovar que o portador de sofrimento mental precisa acima de tudo, amor, a rotação e acompanhamento sistemático.
Você falou bem quando enfatizou o "tratamento adequado". Caso haja empenho do paciente, e uma comunhão de esforços entre as orientações medicamentosas do médico psiquiatra e as sessões de psicoterapia, sim, é perfeitamente possível a pessoa com TOC ter uma vida normal. Um abraço
Sim, certamente! Esse transtorno somato-sensório que obriga a pessoa a repetir compulsivamente a mesma tarefa, pode ser controlado com a terapia adequada e, eventualmente com acompanhamento psiquiátrico.
Como a base do transtorno é uma exacerbação da ansiedade, importante remontar a história de vida para localizar os eventos que ocasionaram essa ausência de segurança. Normalmente essas causas encontram-se na primeira infância e no relacionamento disfuncional com os cuidadores.
Fico disponível para qualquer esclarecimento adicional.
Sim! Desde que tenha um acompanhamento com um psicoterapeuta.
O transtorno obsessivo compulsivo impossibilita o indivíduo quando não tratado. O ideal é fazer uma boa psicoterapia para chegar na causa do transtorno. Já obtive muito sucesso em alguns casos analisados. Procure um psicanalista ou um psicólogo da TCC para que sua vida melhore significativamente. Att. Samantha Otero.
Com certeza, o tratamento e a companhamento da pessoa que está com TOC é levá-la a ter uma vida normal. Esse é um dos principais objetivos do terapeuta e precisa ser internalizado pela pessoa que procurou ajuda. Rumo à uma vida saudável!!
Olá, como vai?
É possível sim, a pessoa com TOC, não fica impossibilitada de ter uma vida normal, desde que ela faça o tratamento adequado médico, em paralelo com a psicoterapia!
Abraço!
Olá! Claro que conseguem. Além de conseguirem uma vida "normal", com um processo psicoterápico elas podem ter uma vida mais leve e funcional. Boa sorte! #laveasmãos
Sim. Com um acompanhamento médico e a Psicoterapia, poderá levar uma vida normal.
O trabalho multidisciplinar com psicólogos e profissionais de outras áreas da saúde podem ajudá-lo a lidar com este processo e levar uma vida tranquila dentro do que você considera normal.
Olá! O TOC, assim como qualquer outra dinâmica psicológica, tem um funcionamento. Entendendo profundamente esse funcionamento na vida da pessoa, e usando os procedimentos adequados em um acompanhamento psicológico onde o profissional saiba trabalhar essa dinâmica, é possível transformá-la, superando-a por completo. Fico a disposição para conversar mais a respeito. Abs
Olá! Com tratamento adequado, é perfeitamente possível uma pessoa com TOC ter a rotina saudável e normal. O melhor tratamento para o TOC, e que possui maior eficácia é a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental.
Claro que sim. A terapia cognitivo comportamental se mostra bastante eficaz aliado à medicação prescrita pelo psiquiatra.
As pessoas que sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem sim ter uma vida normal. Para isso é importante elaborar mudanças comportamentais com um Psicólogo e verificar quais questões emocionais estão desencadeando esses comportamentos. Trabalho com muitos pacientes que têm obtido grandes melhoras. Estarei a à disposição para ajudar. Entre em contato ????
Para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), segundo estudos científicos, é indicado tratamento medicamentoso e psicoterápico, trazendo resultados muito positivos. Os pacientes com este transtorno poderão, principalmente aqueles que seguem o tratamento indicado, levar uma vida normal, se relacionar, trabalhar e ter filhos. A psicoterapia mais indicada para estes casos é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Sim, se a pessoa levar um tratamento psicológico a serio tem possibilidades. alguma tem que aliar com tratamento medicamentosos, mas o ideal é ser avaliado diretamente com um profissional para juntos verem qual a melhor maneira de tratamento me deixo a disposição.
Olá, boa tarde! Sim, com tratamento adequado uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo pode levar uma vida normal. Vale ressaltar que os profissionais qualificados para realizar tratamentos desse tipo são os especializados em saúde mental, como psicólogos/psicanalistas e psiquiatras, que poderão analisar cada caso individualmente e sugerir o tratamento mais adequado para cada pessoa. Espero ter ajudado. Att. Carolina
O TOC tem tratamento e tem cura, desde que o individuo se submeta ao tratamento psicoterápico e, quando necessário, com o uso de medicação acompanhado por psiquiatra, dependendo do grau dos sintomas e do quanto os mesmos interferem na vida quotidiana do paciente. Como já foi dito, a Terapia Cognitivo Comportamental oferece excelentes resultados através de técnicas que vão questionar as crenças catastróficas e gradualmente, ao longo do tratamento, modificando os comportamentos disfuncionais.
O TOC é um dos transtornos de ansiedade e necessita de tratamento adequado. A pessoa deve ser acompanhada por um psiquiatra, que prescreverá medicação e também por um psicólogo, que estará ajudando a pessoa no sentido de aprender a lidar melhor com seus pensamentos, sentimentos e manias, bem como com as diversas situações do dia a dia da pessoa.
Olá! Sim! O TOC é um dos transtornos de ansiedade e necessita de tratamento adequado, ele não incapacita a pessoa de fazer atividades e ter uma vida normal, o indivíduo pode ter o TOC, mas ele não é o TOC. Invista em terapia cognitiva e se necessário acompanhamento psiquiátrico. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Sim! É possível por meio do processo psicoterapêutico. Aprender a lidar com a ansiedade é um passo essencial para superar as limitações trazidas pelo transtorno Obsessivo compulsivo. É possível sim eliminar os fatores que perpetuam o TOC, e assim contornar os sintomas com terapias psicológicas e medicamentos. É recomendável o tratamento combinado, Psicoterapia e medicamentos. A terapia ajuda a ter uma melhor qualidade de vida e percebendo a si mesmo, então os pensamentos obsessivos tendem a se enfraquecer paulatinamente até se extinguir. E você vai se livrando da ansiedade que estava lhe consumindo. Portanto, cuide-se que assim poderá viver sua vida normalmente. Fico à disposição! Abraço!
Sim, fazendo um tratamento adequado você consegue ter maior qualidade de vida.
Sim. Fazendo o tratamento adequado você terá uma vida menos limitada.
Olá, sim a psicoterapia em conjunto com a medicação poderá permitir remissão parcial ou completa dos sintomas, portanto, é de extrema importância este acompanhamento. Atualmente, a psicoterapia com maior nível de evidência para tratamento do TOC é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Com certeza sim! Recebendo o tratamento adequado para o Toc, uma pessoa poderá ter qualidade de vida e poderá aprender a como responder a ele, a família poderá receber orientações em como te ajudar neste processo, que é longo e precisa de medicamento. Há vários artistas, cantores, atrizes que tem o Toc e tem uma vida bem funcional, como por exemplo: Amanda Seyfried, David Beckham, Jo Soares, entre outros mais...
O tratamento é realizado através da Terapia comportamental cognitiva (padrão ouro de tratamento) que utiliza de estratégias levando em conta os subtipos de sintomas. Espero ter ajudado!
Com certeza.
Sim, muitas pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem alcançar uma vida plena e satisfatória com o tratamento adequado. O tratamento para o TOC geralmente envolve terapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), e, em alguns casos, medicação. Com o suporte necessário, muitas pessoas conseguem gerenciar seus sintomas e realizar uma variedade de objetivos, como fazer faculdade, casar, ter filhos e manter relacionamentos saudáveis.

A terapia ajuda as pessoas com TOC a desenvolver estratégias para lidar com as obsessões e compulsões, permitindo que elas tenham mais controle sobre seus pensamentos e comportamentos. No entanto, é importante lembrar que o progresso pode ser gradual e que cada pessoa é única. O importante é buscar ajuda profissional, seguir o tratamento recomendado e trabalhar em conjunto com um terapeuta para alcançar metas pessoais e qualidade de vida.
Boa tarde! Absolutamente, pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) que recebem tratamento adequado podem sim ter uma vida plena e satisfatória. O TOC pode ser desafiador, mas com intervenções terapêuticas apropriadas e apoio adequado, é possível encontrar maneiras eficazes de lidar com os sintomas e viver uma vida significativa. Quero enfatizar que o TOC não define quem você é. É uma condição médica tratável, e você não está limitado por ela. Com o apoio da terapia, você pode aprender a gerenciar suas obsessões e compulsões de forma mais eficaz, permitindo que você alcance seus objetivos e sonhos. Lembre-se de que é importante ser gentil consigo mesmo durante esse processo. Espero ter ajudado, fique bem.