Boa tarde! Estou focado em ganho de massa muscular e, ao mesmo tempo, redução de taxa de gordura

7 respostas
Boa tarde!

Estou focado em ganho de massa muscular e, ao mesmo tempo, redução de taxa de gordura corporal e visceral. O que tenho feito é manter os alimentos com maior indice de proteínas e/ou calorias, mas que contenham um valor baixo de carboidratos.

É esse mesmo o caminho?
Isso eh muito relativo e depende de pessoa para pessoa. Na nutrição tudo depende e ninguém eh igual a ninguém, então precisamos fazer um cálculo individualizado, respeitando % de gordura e interesses desse paciente. Na teoria, seria difícil baixar percentual e ganhar massa ao mesmo tempo. Afinal, um eh catabólico e outro eh anabólico. Mas nada que um ajuste calórico não resolva. O ideal eh realmente procurar um nutricionista para juntos chegarem a um melhor objetivo.

Olá! Profissionalmente, é interessante calcular a quantidade de proteína conforme o peso corporal,massa muscular total e nível de atividade física. É importante não apenas reduzir a quantidade de carboidratos, mas observar a qualidade do carboidrato utilizado. Além disso, fique atento ao consumo de gordura também, além de vitaminas, minerais e fibras. Portanto, sugiro uma avaliação nutricional para que todos esses valores sejam adequados ao seu objetivo. Abraços e conte comigo.
O ideal é procurar um nutricionista para calcular um plano alimentar adequado às suas necessidades. É importante ter cuidado com o consumo de alimentos com baixo valor de carboidrato, pois o carboidrato é uma macronutriente com funções cruciais para o nosso corpo e para o catabolismo. Deve se consumir uma quantidade equilibrada e ideal para você. O consumo de gorduras boas também tem seu papel fundamental para o organismo, inclusive para a formação de hormônios que irão te beneficiar nesse processo. Deve-se beber bastante água, algo que por vezes é negligenciado pelas pessoas, mas têm fundamental importância. O nutricionista também irá calcular a quantidade necessária de água para seu corpo.
Boa sorte! Espero ter ajudado.
O ideal seria você procurar um nutricionista esportivo para lhe avaliar, ver suas reais necessidades p/ poder traçar um plano alimentar de acordo com sua individualidade bioquímica, pois o que dá certo para uma pessoa, não necessariamente vai dar certo para outra. Abraços!
Boa tarde. Vou procurar te dar uma resposta esclarecedora, não muito aprofundada, mas que não seja generalista para tentar te ajudar a clarear um pouco sobre como funciona esse processo.

Sobre o seu questionamento de redução de gordura corporal:
1. O determinante nesse caso é o déficit calórico, e isso não quer dizer que necessariamente esse corte calórico precisa ser de alimentos ricos em carboidratos, mas que deve ser significativo e contínuo o suficiente para promover o catabolismo e favorecer a eventual redução da gordura corporal (lembrando que o catabolismo é o estado caracterizado por quebra de moléculas não só de gordura, mas também de outros tecidos como o muscular).
2. É por isso que esse déficit deve ser gerado de maneira gradual (e não de maneira agressiva e de uma só vez como é feito muitas vezes por quem tem muita pressa, mas depois não consegue manter o resultado).
3. A intenção de fazer isso de maneira gradual é preservar a massa muscular e assim obter o emagrecimento com qualidade mantendo a saúde e função hormonal adequadas.

Sobre o ganho de massa muscular:
1. Ao contrário do que mencionamos anteriormente, períodos com foco em ganho de massa muscular serão dependentes principalmente do superávit calórico (dar mais calorias do que o seu gasto) promovendo então o estado de anabolismo.
2. Da mesma forma que o catabolismo, o status de anabolismo não vai favorecer a construção apenas de células musculares, mas também se for mal administrado, favorecerá o ganho excessivo de gordura corporal.
3. O importante aqui é também subir o consumo alimentar de maneira gradual e vale ressaltar que massa muscular, para que se tenha um ganho significativo e real, é MUITO dependente do estímulo do treinamento!

Para atingir os 2 com sucesso:
- É necessário fazer a chamada periodização nutricional onde o nutricionista vai alinhar a sua alimentação com a proposta do treinamento passado por um profissional de educação física (a dieta segue o treino).

Resumindo, para atingir os dois com eficácia, é preciso entender que:
- Não um que seja mais importante entre o treino ou a dieta. Dê o mesmo valor e comprometimento aos dois.
- Não varie extremamente seu consumo alimentar, nem para menos ou para mais, dificilmente vai te agradar ficar nos dois extremos.
- Cortar carboidratos não é a única forma de proporcionar déficit calórico.
- Beba água: GRANDE parte da composição dos nossos músculos é de água.
- Se possível, conte com o auxílio de um nutricionista para fazer adequadamente a sua periodização nutricional e fazer com que você passe por essas fases de ganho de massa muscular e perda de gordura corporal da forma adequada, com saúde e sem perder tempo errando demais e atrasando o seu resultado.

Grande abraço e espero ter ajudado!
Olá,
Não acredito que limitar carboidrato seja uma estratégia interessante. Ao invés de retirar o carboidrato, sugiro melhorar a qualidade desse carboidrato, ou seja, consumir carboidratos integrais que contém fibras que vão te dar maior saciedade e auxiliam na diminuição de gordura corporal. No entanto, é preciso saber suas necessidades nutricionais, composição corporal, rotina, histórico familiar e muitas outras informações para montar um plano que você consiga seguir e alcançar os seus objetivos.

Espero ter ajudado.
Abraços
Já que está fazendo musculação e está atrás de uma recomposição corporal, o ideal é não limitar assim o carboidrato. Carboidratos moderados ( 3 a 3,5 g por kg corporal), proteína mais alta ( entre 1,8 a 2,4 g por kg corporal).
Espero ter ajudado, conte comigo se quiser um acompanhamento individualizado.