Por que devo evitar alimentos com alto índice glicêmico? A nutricionista explicou, mas não entendi.

7 respostas
Por que devo evitar alimentos com alto índice glicêmico? A nutricionista explicou, mas não entendi.
Alimentos com alto índice glicêmico se transformam mais rapidamente em glicose com isso o corpo necessita de maior quantidade de insulina e isso gera picos de hiperglicemia . Na realidade o índice glicêmico nos mostra quais os alimentos causarão esses picos e com isso você poderá adequar sua dieta de acordo com o índice glicêmico de cada alimento; por exemplo se um alimento tem um alto índice glicêmico esse alimento deverá ser consumido com fibras porque as fibras retardam a digestão equilibrando assim a glicemia.

Então, em tese é que, quando nós ingerimos alimentos de alto índice glicêmico o nosso metabolismo libera grandes quantidades de insulina, na tentativa de manter os níveis de glicose dentro do limite normal. Porém, com o aumento da liberação de insulina acorre uma menor saciedade após a alimentação, podendo levar a um maior numero de refeições, gerando obesidade o que contribuirá para a piora da resposta a insulina e consequentemente resultando em consequências a saúde, como o diabetes.
Procure conhecer a IG dos alimentos ingeridos, e também sua carga glicêmica. E, faça sua alimentação de forma balanceada incluindo alimentos de baixo, médio e alto valor glicêmico. Sempre optando por uma maior quantidade na refeições daqueles com baixo índice glicêmico, por ter grande teor de fibras,promovendo maior saciedade e melhor controle da liberação de insulina.
Procure seu nutricionista, para maiores orientações e adequação de um planejamento alimentar que seja personalizado.
O motivo de você evitar os colegas ja explicaram acima, mas você pode melhorar essa carga glicêmica acrescentando proteínas ou fibras (aveia, chia, linhaça) nas preparações, por exemplo: uma tapioca com ovo, uma banana com aveia, com isso você diminui a carga glicêmica. É claro que isso serve para alimentos naturais, não adianta você comer ovo e consumir junto refrigerantes ou sucos de caixinha. O segredo é moderação sempre.
Os alimentos com alto índice glicêmico são os carboidratos simples, ou seja, as farinhas ,massas refinadas doces, açúcares , refrigerantes é sucos de caixinhas assim como algumas frutas. O mais importante nisso tudo será, observar a carga glicêmica da refeição e calcular durante o mês para ficar com um índice glicêmico baixo, e não se tornar mais um diabéticos. Boa sorte.
O índice glicêmico é a VELOCIDADE com que o açúcar composto nos carboidratos (pães, massa, bolo, frutas...) vão cair na sua corrente sanguínea, ou seja quanto mais alto esse índice mais rápido o açúcar cai na sua corrente sanguínea mais insulina precisa para "dar conta" desse açúcar e fome mais rápido você sente. Quando o índice glicêmico é menor, o açúcar vai "caindo" na sua corrente mais devagarinho e a fome demora mais para chegar.
Não há necessidade de evitar determinados alimentos por conta do índice glicêmico. A carga glicêmica da refeição inteira é o que realmente importa. Para fazer com que a liberação de insulina não seja muito elevada e manter boa parte das suas refeições com a carga glicêmica média/baixa, podem ser consideradas algumas coisas:
1) Se atentar a quantidade; 2) Incluir alimentos que sejam fontes de fibras e proteínas na mesma refeição, assim lentificando o processo de digestão e absorção e então modificando a liberação de insulina no organismo no momento da refeição. 3) Lembre-se que o problema não é comer UMA refeição com carga glicêmica alta, mas sim fazer isso repetidamente ao longo do dia por vários meses e anos...Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 200
Olá,
alimentos com elevado índice glicêmico (IG) acabam aumentando o risco de desenvolver Diabetes tipo 2 por um estresse do pâncreas por ter que produzir insulina em grande quantidade e em um intervalo curto de tempo, isso acontecendo cronicamente leva a fadiga do órgão e então levando a Diabetes.
Dessa forma, é importante controlar o IG com alimentos integrais, fontes de fibras ou associar uma proteína seja animal ou vegetal.
Espero ter ajudado,
Abraços.