Bom dia, sou um rapaz, 20 anos e fui diagnosticado com depressão e TAG em 2013 depois de uma mudança

35 respostas
Bom dia, sou um rapaz, 20 anos e fui diagnosticado com depressão e TAG em 2013 depois de uma mudança bem traumática de cidade e desde 2015, tomei praticamente todos os ISRS e ISRSN disponíveis no mercado brasileiro, com pouca ou nenhuma melhora. Os principais sintomas sempre foram: tristeza, falta de vontade em realizar atividades, irritação, crises de choro, insônia, pânico, ansiedade extrema (premeditar 1 milhão de possibilidades para o futuro e ficar relembrando detalhes do passado), baixa concentração (não conseguia ler e fazer cálculos direito), pensamentos acelerados e obsessivos (sempre pensando em uma coisa atrás da outra ou em coisas que já aconteceram). Do meio pro final do ano passado, fiquei completamente apático. Não consigo chorar, não tenho libido, não sinto empolgação, não consigo assistir um filme ou qualquer atividade de lazer e nenhum acontecimento bom faz diferença pro meu cérebro. É como se eu tivesse parado de sentir emoções. Se no começo da depressão (em 2013) eu sentia principalmente tristeza, chorava etc, agora não consigo sentir tristeza, só restou um vazio que, pelo que eu pesquisei, é chamado de anedonia. Minha psiquiatra continua querendo empurrar ISRS e ISRSN e eles só pioram a minha anedonia. Alguma abordagem que eu poderia sugerir para um outro psiquiatra? Já pensei em: antipsicóticos, antiparkinsonianos ou outra substância que tenha relação com os receptores de dopamina, pois parece que o centro de recompensa do meu cérebro "se desligou", fora os outros sintomas antigos da depressão. Preciso urgentemente de ajuda, pois apesar de não ter pensamentos suicidas intensos, não consigo ver sentido em viver desse jeito, praticamente no piloto automático.
Olá. Além do tratamento com o médico Psiquiatra, seria interessante você marcar uma consulta com um Psicólogo. A medicação é importante, mas não pode ser a única alternativa. Enquanto a medicação vai até o sintoma a terapia busca a causa do problema. Em paralelo você precisa ter um acompanhamento psicológico onde poderá dividir com o seu terapeuta suas angústias, onde terá oportunidade de ressignificar os seus sentimentos promovendo uma mudança de atitudes. Essa mudança é essencial para mudar sua vida e alcançar uma vida mais saudável. Procure um profissional que te passe confiança. Se não achar numa primeira tentativa, não desista!

Somente o medicamento não é capaz de proporcionar uma melhora que deseja. Procure uma psicoterapia. Pesquise sobre emdr e brainspotting.
Como os colegas já falaram, a terapia é bastante importante juntamente com a medicação. Já tentou a terapia com Emdr? Acredito que ia lhe ajudar bastante!
Olá, como os colegas já disseram a medicação precisa ser acompanhada por psicoperapia. Senão você só põe uma tampa no trauma.
Faça psicoterapia!
Ola, vejo pelo seu relato seu grande sofrimento e que apesar de ter tomado todas as medicações indicadas não houve melhora no quadro. Muito pelo contrário, houve uma piora te deixando uma sensação de vazio e a perda total da conexão com sentimentos. O mais indicado seria uma parceria entre vc, um bom Psicologo e seu psiquiatra. A medicação tampona tudo, mas não resolve. É como tratar uma febre. Toma-se um tylenol, mas se não cuidar do que está causando a febre, só o tylenol não vai resolver, não é mesmo?
Procure um psicólogo que te escute e que te acolha. Importante ter empatia com o profissional e aderir ao tratamento, ou seja, não faltar. Aos poucos vc verá sua melhora chegar.
Marque logo uma consulta com alguém de sua confiança.
Espero ter ajudado.
Acho de extrema importância que além dos medicamentos atente ao acompanhamento psicológico,. Ambos profissionais será de grande importância na sua qualidade de vida.
Querido, bom dia! Posso perfeitamente entender seu anseio e considero admirável sua busca por ajuda, apesar de a falta de vontade que se apresenta. Se não está vendo melhoras, busque uma segunda opinião. Existe uma gama de boas medicações no mercado que podem ser usadas no seu caso. Sugiro fortemente também que, se ainda não tiver em processo de psicoterapia, que procure um profissional da psicologia com boas referências e que você sinta confiança! Você parece ser um rapaz com muito desejo de melhorar. Algumas vezes, outro profissional pode oferecer uma ajuda mais adequada ao seu caso. Um forte abraço e desejo que as coisas se restabeleçam em breve.
Ola! Sugiro sessões de Brainspotting! Pode ser muito eficaz para o seu caso. Fico a disposição. Abs
Olá, garoto de 20anos.
Sua determinação e desejo de melhoras são ferramentas fundamentais para restauração de sua saúde mental. Não desanime, tudo em você está muito intenso dado o momento precoce da instalação do quadro depressivo, justamente na fase de formação, a adolescência, onde vc se encontrava e ainda encontra, em fase de desenvolvimento humano. Se necessário, mude de psiquiatra que.acerte em medicação adequada a seu organismo e não deixe de buscar um profissional competente pra psicoterapia em EMDR, ideal para tratar depressão e os traumas pós traumáticos. Deus te abençoe e te faça feliz em sua busca de qualidade de vida.
Olá, entendo que esteja sofrendo, o vazio e a ausência de respostas interiores lhe deixa nesse estado, os medicamentos se tomados de forma correta, são capazes de reverter esse quadro, porém, vc não comentou o que exatamente lhe conduziu a esses sintomas. É necessário que juntamente com o remédio, você busque ajuda psicológica, falar, com alguém que possui uma escuta especializada, sem crítica e com ética, fará toda a diferença.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Terapia com um profissional em EMDR apresenta bons resultados , seria mais uma opção além do psiquiatra , a medicação e terapia associados geram resultados mais permanentes , possibilitando qualidade de vida! Um abraço
Olá, boa noite.
Há estudos que indicam que somente a medição não resolve. O remédio ajuda no sintoma, ou seja na parte física a terapia mexe no comportamento e assim nas causas dos sintomas. É como se vc mexesse somente no HD e não no software de um computador tomando somente o remédio.
Pelo o que vc falou, vc passou situações muito dolorosas e dificieis que precisam ser tratadas. Para assim vc poder levar uma vida melhor e posteriormente ate viver sem remédios. É claro, se acha que não está satisfeito com a médicação pode procurar outro profissional. Mas seria muito importante a busca por um psicólogo. Ainda mais com ideacoes suicidas. Imagino que sei vazio deve ser imensurável que somente remédios não dão conta.
Cuide-se.
Olá rapaz, seu relato indica que vc não está satisfeito com o tratamento psiquiátrico, sugiro que busque outro profissional para melhor avaliar o diagnóstico e equalizar as medicações para depressão e ansiedade. Será que vc está com Transtorno de Ansiedade Generalizada ou pelo trauma seria Transtorno de Estresse Pós-traumático, o diagnóstico é de fundamental importância para que você paciente consiga desenvolver estratégias para lidar com a doença assim como, aderir ao tratamento. Você não faz menção sobre outros tratamentos que já tenha realizado, a psicoterapia é um tratamento que o auxiliará a compreender melhor o diagnósticos, desenvolver estratégias para fortalecimento emocional e também cognitivo para o enfrentamento de sua situação, alem disso também está indicado o engajamento atividade física e mental, a ampliação e manutenção de suas redes sociais e familiares. Quando estamos nos sentindo frágeis, todos os suportes de qual dispormos precisa ser alavancado. Busque o profissional de psicologia!
Olá! Uma opção válida seria a busca de um outro profissional que busque outra medicação que você se adapte melhor associado a busca de uma psicoterapia. É muito importante a associação do trabalho de psicoterapia com a medicação em casos como o seu. Procure um profissional de psicologia que você confie. Espero ter ajudado.
Nada pode ser mais aterrador do sentir se apático diante da vida que, a partir de nossos desafios, nos impulsiona ao crescimento e evolução da consciência. O corpo não está separado de nossas emoções e pensamentos, na verdade reflete de volta as angústias não solucionadas na forma de sintomas. E seu corpo está como um "copo cheio" que não "cabe" ou "aceita" mais "diagnósticos ou medicações de última geração". O que seu Ser deseja é simplesmente existir e não está conseguindo ter um um espaço de expressão. A psicoterapia, dentro de um processo de investigação mais aprofundadas das causas de sua depressão, poderá ser uma valiosa ferramenta para que consiga "esvaziar" sua mente cheia de "senões e porquês" para uma verdadeira mudança, mais significativa e que traga uma mudança mais significativa para sua vida. Olhe para dentro e descubra o que de fato faz você feliz. Muito boa sorte em sua jornada!
Olá, sugiro que busque outros psiquiatras, até encontrar um profissional que te olhe como um todo e tente encontrar uma saída melhor para o seu caso. Como já foi dito, também é muito importante que você faça psicoterapia, pois somente os remédios não são suficientes para mudar a vida de uma pessoa. A psicoterapia que vai fazer com que você entenda e trabalhe as questões da sua vida que te levaram a ficar nessa situação. Com a combinação de psiquiatra e psicólogo, você poderá melhorar bastante. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Sei que a pergunta é antiga, mas me cabe também perguntar: você já está em um acompanhamento terapêutico?

Pergunto, pois esse é o primeiro passo para início de um processo eficaz na sua jornada de vida.
Imagino o quanto é dificil para você estar nessa situação. Você recebeu várias indicações de psicoterapia, procurou?
Ainda que com falta de vontade, busque ajuda, você pode se surpreender com você mesmo quando começar a buscar mais de dentro para fora. Busque, ainda que sem muita vontade, apenas dê esse primeiro passo.

Desejo melhoras.
Hoje além dos ISRS e ISRNS (duais) temos várias medicações que podem auxiliar e potencializar o antidepressivo, porém é necessário individualizar cada caso. Seria interessante você conversar com seu médico assistente sobre essas possibilidades de mudanças ou associações.
Boa tarde! Busque a opinião de outro profissional, psiquiatra, para reavaliar seu caso. É sempre bom a opinião de uma segunda pessoa em determinados casos. Como relataram outros colegas, só a medicação não seria suficiente para tratar questões de ordem psicológicas, e outro ponto que vale aqui mencionar, algumas medicações quando mal administradas, levam a um agravamento do caso. Busque terapia para ver se existem, acredito que sim, questões em sua vida que possam estar te levando a esse quadro de depressão profunda. Importante lembrar que, em seu atual estagio, a medição é indispensável, porém, pode ser preciso a opinião de outro profissional para ver se está causando o efeito esperado em você.
Seu relato sugere a necessidade urgente da acolhida de um psicólogo e de preferência que trabalhe em conjunto com um psiquiatra.
Olá!
Seu relato é bem importante e expressa nas entrelinhas uma vontade de melhora desses sintomas, como depressão, insônia, pânico, ansiedade, anedonia e neurastenia os medicamentos trarão possível alívio, busque um(a) psiquiatra que seja de sua confiança e siga corretamente suas instruções.
Porem sugiro também a busca de um(a) psicólogo(a)capacitado(a) a te oferecer um espaço de fala para que juntos possam possivelmente encontrarem as causas desse fenômeno que você experiência, na certeza que sairá desta fortalecido e retome suas atividades cotidianas.
Boa sorte!
Abraço.
Bom dia! Quanto sofrimento você descreve neh ? Precisa mesmo buscar ajuda urgentemente, mas você precisa e merece muito mais do que só ter uma resposta aqui no site, procure um psicólogo que possa acolher todo seu sofrimento e te ajudar a encontrar ferramentas para lidar com seu sofrimento. Grande abraço
Além do tratamento com psiquiátrico, é muito importante que faça o acompanhamento psicológico. A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das melhores abordagens para o tratamento da Depressão. Procure uma psicóloga para te ajudar. Não se deixe de lado. Cuide-se!!
São tantas propagandas e fórmulas mágicas vendidas para amenizar o sofrimento psíquico, não é? Tanta informação e palpites podem até causar o efeito reverso, mais atrapalhar do que ajudar. O processo de análise é construído no que faz sentido para você, onde você se sente acolhido e pode ser você mesmo. Fique aonde se sente bem e dê prioridade ao que você acredita que faz bem para você mesmo. Desejo que encontre o melhor caminho para você!
Olá! O mais associado é conciliar a medicação com psicoterapia. Procure um psicólogo(a). Um abraço.
Olá, acredito que seria interessante buscar um auxílio além da via farmacológica, existem várias abordagens diferentes dentro da psicologia e da psicanálise que poderiam contribuir de alguma forma no seu processo.
Olá! É um passo importante estar disposto a procurar ajuda, mas acredito que para você é importante também a consulta com um psicólogo. Pois apesar da medicação ajudar na depressão, irá lhe ajudar muito poder falar sobre suas questões para um outro profissional. Caso desejar, estou disponível para consulta. Um abraço.
Olá! É recomendável que você adentre em um processo de autoconhecimento em conjunto com o tratamento medicamentoso neste momento. Uma das possibilidades é a psicoterapia onde um psicólogo poderá te acompanhar em seu processo de autoconhecimento. Um abraço.
Olá! É muito importante que você possa pensar na possibilidade de um acompanhamento combinado: psiquiatria e psicologia juntas. A medicação é fundamental nos casos de depressão, mas percebo que existem questões emocionais que necessitam de outra abordagem profissional.
Olá, sinto por estar passando por isso no momento.
A medicação abaixa o platô de sintomas para que a terapia funcione e modifique positivamente sua forma de pensar-agir-sentir.
As pílulas, sem terapia, diminuem consideravelmente o problema, inclusive levando o paciente a achar que está tudo resolvido. Sua história de vida, relações, contexto social e biológico precisam ser levados em consideração para além de um diagnóstico/rótulo.
Psicoterapia e Medicina, tem gratuito no governo se for o caso.
Olá, como você está?

Sinto muito pelo momento difícil que está passando. É importante você saber que, apesar da grande importância dos medicamentos no controle dos sintomas da depressão, um tratamento conjunto entre a medicação e as psicoterapias é essencial para maior eficácia do tratamento.
Os medicamentos focam nos sintomas, mas as psicoterapias irão trabalhar com as causas, com as emoções e comportamentos, possibilitando que você faça modificações e ressignificações em sua vida. Busque ajuda profissional!

Espero ter ajudado,

Estou à disposição!

Abraço.
Olá boa noite Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar. or meio do processo terapêutico é possível identificar qual a função dos seus comportamentos, como também quais variáveis podem estar mantendo tais comportamentos. Me chamo Letícia e sou psicóloga, e me coloco à disposição.
O tratamento envolve, além de medicação, psicoterapia, onde você vai trabalhar na dinâmica da sua psique. Além disso, exercício físico e outras práticas de autoconhecimento são essenciais no tratamento. Abraço