Como a crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) difere de uma crise exist

3 respostas
Como a crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) difere de uma crise existencial normal?
A crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline é mais intensa, frequente e desorganizadora do que uma crise existencial comum. Enquanto a crise existencial geralmente surge em fases de mudança e leva a reflexões que ajudam no amadurecimento, no TPB ela costuma gerar confusão profunda sobre quem a pessoa é, sentimentos de vazio e medo de rejeição. Essa instabilidade afeta diretamente as emoções e os relacionamentos, tornando o sofrimento mais constante e difícil de administrar sozinho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A crise de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline difere de uma crise existencial comum porque, no borderline, há uma instabilidade estrutural do eu, e não apenas um questionamento passageiro sobre o sentido da vida. Na crise existencial, o sujeito sofre, mas mantém uma base interna coesa que lhe permite elaborar dúvidas e transformações. Já no borderline, há uma ruptura mais profunda na experiência de si: a pessoa sente que não sabe quem é, muda constantemente de valores e afetos, e depende do outro para se sentir real. Enquanto a crise existencial é parte do amadurecimento, a crise de identidade borderline expressa uma dificuldade mais fundamental em sustentar uma identidade estável.
Olá, como vai? A crise existencial é uma experiência humana comum e faz parte do processo de desenvolvimento, geralmente associada a reflexões sobre propósito e caminhos de vida. No TPB, a crise de identidade é mais intensa e marcada por uma instabilidade profunda no senso de quem se é, gerando angústia e mudanças abruptas de comportamento. Em vez de reflexão, muitas vezes há um sentimento de vazio e desorientação, como se faltassem bases internas para sustentar escolhas ou reconhecer desejos. Essa fragilidade do “eu” pode afetar significativamente relacionamentos, autoestima e a capacidade de se sentir consistente ao longo do tempo.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.