Como a falta de identidade afeta o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

3 respostas
Como a falta de identidade afeta o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
A falta de identidade pode tornar o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline mais desafiador, porque a pessoa pode oscilar entre querer e rejeitar a ajuda, ou mudar de objetivos com frequência. Essa instabilidade interfere na construção de um vínculo terapêutico estável, que é essencial para o progresso. Com o tempo, porém, a terapia ajuda a fortalecer o senso de identidade, favorecendo a continuidade do tratamento e o desenvolvimento de uma relação mais consistente consigo mesma e com o terapeuta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A falta de identidade no Transtorno de Personalidade Borderline afeta o tratamento porque fragiliza o vínculo terapêutico e dificulta a construção de um processo contínuo. O sujeito, por não ter uma imagem estável de si, tende a oscilar também na percepção do terapeuta: ora o idealiza e o vê como figura salvadora, ora o desvaloriza e rejeita, sentindo-se traído ou abandonado. Essas mudanças refletem a instabilidade interna e tornam o manejo clínico desafiador.
Além disso, a ausência de uma identidade coesa faz com que o paciente tenha dificuldade em sustentar compromissos terapêuticos e em reconhecer sua própria participação no processo. Ele pode mudar de metas, resistir às interpretações ou buscar constantemente novas referências externas. Por isso, o trabalho psicoterapêutico, especialmente na abordagem psicanalítica, precisa priorizar a construção de um espaço seguro onde o paciente possa experimentar a continuidade da relação e, gradualmente, integrar aspectos fragmentados de si.
Assim, mais do que interpretar conteúdos inconscientes de forma imediata, o foco inicial é oferecer um ambiente de sustentação psíquica, um campo onde o sujeito possa começar a se reconhecer como alguém capaz de existir para além da instabilidade de seus afetos. A partir dessa base, o tratamento passa a favorecer a formação de uma identidade mais coesa e uma maior tolerância às ambivalências que antes o desorganizavam.
Olá, como vai? A falta de identidade pode tornar o tratamento mais desafiador, pois o paciente pode oscilar entre posições, expectativas e desejos em relação ao próprio processo terapêutico. A psicanálise compreende que, sem um “eu” minimamente organizado, torna-se difícil manter continuidade na construção de si e nos vínculos, inclusive com o terapeuta. Por isso, é essencial criar um espaço de escuta que favoreça a formação de uma identidade mais coesa, onde o sujeito possa se reconhecer com mais clareza. Com o tempo e o vínculo terapêutico estável, essa construção permite um avanço mais sólido no tratamento.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.