Como lidar com a indecisão entre a melhor escolha: Separar e tentar ser feliz, ou continuar um casamento

15 respostas
Como lidar com a indecisão entre a melhor escolha: Separar e tentar ser feliz, ou continuar um casamento em que um prejudica o outro só por motivos financeiros?
acho que além da terapia de casal, um tratamento psicanalítico individual seria indicado. Esta uma decisão difícil, que só você pode tomar de acordo com a sua história e situação de vida.
Atenciosamente,
Renata Carvalho

Tomar decisões que envolvem relacionamentos e vidas nem sempre é fácil.

Recomendo que inicie uma terapia individual se a preocupação for especificamente sua, ou de casal se for uma necessidade do dois.

Por outro lado é importante saber e entender o problema de forma mais profunda, para que não reapareça em outra circunstância da vida, ou até mesmo com outra pessoa.

Abraços.
A sua frase "só por motivos financeiros" me deixa dúvidar se vocês não estão atribuindo aos problemas financeiros uma carga maior do que eles merecem, pois vocês não se entendem. Leio nas sua palavra "só" que estes problemas, ao seu ver, seriam contornáveis.

Tudo depende de se você vê a perspectiva positiva nesta relação. Neste caso, recomendo a terapia falada para ambos ao mesmo tempo. ou seja, terapia de casal. Pode chamar de aconselhamento, pois as vezes bastam poucas sessões.

Se você acha que vai ser mais difícil porém possível viver com o seu parceiro ou sua parceira se você apreender aguentar e fazer a sua parte para não brigar, recomendo a terapia falada para você. Não posso recomendar nada para a outra pessoa, pois ela não se manifestou.

A separação sempre é uma "solução." Mas sem ter uma ideia mais clara da dificuldade que está vivendo, você arrisca entrar numa outra relação e viver a repetição, sem pensar.
Sempre dificil responder essas questões, há pouca informação. Mas se a indecisão é sua você já pensou em fazer análise individual? Se é dos dois é importante verificar a viabilidade de uma terapia de casal, que para mim são algumas, dentre elas, destaco o historico e ou contexto atual de violência. Um conselho, segundo Lacan podemos dar que é o fato de que não há relação sexual, ou seja, há o ato sexual, mas não teremos o parceiro ideal, e não temos a capacidade de mudar uma pessoa. Sendo assim, um relacionamento se dá por uma decisão, uma escolha, e escolher significa perder. Mas estou certo que já tentaram tudo, resta alguém procurar, de fato, um profissional para ajudá-los.

Abc

Danilo
Casamento, antes mesmo de chegar a Igreja ou cartório civil, é preciso em primeiro lugar ter a certeza de que realmente estão convictos. Muitas pessoas se casam no momento da paixão, é quando essa acaba, começa a percepção do que estava no anonimato. Há depender do tipo de conveniência que uniu este relacionamento, é possível ressignificar o mesmo, ou seja, dar um novo significado ao relacionamento. um bom terapeuta de casal pode ser um ótima escolha. boa sorte.
Se estão vivendo conflitos, os financeiros são importantes, me parece que a terapia de casal é uma abordagem interessante, mesmo que as pessoas venham em momentos separados, ou alguma nem queira vim na consulta. Uma orientação do que fazer com as questões da relação é importante nesse momento de dificuldade. Sugiro que procure ajuda o quanto antes, pois a terapia é um grande auxílio nesses momentos e nessas situações.
Na dúvida, revisem tudo acompanhados em ambiente terapêutico. Alivia e podem-se abrir novos caminhos de entendimento sobre a relação entre vocês. Não tenham pressa em decidir uma relação que precisou de tempo para se formar, mesmo que em conflito.
A terapia é a melhor saída para você. O importante é que no momento de dúvida decisões importantes e sérias sejam evitadas e que você esteja o mais ciente possível do passo que vai tomar. Entre na terapia. Posteriormente você pode, se for o caso, converser com seu marido a respeito de terapia de casal, mas antes, faça a sua. A dúvida é saudável. Busque ajuda.
Caro (a),
Percebo que a dúvida entre continuar ou não o casamento, faz parte da vida de muitos casais. Um dos pontos importantes de se pensar, são seus objetivos, seu foco. Lidar com as questões financeiras não é fácil, porém quando se tem um foco dentro dessa relação, ambos aprender a lidar melhor na relação.
Outra questão de se pensar, é que todas as vezes que for tomar uma decisão, pense nas possibilidades e consequências dessa decisão, e pergunte a si mesmo se consegue se relacionar com todas elas, dessa forma, a sua decisão será mais assertiva.
De qualquer forma, indico uma terapia seja individual ou casal, pra que você aprenda a lidar não só com essas mais com outras questões.

Estimo melhoras,
um abraço querido,
Nessa situação eu recomendo uma psicoterapia individual para você entrar em contato com o que você sente, pensa, deseja, sobre seu relacionamento atual ou a opção de separar. A partir desse auto conhecimento você poderá conseguir tomar uma decisão de forma consciente e segura.
Bom dia! Bom, eu acredito que quando estamos na dúvida de algo é porque ainda há esperança. Minha sugestão é que você procure uma terapia individual e/ou uma terapia de casal, que seria mais adequado para ambas as partes se entenderem.Essa terapia de casal tende a ajudá-los a se compreenderem e soluciona sua questão. Espero tê-lo ajudado
um abraço
Olá
Quando o casal tem filhos precisa antes de mais nada colocar-se no lugar dos filhos, que na maioria dos casos se tornam filhos de pais "órfãos".
Também muitas vezes a insatisfação e os problemas são serão resolvidos na troca de cônjuge. Daí, é indispensável a terapia de casal, ou no mínimo, terapia individual.

Att.

Salomón
Olá! Penso que muitas vezes a questão financeira não é a grande vilã na história, ela apenas contribui no surgimento de outras divergências dentro de um relacionamento. Sugiro que busque compreender o que de fato está acontecendo na relação, para que a decisão seja mais assertiva. A terapia será de grande valia, tanto para as demandas individuais, quanto para as de casal. Espero ter contribuído. Abraço.
"Me diz por onde você me prende, por onde foge e o que procura de mim", ressoa a canção. Um relacionamento doente não tem uma "só" causa, a que você atribui o lado financeiro. Uma processo psicanalítico é importante na busca do autoconhecimento e resolução dos "seus conflitos". Na medida em que você avança, abre espaço para relações mais saudáveis. Se não for com a mesma pessoa, você pode se abrir para escolhas que encaminhem para a realização de seu desejo. E ser e fazer feliz.
Bom trabalho!
Você já obteve aqui várias boas respostas, por isso vou acrescentar apenas um comentário: VÁ. Siga o caminho que for, mas vá em busca do que você deseja. E se existem dúvidas, a psicoterapia só tem a ajudar. Abraços.