Como saber se eu tenho toque de pensamento? Toque de pensamento é diferente de pensamentos automátic

14 respostas
Como saber se eu tenho toque de pensamento? Toque de pensamento é diferente de pensamentos automáticos?
Olá ! Não é possível realizar diagnóstico pela internet. O correto é você marcar uma consulta com um Psicólogo para que seja feita uma avaliação correta. Tudo que for respondido aqui pode te confundir ainda mais e te causar ansiedade. Depois de devidamente avaliado, o profissional poderá te ajudar em um tratamento adequado. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Seria necessário entender melhor o que significa "toque de pensamento" para você e a situação como um todo, não sendo possível oferecer um diagnóstico por esta via. Procure um profissional psicólogo, ele irá ajudá-lo a entender e investigar melhor seus sintomas e elaborá-los para melhora-los. Espero que fique bem!
Pensamentos obsessivos podem estar presentes no TOC , sem necessariamente ser seguido de comportamentos compulsivos. Para fechar essa análise, vc precisa de uma avaliação clínica com psicologo/psiquiatra.
Sim, toc de pensamento é diferente de pensamento automático. Mas, para que possamos avalia-lo é necessária uma consulta com um profissional psicólogo.
Oi, como vai? Leve as suas questões para o psicoterapeuta. O que está identificando como pensamento automático em vc? Como vc reage a eles? Bom caminho pra vc. Abs
Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiencias. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Boa tarde! O de pensamento é diferente de pensamento automático. Mas você deve procurar um profissional da psicologia para entender melhor o que está acontecendo.
Olá, tudo bem?
De fato é necessário uma avaliação apropriada. É que o que você está chamando de "TOC do pensamento" se encaixa em muitas coisas.
Mais importante do que enquadrar isso, seria tratar não é? Um psicólogo pode te ajudar a compreender e a tratar.
Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Uma pequena correção: "toque de pensamento" talvez seja do "toc" que você ouve pessoas falando. Esse TOC se refere a Transtorno Obsessivo Compulsivo. Assim, "toc de pensamento" não faz sentido. O que acontece no TOC são Pensamentos Obsessivos, ou seja, ideias, imagens, lembranças e etc que invadem a mente de forma involuntária e repetitiva, gerando incômodos devido ao fato da excessiva repetição. Já pensamentos automáticos são quaisquer pensamentos que passam pela nossa cabeça. Eles acontecem o tempo todo, e muitas vezes nem são percebidos. Podem também ser geradores de algum sofrimento, mas muito mais devido a distorções na interpretação do que pela repetição obsessiva. Deste modo, se quiser saber qual desses você tem, marque uma consulta com um Psicólogo Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental que ele vai te ajudar.
Boa tarde,
Você precisará passar por uma avaliação psicológica ou psiquiátrica para obter tal resposta.
Att,
O diagnóstico só é possível a partir de consulta que pode ser presencial ou online.
A maioria da população apresenta pensamentos automáticos e a grande diferença é o descarte do mesmo.
Sabe-se que a causa do Toc é multifatorial, o conteúdo do pensamento que invade a mente de quem tem este tipo de transtorno o impacta demais, a pessoa supervaloriza o pensamento e o interpreta como verdadeiro, embora ele não faça nenhum sentido, ela se apega, se agarra ao pensamento e acaba aprisionada no Ciclo do Toc (pensamento - ação - alivio - pensamento - ação - alivio..) e isso acaba interferindo no funcionamento ocupacional, familiar, na convivência com outras pessoas...e os conflitos surgem.
Ha quem diga: eu não tenho Toc porque não faço nenhuma ação, eu não lavo as maos, não acumulo, não faço nada! porém mentalmente fica contando, orando, neutralizando...(este é o comportamento encoberto, essa é a compulsão mental). É Toc.
Olá, tudo bem? O TOC é um transtorno complexo e ele nao esta ligado apenas ao pensamento, mas em rituais e co portamentos, e a procrastinação será uma das consequências dele, principalmente se ela está relacionada a traços de perfeccionismo na execução das tarefas, ou da falta de motivação. O comportamento de procrastinar vai muito além de uma falta de clareza e organização, ele é um comportamento de esquiva de uma situação aversiva, nesse caso será relevante conhecer as emoções que são acionadas ao iniciar uma rotina e os pensamentos associados. Recomendo buscar um profissional, pois é impossível avaliar a causa de uma dificuldade com base apenas em um recorte da sua experiência. Beijos!
Olá! Se vc se refere a "toque de pensamento" a pensamentos obsessivos, não, não é a mesma coisa que pensamentos automáticos. Normalmente, os Pensamentos automáticos, são disfuncionais e como o nome já sugere, se manifestam de maneira inconsciente e portanto automática, fazendo com que o sujeito permaneça fazendo sempre a mesma coisa do mesmo jeito. Já os pensamentos obsessivos, podem trazer muita ansiedade e angústia, por serem repetitivos. A psicoterapia associada a psiquiatria ajudam muito a minimizar esses pensamentos de repetição, trazendo melhora nos sintomas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.