Descobri que meu marido teve uma relação extraconjugal há 15 anos. Mesmo tendo perdoado não consigo

39 respostas
Descobri que meu marido teve uma relação extraconjugal há 15 anos. Mesmo tendo perdoado não consigo deixar de lembrar o que aconteceu. Tenho crises de choro e fico constantemente querendo saber detalhes do caso. Existe alguma terapia que me ajude a apagar da memória o passado?
Memórias que são guardadas sejam elas boas ou más, são registros que precisamos ter e fazem parte de nossa história. Elas podem ter se tornado um trauma e portanto qualquer sinal de risco, elas retornam fortemente e nos fazem sofrer.
A terapia, ajudará você compreender melhor essa situação na época do ocorrido e sua escolha de permanecer nesse casamento bem como você lida com isso agora. Essa aceitação ou não do fato é que vai determinar se essa lembrança ficará apenas como um registro de um momento doloroso mas que pode ser superado, ou se ela se tornará um sofrimento constante.

Percebo que está angústia vem te acompanhando há 15 anos. Você não conseguir elaborar este luto.
Qualquer abordagem da psicologia lhe ajudará neste processo.
Busque ajuda é importante para você!
Abraços.
Olá, procure um psicanalista na sua região para que através do processo analítico você venha realizar a elaboração dessas questões assim como de outras que possam lhe trazer sofrimento, desconforto ou inquietação.
Olá, não existe fórmulas para apagar experiências ruins. A terapia te ajudará a elaborar e compreender melhor oque aconteceu e assim você se sentirá melhor. Todas as experiências sejam elas boas ou ruins são a base da nossa construção de vida.
Penso que você não irá esquecer o fato, porem existem abordagens que irão lhe ajudar a se fortalecer e cuidar de sua auto estima. A psicologia positiva pode te ajudar demais.
Olá. A abordagem psicanalítica te ajudaria na oportunidade de elaboração dos fatos vividos por você, possibilitando a criação de novos sentidos. Através desse processo, a sua história não será apagada, mas sim, transformada. Se dê essa chance! Estou à disposição.
Olá! Acredito que seria importante antes da terapia de casal uma individual pra você. Existe uma confusão sobre os sentimentos e esse movimento possivelmente está refletindo na sua relação. Perdoar passa por aceita que não implica em concordar com o ato, mas liberar o outro do castigo/prisão e automaticamente se auto-liberar...existem conflitos, vivências e rasgo da sua personalidade que estão pesando nesse processo. Invista em uma psicoterapia, será importante e libertador. Abraço.
Trabalho com a abordagem EMdr, nova no Brasil, mas com resolutividade em conflitos emocionais, depressão, fobias, ansiedade, etc. Essa terapia tem comprovações de seus resultados através de ressonância magnética e testes de pesquisa com grupo controle. Somente médicos e psicólogos certificados podem aplicar as técnicas dessa abordagem. Boa sorte na resolução de seu problema.
Olá! Elaborar o ocorrido com a ajuda de um psicoterapeuta será muito importante. Trabalhar suas crenças limitantes melhorar sua auto estima. Grande abraço.
Ir por esse viés de apagar o passado da memória não é o caminho produtivo, é como enxugar gelo, sempre haverá um lugar da memória que o passado estara lá. A psicoterapia caminha no sentido de conviver com o passado de forma saudável através do auto-conhecimento e de um entendimento de si mesmo, elucidando sentimentos ainda não compreendidos, como o de querer saber detalhes do caso. Um abraço.
São imprevisíveis os efeitos de um acontecimento, seus significados e desdobramentos. Possivelmente há algo que lhe é desconhecido (inconsciente), sobre o que ocorreu. Em não decifrar de que se trata, você apenas irá responder com emoções (choro) e sua angústia poderá crescer ainda mais. Acredito que a psicanálise seja mais indicada, para aprofundar nos significados inconscientes desta questão.
Terapia de casal, abordagem EMDR pode ajudar.
Olá, tudo bem? Terapia de casal é excelente para ajuda-la a vivenciar as dificuldades do casal e encontrar um diferencial na relação de vocês. Mas independente da terapia de casal que exigirá um maior esforço para a elaboração destes acontecimentos a terapia individual que é uma opção que poderá ajudá-la bastante. Tudo de bom!
Não há terapia que apague memórias ruins. A psicoterapia poderá te auxiliar a lidar melhor com esse fato desagradável que lhe aconteceu, de maneira que isso lhe faça sofrer menos e permitindo que seja mais feliz. Pelo visto tentar lidar com isso só não está funcionando, recomendo que procure a ajuda de um psicólogo e comece a sua psicoterapia.
Começaria por uma terapia individual e avaliar com o tempo a necessidade de uma terapia de casal. Muitas histórias precisam ser contada antes e que na presença do parceiro ficam para trás ... a não ser que você ja faça terapia individual. Boa sorte
Olá. Percebo o sofrimento que esta situação do passado tem afetado o seu momento presente. Não há como apagar memórias (muitas vezes é o desejo de alguém que está em sofrimento), porém na terapia com um psicólogo, você terá a oportunidade de olhar para essa história, a ponto de compreendê-la no que diz respeito a como você vivenciou naquele momento e encontrar caminhos para você poder lidar com ela no presente.
Abraços!
Primeiramente, lamento muito por permanecer nesta memória carregada de mágoas e decepções. E sinto muito também em dizer que não perdoou. Perdoar é ir até o passado e voltar ileso. Ainda há mágoas, sentimentos de culpa e deseja saber o porquê de ter sido traída. E apagar memórias não é o recomendado e nem possível. Mas pode ressignificar suas memórias. Pode e deve ressignificar o que pensa a seu respeito. Encontrar a verdade sobre si. Culpa e ressentimentos não é a verdade de nenhum ser humano. Mude seus pensamentos, elimine os julgamentos e o sofrimento desaparecerá.
Beijos, espero que fique bem! Você pode, é capaz e isto é muito possível.
Precisa fazer psicoterapia para alívio dessa angústia que está te minando, mas infelizmente não irá esquecer, mas com a psicoterapia você será cuidada e orientada a lidar melhor com essa história de sua vida e falando sobre suas tristezas e angústias irá reduzir e melhorar esses sentimentos que estão dentro de você. Fazer atividades físicas também é muito importante porque você produzirá substâncias químicas (serotonina, noradrenalina, endorfina, adrenalina, dopamina, histamina) em seu organismo que trará um equilíbrio fisiológico que também pode estar em desequilíbrio aumentando essa angústia.
Olá! Quando de fato o perdão existe, as lembranças não deve causar angústias. É muito comum as pessoas perdoar alguém verbalmente, mas psicologicamente os traumas continua causando danos e frustrações. O ideal e você procurar uma terapia para resolver os conflitos.
Olá! perdoar você não perdoou, tanto que ainda se lembra... você precisa de uma Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Situações de traição são realmente muito difíceis de lidar... são muitos aspectos em questão: personalidade dos envolvidos, relacionamento, valores pessoais, enfim, é preciso muita disposição para a elaboração da situação. É possível perceber que o sofrimento persiste ao longo dos anos, e talvez vc tenha chegado a conclusão de que precisa fazer alguma coisa com essa dor. Não há duvida de que a psicoterapia irá te auxiliar, pois ela permite que vc entre em contato com esse sofrimento de maneira a compreende-lo dando-lhe um sentido. O que não é dito, não é elaborado, portanto, falar do problema permite que vc entre em contato com ele utilizando suas capacidades para integrá-lo. Existem conflitos que não possuem solução, eles existem para serem simplesmente aceitos. A questão é conviver com eles e descobrir maneiras de ser feliz, de estar em paz, apesar deles... Procure ajuda psicológica, vc terá recursos fundamentais para melhorar sua qualidade de vida. Fique bem...
Bem, realmente é notório que esta situação provocou e provoca em você sofrimento, alem de gerar duvidas, inclusive quanto a possíveis falhas que você acredite que tenha cometido e de certa forma se culpabilize, por isso seu desejo de saber detalhes do que aconteceu na intenção de encontrar suas possíveis falhas.As pessoas sempre procuram meios de esquecer tais fatos, porem, para isso não existem chaves de liga/desliga, as coisas de nossa cabeça (mente) bom seria se fosse assim. O que lhe recomendo é buscar um apoio terapêutico para fortalecer seus vínculos, dá sentido e significado aos acontecimentos e acredito que a terapia lhe dará o suporte necessário para se estabilizar e dar continuidade a sua vida.
Olá!
Minha orientação para você é que inicie com psicoterapia individual.
Existem várias abordagens que com certeza irão contribuir com a forma com que você ainda está se relacionando com o evento passado.
Apagar memórias ainda não é possível, pois cada uma delas está cheia de conexões em todo o cérebro, o que torna bem difícil apagá-las.
Segundo pesquisas, não são exatamente as memórias que causam a dor, mas associações que fazemos com ela. E, cada vez que revisitamos a mesma, ela se torna mais forte e presente do que antes, em um processo chamado de reconsolidação.
Sendo assim, compreender o que te prende, o que te faz voltar sempre a essa situação e elaborar novas maneiras de lidar com ela são fundamentais para que você avance e consiga vivenciar plenamente a sua relação.
Forte abraço
"Apagar a memória", por mais desejável que pareça, não é possível e nem saudável.
Você tem e pode desenvolver recursos de enfrentamento para lidar diretamente com a situação atual e com todo esse histórico, podendo avaliar a questão e decidir qual é a melhor atitude a ser tomada para melhorar a sua qualidade de vida. Este é um desafio que exige investigação e crescimento pessoal - não é adequado que ele seja ignorado ou esquecido.
Entendo que você está solicitando uma ajuda para lidar com esse acontecimento. Não há como apagar uma memória, mas há como desenvolver outras meios de lidar com ela. Pelo seu relato, parece que ela tem servido apenas para te magoar e te torturar. Há muita coisa que não foi dita quanto a isso. Por que você escolheu perdoar seu marido? Como você se sente enquanto mulher e esposa? Sem atravessar essas questões fica complicado construir um novo jeito de lidar com o passado, mas sobretudo com o presente. Iniciar um processo analítico pode ser fundamental para que consiga reconstruir uma boa relação conjugal com seu marido.
Olá. Os sentimentos ruins que nos invadem quando acontece uma traição muitas vezes parecem insuportáveis, por isso você quer se livrar desses sentimentos tão ruins. Porém, por mais que você tente apagar memórias e sentimentos, não conseguirá, o que te trará mais sentimentos ruins e frustrações. O que você precisa é aprender elaborar melhor esse sentimento e adquirir habilidades para lidar com essa frustração. Você precisa de um apoio individual para pensar sobre o seu casamento. Por isso, é altamente recomendável que você procure uma psicoterapia individual, com um bom psicólogo.
A psicoterapia tem ajuda. Voce pode ate lembrar mas o veneno pode ser neutralizado e nao lhe fara mais mal. E preciso perdoar de verdade. Sem perdao nao existe relacao sadio porque todos somos imperfeitos e magoamos o outro.
Uma traição pode abalar a coesão de um casamento trazendo irritabilidade, intolerância e dificuldade em lidar com as diferenças do outro. Pode suscitar uma angústia grande (como você está sentindo) pois o acontecido abala sua autoestima, entre outros aspectos do nosso narcisismo, aguçando uma patologia que requer uma escuta especializada, num tratamento para suportar a dor e o luto da separação.Comece cuidando de você: não se desqualifique mas procure um terapeuta que possa acolher a sua dor. Invista em você!
A única solução para seu sofrimento, encontrará através de psicoterapia. Esse sofrimento a tantos anos, deixa claro que esse assunto não está nada resolvido e se não trabalhado psicologicamente, esse fantasma estará sempre por perto, uns momentos mais outros menos, mas estará. É uma questão muito delicada, para qual tens uma escolha difícil que demanda coragem para buscar ajuda adequada ou força para continuar sofrendo desta forma.
Todos nós usamos as ferramentas que a vida apresenta de formas distintas. Sua memória não vai apagar. Mais você pode ressignificar esse acontecimento e fazer com que essa ferida fechada, se torne uma cicatriz de um memorial de superação.
Entenda que no casamento, os dois são responsáveis pela manutenção do mesmo. Se você perdoou, refaça sua história e acredite que é possível uma novo modelo de funcionar entre você e seu marido para restabelecer os vínculos perdidos, inclusive o vinculo da confiança.
Viva uma " meta- noia" mude sua mente. Refaça seus trajetos de dor, para trajetos de amor e superação.
O perdão é uma dádiva para os fortes.
E você é forte e pode ser tornar ainda mais forte com uma terapia focada na resolução do seu conflito.
Abraços
Exatamente para esquecer o fato, não existe, mas há maneiras de compreender, por meio da Terapia de Casal ou Individual, o momento em que ocorreu e ressignificar a experiência, desta forma, o sofrimento pode diminuir. O Diálogo entre ambos, considerando suas questões que foram abaladas e as questões do seu parceiro podem contribuir para o processo de compreensão e um novo começo na relação de vocês. Um ponto importante a ser considerado é que o relacionamento extraconjugal pode não ter ocorrido por algo que faltou em você. Há muitas considerações a serem feitas por ambos para vida conjugal, lembrando que relacionamento é uma via de mão dupla e a saúde do relacionamento familiar depende da saúde dos elementos que a compõe. A busca por Psicoterapia será grande aliada na recuperação do elo de confiança.
O vai e volta das lembranças reativa desconfiança no esposo e em você mesma e mina suas energias e a alegria. Um tipo de melancolia que pede uma resolução firme de elaborar e finalizar o luto. A indigestão emocional tem também sentido espiritual. O perdoar é um processo que nos livra do passado. Você tem recursos internos para superar e avançar rumo ao futuro.
Olá!!
Geralmente desejamos esquecer o que nos aflinge, mas nem mesmo com a terapia isto é possível. O que eu percebo é que você está a muito tempo sem conseguir elaborar tal situação. Sugiro que busque primeiramente terapia individual, assim poderá aprender a lidar melhor com tal situação. Estou a disposição.
Boa noite! Esse sofrimento e decepção marca muito a vida das pessoas. A terapia não faz esquecer, mas ela possibilita você dar um novo sentido a sua dor. Compreendo sua dificuldade em procurar ajuda, mas, não permita que essa angustia vire outros sentimentos. Procure ajuda de um profissional.
Você tem indicação para psicoterapia individual para superar essa situação traumática e te fortalecer. A vida apresenta uma série de situações que oportunizam que a gente supere e aprenda novas formas de enfrentar e lidar com situações difíceis. A terapia também melhora a autoestima e consequentemente nos torna mais seguros e com capacidade de fazermos escolhas mais saudáveis.
Com certeza este estado em que se encontra, persistente de um fato ocorrido há 15 anos exige cuidados médicos especializados - psiquiatra e encaminhamento para uma psicoterapia . O fato principal é que você continua paralisada no acontecimento, com comprometimento de viver o hoje. Você merece ter qualidade de vida.
Nao é facil passar por essa dor durante 15 anos. Procure uma terapia especializada em traumas, como a terapia cognitiva, ou terapia do esquema, você poderá sim, lidar com isso de forma diferente. Certos acontecimentos reativam alguns traumas que talvez ja existiam antes, como p exemplo, um sentimento de nao poder confiar, de ser passada p trás. Isto pode ser trabalhado em psicoterapia, embora nao apague as lembranças, isto pode ser amenizado, perder a força ou a ativação destas crenças, todas as vezes que pensa nesse assunto, fazendo com que vc reviva a experiencia de dor. Se for tratado, vc recupera sua qualidade de vida, pode ver com mais clareza e segurança as características boas que ainda podem restar desse relacionamento, fazer um balanço do que vale a pena ou nao, com decisões mais realistas e depois sim, podem decidir por uma terapia de casal.Boa sorte
Bom dia.
De fato, você deseja apagar essa memoria? O que de positivo ganharia com isso? Para que servem as nossas memorias?
Sugiro para você uma releitura desse sentimento que alimenta a tanto tempo... Procure ajuda profissional e traga essa dor com intenção de resinifica-la... Nossas lembranças são nossa vida, apaga-la não te ajudaria a resolver as suas questões com seu par, ao contrário disso, olhar a situação de frente, perceber o que levou a essa traição, ajudaria os dois a ter uma relação mais honesta e feliz. Aprenderá a observar-se e resinificar problemas, dando novos sentidos a eles.
Busque ajuda profissional.
Abraço.
Olá! A psicoterapia não apagará essas lembranças para poderá te ajudar tanto para que não fique se "remoendo" com esses pensamentos quanto com a ressignificação de sua relação. os fantasmas de uma traição podem ficar rondando e prejudicando a sua relação caso não dê atenção a isso, mesmo que tenha acontecido a bastante tempo, como é o seu caso. Sugeriria junto com uma terapia individual a terapia de casal para que vocês pudessem, juntos, dar um novo rumo à relação de vocês. Um abraço e sigo à disposição!