Descobri que tenho transtorno alimentar seletivo, tenho isso desde um ano e descobri sozinha agora que

12 respostas
Descobri que tenho transtorno alimentar seletivo, tenho isso desde um ano e descobri sozinha agora que tenho 16. Como faço para me tratar sabendo que não conto com apoio da minha mãe que acha que é frescura?
Olá! Todo e qualquer distúrbio alimentar ocorre no processo educacional dos pais com seus filhos. Os medos dos pais podem vir a se tornar medos dos filhos; o medo de comer isso ou aquilo ou de não comer isso ou aquilo...etc... pode levar a criança a manifestar esses distúrbios. Os pais latinos brasileiros não gostam de assumir responsabilidade nos "defeitos" de seus filhos. Busque por Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!

Você pode tentar demonstrar para a sua mãe o quanto o transtorno afeta na sua vida, mostre a ela que está lhe causando sofrimento e te prejudica. Te aconselho a procurar por um psicólogo, se sua mãe não concordar e consequentemente você não puder procurar por um psicólogo particular, procure por clínicas escolas de psicologia e pelo atendimento através do SUS que são serviços que oferecem psicoterapia gratuitamente.
Não deixe de procurar por um profissional!
Espero ter ajudado.
Concordo com praticamente tudo que foi esclarecido para vc ,porém muitas vezes nos identificamos com sintomas que caracterizam algumas "doenças " Somente o profissional especializado sabe diagnosticar,se vc ainda tem contato com o pediatra,entre em contato,ou um clinico geral que conheça, pq primeiramente precisa ter um diagnóstico com aval de um profissional da saúde,como vc é bastante esclarecida,vai conseguir
Antes de mais nada, o diagnóstico de transtorno alimentar deve ser dado por um especialista. Por você ser menor de idade, é importante buscar apoio de um responsável adulto. Como você não tem sentido muito apoio da sua mãe, é importante pensar em outras pessoas que podem te ajudar como avós, tios e parentes mais próximos. Busque ter uma conversa franca e buscar apoio. Com certeza as pessoas próximas se disponibilizarão a te ajudar.
Att. Mariana Antony
Olá, é importante compartilhar com seus familiares, tem mais alguém a quem pode contar? O transtorno alimentar seletivo, é um distúrbio caracterizado pela rejeição há muitos alimentos, a família deve ser orientada a lidar com o transtorno tanto quanto o paciente. Os especialistas a quem pode buscar apoio são: médicos, nutricionistas e psicólogos. Ate mais,
Olá!
O fato de teres te dado conta da tua questão com 16 anos, já diz muito. Percebo que tens autoconhecimento e desejo em sair da situação a qual te traz prejuízo e sofrimento. Sugiro que busques uma psicóloga ou psicólogo com o qual possas te vincular bem, assim ganharás confiança, respeito e continente para assim buscar meios para atingir o bem estar psíquico.

Buscar indicações de profissionais pode ser válido para encontrar um adequado a ti.
Abraço!
Concordo com as respostas acima. Que bom que você identificou que talvez tenha um transtorno, deve estar te causando sofrimento e por isso quer ajuda. Então o melhor seria procurar um profissional para que este diagnóstico seja feito e depois iniciar o tratamento. O diagnóstico pode ser feito por psicólogo, psiquiatra e nutricionista e o tratamento também poderá ser feito por esses profissionais individualmente ou em equipe (depende do caso). Quanto antes você receber atendimento, melhor será. Busque falar de novo com sua mãe ou com outras pessoas que podem ser responsáveis por você (avós, tios) para que você receba este tratamento o quanto antes. .
Olá!
O tratamento para transtorno alimentar é multidisciplinar. É importante o acompanhamento de psicólogo, nutricionista e médico. Converse abertamente com sua mãe e explique que está precisando de ajuda.
Olá. Primeiro procure um profissional especialista em distúrbios alimentares.
Ele fará a avaliação e orientação necessárias.
Com certeza sua mãe será convocada para ser orientada, visto que você é adolescente e não tem independência para tomar decisões sozinha sobre sua vida.
A terapia familiar vai ajudar no relacionamento.
O fato de você desejar ser ajudada é uma força motriz que vai fluir ao seu favor. Sua mãe por falta de informação pode achar neste momento que é frescura, porém quando ela entender o que está acontecendo vai lhe ajudar.
Enquanto isso procure um adulto que você confie e abra seu coração. A escola pode lhe fornecer tanto este cuidado inicial e quanto uma mediação com sua mãe.
Seja perseverante em se cuidar e tudo fluirá a seu favor. O auxilio profissional é importante e sua busca por tratamento é fundamental. Alinhado isso, se submeta ao tratamento e viva novos ciclos em sua vida.
Abraços
Oi! Primeiramente você deve buscar o diagnóstico concreto com um psicólogo. O transtorno alimentar restritivo evitativo está ligado a dificuldade em comer determinados alimentos, de acordo com a cor, textura, aromas e temperatura. Resultando em alguns casos, em grave dificuldade em se alimentar. Para o tratamento você deve buscar apoio com um psicólogo e ou Psiquiatra, buscar a causa para o medo e rejeição alimentar, traumas alimentares da infância também podem estar associados ou paladar mais aguçado. Uma nutricionista também será de suma importância para poder te auxiliar na retomada a esses alimentos que deve ser lento, gradual e muito bem orientado.
Olá. Obrigada por compartilhar sua história conosco. Respondendo ao seu questionamento é importante que você procure o auxílio de um profissional habilitado. (Médico, Nutricionista e psicólogo), diante dessa dificuldade com sua mãe, procure ajuda de outro responsável (tia, avó etc) ou um adulto que possa conversar com sua mãe a partir de outra perspectiva. Na sua escola, por exemplo, é possível conversar sobre isso com alguém e pedir ajuda? A psicóloga escolar pode te ajudar a facilitar esse diálogo. Espero ter ajudado.

Att, Rafaella Lopes