E normal ter recaídas no tratamento da ansiedade? Mesmo depois de alguns meses de tratamento, medicado

16 respostas
E normal ter recaídas no tratamento da ansiedade? Mesmo depois de alguns meses de tratamento, medicado e uma boa melhora? E normal?
Sim, é normal ter recaída, podem ser ativadas por uma situação muito estressante ou repetição de padrões de comportamentos. A TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental) trabalha com prevenção de recaídas para um tratamento mais efetivo, ensinado o paciente a lidar com situações que possam desencadear uma crise.

Olá! Como você mesmo(a) mencionou, percebeu boa melhora com o tratamento. Essa recaída mencionada pode não ter a ver com uma piora no seu quadro, mas sim com o fato que está encarando algumas mudanças que estão sendo propiciadas pelo cuidado com sua saúde mental. Quando cuidamos dessa área, tendemos a nos relacionar de forma diferente com o mundo e com nós mesmos. O tratamento psicológico, seja para qual sintoma for, dá a chance de nos fortalecermos internamente para conseguirmos lidar com as questões da nossa vida e rotina.
Se está seguindo o tratamento corretamente, preferencialmente com o apoio de psiquiatra e psicólogo em conjunto, esse acontecimento provavelmente não se trata de uma recaída, mas sim de uma nova vivência... e tudo que é novo pode assustar no começo.
Fale com os profissionais que te acompanham para se certificar que está tudo dentro do esperado.
Continue se cuidando! Um abraço!
A inteligência emocional depende de nossa idade afetiva.

Tal instância vem a ser uma "plataforma"que usaremos para lidar com os necessários desafios ao longo da curva existencial.

Usar um sistema de crenças ainda imaturo para determinado episódio existencial acaba por gerar sintomas, dentre eles a ansiedade.

O tratamento biológico (medicamentos), trata dos sintomas mas não investiga a causa, sendo usado unicamente com o objetivo de obter atenuação dos sintomas, nào sendo portanto resolutivo e ensejando à ocorrência de recidivas quando não associado ao tratamento psicológico( psicoterapia).

A terapia resolutiva requer uma revisão desta "plataforma", onde o terapeuta irá investigar juntamente com o analisando , as atitudes legítimas que deverão ser mantidas, bem como as ilégítimas, causadoras dos sintomas, que necessitam de correção.

A regressão dos sintomas ocorrerá em função das retificações necessárias, permitindo a retirada progressiva da medicação.
O importante é que recaídas não signifiquem recomeço. Assim remetem a evolução, normais em qualquer processo. Dar um passo para trás, não significa recomeçar toda caminhada. Seja calmo, saiba esperar e confiar no processo. Buscar recursos para lidar com sua ansiedade, confie no trabalho de médico e psicologo.
Em todo tratamento existem estas chamadas”recaídas”, pode ser porque ainda precisa de mais tempo no acompanhamento médico e psicológico, e devido à situações novas, que te retornam ao motivo da ansiedade e outras causas. Mas o principal foco agora é não pensar em recaída, mas que o processo ainda não terminou. Saber lidar com a ansiedade deve ser primordial para se sentir melhor.
É importante a continuidade da terapia para que possa estar lidando com a ansiedade. Em seu dia a dia, surgem situações novas que podem lhe causar ansiedade..
Minha indicação é que continue na terapia onde i a tendencia é diminuir este sintoma gradativamente..
Olá! A ansiedade pode ser normal ou patológica. Erroneamente as pessoas confundem tratamento com cura. Estar ansioso ou ficar ansioso e normal do ser humano, mas ser ansioso é uma patologia. No entanto, as recaídas ocorrem quando o tratamento é interrompido antes de ocorrer a cura.
Durante o tratamento em Terapia cognitiva comportamental, o psicólogo ensina ao paciente a prevenção contra recaídas. Quando acontecem recaídas nas quais o paciente não consegue sair é necessário voltar às sessões para uma nova terapia para responder melhor as recaídas.
Espero te-lo ajudado
Olá!

Vale a pena ter em mente que a ansiedade é uma emoção que todos temos e que pode ficar mais forte dependendo do que estamos vivendo no momento.

Por isso, não se trata de eliminar a ansiedade por completo, mas sim de poder se explorar melhor o que você está vivendo e como isso tem refletido no aumento da intensidade da sua ansiedade.

Neste caminho você poderá ter mais clareza sobre a sua própria maneira de se relacionar com o que está acontecendo e descobrir muito mais sobre si.

Então, é importante sim que fale sobre a ansiedade que está sentindo para alguém que conseguirá escutar o que você está dizendo (este alguém é, por excelência, um profissional da área psi).

Não para eliminar a ansiedade da sua vida, mas para ajudar você a encontrar suas próprias novas maneiras de viver o que acontece.

Até mais!
Olá! Isso pode acontecer sim. Vc foi medicado e foi alguns meses na terapia e deve ter sido proveitoso. Vc talvez tenha sentido uma melhora e provavelmente parou a terapia, contudo isso indica que há mais coisas para vc trabalhar.
Verifique se houve "gatilhos" ou "disparadores" para essa piora. Observe o que acionou a volta desses sintomas e minha recomendação é que vc busque um psicólogo que trabalhe com EMDR e/ou Brainspotting na sua cidade, pois ele vai te ajudar a reprocessar essas vivências (só que de forma cerebral - mais efetiva comparado a outras abordagens) que ainda fazem sintoma em vc. Um abraço!
É possível. Para que recaídas sejam evitadas e/ou minimizadas, é preciso dessensibilizar os circuitos neuronais que podem ser ativados automaticamente, sob circunstâncias causais ou não. A abordagem para casos como o seu chama-se EMDR ou estimulação bilateral.
Sim, recaidas sao normais no processo de cura. Voce tinha velhos e enraizados maus habitos que precisam ser mudados para melhores habitos saudaveis. Cultive a sua fe. Acredite num Criador amoroso como ensina Jesus, acredite em voce, no seu futuro...e acredite nas pessoas que amam voce.
Olá. Ansiedade é controlada pois ela é que nós motiva a estar prontos para desenvolver atividades.
Quando ela fica num nível exagerado e que nos prejudica, então procuramos um tratamento a fim de compreendermos o mecanismo da ação da ansiedade em nossa vida
Recaídas no tratamento faz parte da composição de uma nova postura e proposta de vida
Olá! Qualquer tratamento é possível uma recaída, mas isso não quer dizer que o "normal" sempre é bom.
A melhor forma de lidar com isso é reconhecer que errou e consertar o erro antes que fique pior.
Sim, recaídas são normais. Ocorrem principalmente quando ainda não se conhece mais profundamente as origens biopsicossociais da ansiedade. Por isso é importante continuar a psicoterapia mesmo com a remissão desse sintoma.
Embora seja crônico e flutuante com períodos de agravamento e remissão dos sintomas, a psicoterapia juntamente com a medicação tem taxas de sucesso consideráveis com a minimização e controle dos mesmos.
Então, não é raro voltar a ter episódios de ansiedade, isso não quer dizer que seu tratamento não esteja sendo eficaz.
Um bom entrosamento e uma boa relação com seu psicólogo é importante para que você se sinta à vontade e tranquilo para tirar suas dúvidas em relação ao seu tratamento e também para perceber a receptividade do profissional.
A função do psicólogo é acolher você em toda sua dificuldade, todos os seus medos, todas as suas angústias e principalmente suas expectativas.
O trabalho terapêutico depende muito do reconhecimento e do desejo de tratamento. É um tratamento mútuo, um tratamento em conjunto.
Acreditar na eficácia e decidir investir na sua própria vida em um processo terapêutico, é sempre a escolha mais acertada.