A superdotação ou altas habilidades pode ser considerado um transtorno de aprendizagem ? suspeito

23 respostas

A superdotação ou altas habilidades pode ser considerado um transtorno de aprendizagem ? suspeito que meu filho tem esse transtorno ,quais os testes para fazer o diagnostico ?
Conforme a sua pergunta, eu sugiro que você recorra ao atendimento de médico clínico, pois este profissional será capaz de esclarecer as suas perguntas e/ou encaminhar a outras especialidades. Convém informar que é adequado procurar algum psicólogo de sua confiança para que assim faça um levantamento psicológico de abordagem cognitiva tendo como objetivo buscar elementos que sejam facilitadores para a gestão de comportamentos estratégicos do paciente e, assim, melhorar a qualidade deste na vida familiar e social.

Algumas crianças com altas habilidades podem apresentar alguns "sintomas" de transtornos, porem não pode ser considerado um transtorno de aprendizagem.

Alguns indivíduos apresentam impaciência, inconformismo, egocentrismo entre outros comportamentos que podem se assimilar a transtornos psicológicos. Mas não necessariamente tem efetivamente tais transtornos.

Para um diagnostico mais preciso se faz necessário buscar um profissional especializado, como um psico-pedagogo.

Testes caseiros não aconselharia a efetuar, pois o diagnostico pode ser errôneo, trazendo mais malefícios do que benefícios para seu filho. Mas a dica é sempre incentivar, para desenvolver suas habilidades, ou mesmo direcioná-la.
A estimativa de superdotados brasileiros varia entre 3,5 a 5% da população geral. Geralmente o QI médio da população brasileira está entre 100 e 110. Como você não informou a idade do seu filho é impossível estabelecer quais os testes de avaliação intelectual a serem aplicados, por isso recomendo procurar um psicólogo e não outro profissional para avaliá-lo. Mas não bastam apenas os testes, serão necessárias entrevistas. Caso se confirme superdotação é aconselhável colocá-lo em escola adequada para esses casos aonde ele possa explorar possíveis potenciais.
Complementando as respostas anteriores, seria interessante realizar uma avaliação neuropsicológica. Neste caso, além da avaliação do funcionamento intelectual, poderão ser investigadas habilidades comprometidas, humor, comportamento, aspectos psicoafetivos, comorbidades... Através desta avaliação, a escola e familia poderão ser orientadas da melhor maneira.
Olá! As altas habilidades ou superdotação, como é mais conhecida é pouco explorada no âmbito escolar brasileiro. Há o mito de que a criança deva ser bom em tudo, o que não corresponde á realidade, e dificuldades podem ocorrer com semelhança a transtornos de aprendizagem. Inclusive alguns casos são diagnosticados como TDHA. É preciso avaliar caso a caso e a posteriori buscar o melhor caminho de desenvolver as habilidades e trabalhar as dificuldades. Atualmente o WiSC-4 é o instrumento mais utilizado para avaliação por psicólogos.
Abraços.
Todos os colegas já responderam , gostaria de complementar que, a superdotação precisa ser assistida de perto, a pessoa em questão, necessita de orientações para que aprenda a lidar de maneira saúdavel com seu desenvolvimento intelectual .
Grande Beijo
Concordo totalmente com dr Thiago e necessário avaliar os sintomas pois cada caso é um caso! Um especialista em psicopedagogia vai avaliar problemas de aprendizagem. Boa sorte!
O que você diz é uma indicação para procurar um psicólogo que trabalhe com crianças. Ele fará uma Avaliação Psicológica com seu filho e diante disso, proporá uma terapêutica de acordo com a avaliação realizada.Se você não tem a indicação de um profissional, converse com a escola, na maioria das vezes, conhecem o trabalho de profissionais para indicá-la.. Espero ter contribuído para esclarecimento das suas questões. Boa sorte.
Procure um psicólogo de sua confiança, ou instituiçôes que trabalha com esse público.
Primeiro seria legal passar por um neuro e talvez ela vá indicar para você levar seu filho para um avaliação neuropsicologica que é uma avaliação um pouco cara e leva ate 10 sessoes
Olá, oriento que procure um neuropsicólogo, ele poderá avaliar seu filho e caso necessário encaminha-lo a outro profissional.
Existe testes psicológicos reconhecidos e que podem avaliar essas habilidades como o WiSC-4, porém, não é apenas o diagnostico o importante, mais todo o processo que precisa se trabalhar com a criança, a família e a escola.
Olá! Como vai?
Não, Altas Habilidades (antiga superdotação) não pode ser considerada um Transtorno de Aprendizagem. Altas Habilidades está relacionada diretamente com a capacidade cognitiva geral (inteligência). Já os Transtornos Específicos de Aprendizagem se referem às habilidades escolares circunscritas (leitura, escrita, aritmética). Portanto, são transtornos referentes a domínios cognitivos distintos e com impactos funcionais também diferentes.
Cordialmente,
Victor.
Nem sempre um teste vai ou não validar este transtorno, contudo, indicaria primeiro procurar um médico especialista que realmente confirme este fato, depois sugeriria os cuidados mais importantes para cuidar do seu filho. Entendendo para mim como profissional, que superdotação e grandes habilidades seja um transtorno.
Em seguida, penso que sim, uma psicoterapia para lidar com este fenômeno seria importante.
Bom dia, acredito ser necessaria uma avaliação com neuropsicologo, ele atraves dos testes vai saber avaliar o grau de abilidade e/ou inteligencia do seu figlio. Uma vez que se tem um diagnostico e saber com mais objetividade se ele tem transtorno ou não se pode pensar a um possivel acompanhamento do psicologo ou psiquiatra ou de qualquer outro tipo de ajuda; o importante é adequar a ajuda as suas necessidades. Espero ter ajudado.
Olá, a superdotação não é um transtorno, o que acontece é que algumas vezes a pessoa pode apresentar além das altas habilidades alguma comorbidade. Não trabalho com o tema, porém indico uma psicóloga especialista no assunto. Renata Muniz Prado. Espero ter ajudado.
Não necessariamente é considerado um transtorno, porém a pessoa que possui altas habilidades pode sim sofrer algumas sintomas de transtornos ou de dificuldade de adaptação na sociedade. Seja com os pais, amigos e na escola. É importante consultar um profissional psicólogo para que possa auxiliar na investigação de quais são os transtornos que estão aparecendo devido às altas habilidades que seu filho possui.
Procure um Neuropsicólogo, o profissional dessa área, tem condições e ferramentas para avaliar a necessidade de procurar ajuda se necessário. Os testes que esse profissional darão segurança para um possível diagnóstico.
Altas habilidades não excluem transtornos de aprendizagem. Acriança pode ser diagnosticada com Altas Habilidades/Superdotação e ainda assim enfrentar transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia ou outros transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH.
É fundamental que haja uma avaliação psicológica para identificar todos esses pontos e direciona-l@ para o melhor caminho de tratamento/acompanhamento.
Superdotação/Altas Habilidades não é um transtorno de aprendizagem, mas o superdotado pode apresentar algumas dificuldades específicas. O diagnóstico é multidisciplinar, ou seja, depende da avaliação conjunta de neuropsicólogos, psicólogos, psicopedagogos, professores. Testes e baterias de testes neurocognitivos podem indicar o QI intelectual, mas a superdotação engloba vários outros aspectos além da capacidade intelectual, como por exemplo a criatividade produtiva.
Para confirmação e acompanhamento do caso de seu filho, é importante que sejam buscados um Psicólogo e/ou Psicopedagogo para avaliar a aprendizagem, possíveis necessidades de tratamento, e angústias que possam surgir devido à situação enfrentada.
Olá; Altas Habilidades/Superdotação não pode ser considerado um transtorno de aprendizagem. Pessoas com AH/SD demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. É importante esclarecer que os transtornos de aprendizagem são patologias diagnosticadas por meio de critérios clínicos e laboratoriais; já AH/SD é um conceito psicológico, traduzido pelos comportamentos observáveis emitidos pelo individuo, do qual aponta domínio em uma ou mais áreas. Portanto AH/SD difere dos transtornos de aprendizagem, porém existe a probabilidade de um indivíduo ser diagnosticado com uma síndrome e ainda apresentar nível intelectual superior à média, ou seja, uma dupla excepcionalidade. Para a realização da avaliação e o diagnóstico é importante buscar por uma equipe multidisciplinar: médicos; e psicólogos com especialização em neuropsicologia, e de preferência que também tenha especialização em AH/SD. Quanto ao trabalho do Neuropsicólogo, inicialmente o profissional irá realizar uma entrevista para definir os instrumentos necessários para a avaliação. Para saber mais, recomendo a leitura do meu artigo: Contribuições da Neuropsicologia – Altas Habilidades/Superdotação. Lá você encontrará os fundamentos históricos dessa temática; os mitos envolvidos; e uma lista com os principais testes utilizados. Além de outras informações importantes deste tema. Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.
Olá. O quadro de Superdotação/ Altas Habilidades não é considerado um Transtorno de Aprendizagem. Entretanto, Necessita de um programa de educação individualizado. Para detectar as Altas Habilidades, é necessário apresentar as seguintes características: Quociente de Inteligência Superior, Desempenho acima da média em uma ou mais ou mais competências acadêmicas (Incluindo habilidades artísticas e esportivas) , Envolvimento com a tarefa e Criatividade. O Q.I. é determinado a partir de instrumentos padronizados. No Brasil termos o SON-R e WISC IV, só podem ser administrados por Psicólogos devidamente registrados no CRP. Recomendo uma avaliação neuropsicológica para investigar a capacidade intelectual e funcionamento cognitivo, bem como características de personalidade, humor, competência acadêmica, habilidades sociais e funcionamento adaptativo. Dessa forma, seu filho poderá ter acesso a um plano de ensino individualizado e vocês receberão as orientações necessárias de acordo com o caso.
Não, a superdotação ou altas habilidades não são consideradas transtornos de aprendizagem. O diagnóstico de transtornos de aprendizagem é feito por meio de avaliações psicológicas e neuropsicológicas, que incluem testes de inteligência, testes de habilidades cognitivas, testes de linguagem, testes de memória, testes de atenção, testes de leitura e escrita, entre outros. Além disso, é importante que o profissional avalie o histórico escolar do aluno, bem como o relato dos pais e professores sobre o desempenho acadêmico e comportamental.