É possível a pessoa ter SOMENTE ANSIEDADE, e essa ansiedade atrapalhar na concentração mas nao ser

7 respostas
É possível a pessoa ter SOMENTE ANSIEDADE, e essa ansiedade atrapalhar na concentração mas nao ser TDAH e sim somente ansiedade.
Olá! É possível apresentar ansiedade, e não ser TDAH. O TDAH é um transtorno que se inicia na infância e pode perdurar na fase adulta. Há critérios clínicos bem demarcados e comprovados cientificamente para o seu diagnóstico. A pessoa também pode apresentar os dois problemas. Uma boa avaliação clínica pode esclarecer esta dúvida.

Olá! Ambos os quadros podem comprometer a atenção e gerar ansiedade. A ansiedade é um sentimento que surge ao detectarmo perigo à nossa integridade física ou psicológica e promove uma série de mudanças fisiológicas e cognitivas, deixando a pessoa em alerta para lutar ou fugir. Uma das alterações cognitivas da ansiedade é a chamada hipervigilância: em suma, a pessoa fica muito focada naquilo que ela acha que vai acontecer, não conseguindo trabalhar com atenção dividida ou se focar em outras coisas. Nesse sentido, a ansiedade afeta diretamente a atenção. Por outro lado, o TDAH é um transtorno que tem como base um processamento atencional diferente e que, dado o sistema social que estamos inseridos, complica a vida do seu portador. Muitas pessoas com TDAH têm dificuldade para lidar com a ansiedade por conta desse processamento diferente e do ambiente social. Resumindo, o mais interessante é que você busque por avaliação profissional para lidar com o problema, seja ele qual for.
Sim, é possível. A ansiedade distrai a atenção por fazer a pessoa dividir o foco entre o que está fazendo e pelo o que anseia. Assim, a atenção mesmo que por vezes redobrada na tarefa que deve ser realizada pode ainda sim ser insuficiente, isso tudo dependendo do quão ansiosa a pessoa está. Um diagnóstico psiquiátrico nesse caso é bem vindo para se ter a certeza de que não há mesmo um quadro de TDAH. mas reforço que é sim possível ser distração por ansiedade. A melhor forma de tratar a ansiedade é falar sobre ela.
Claro que sim. A ansiedade altera a atenção e a memória e consequentemente o nível do seu rendimento laborativo e os estudos sem que você esteja preenchendo critérios diagnósticos tanto para TDAH quanto até mesmo para um transtorno de ansiedade propriamente dito.
Prezado!
Sugiro fazer uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para obter um diagnóstico preciso!
At.,
Monica
Sim é possível ter ansiedade e não se ter o diagnóstico de TDAH. No entanto, é preciso uma avaliação precisa para descartar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade por meio, de avaliação neuropsicológica para avaliar as funções cognitivas junto com o parecer médico - psiquiatra. A ansiedade por si só, altera a concentração por alterar a neuroquímica do indivíduo. Tanto a ansiedade quanto o TDAH trazem sofrimento a pessoa portadora que pode minimizar este sofrimento por meio, de uma possível conduta medicamentosa, psicoterapia cognitiva comportamental e\ou mudança de estilo de vida. Julia Sereicikas Loyola - Neuropsicóloga
Com certeza! O estado físico caracterizado por ansiedade pode atrapalhar na concentração, afinal o corpo fica preparado para lidar com qualquer tipo de estímulo externo novo.