É possivel fazer tratamento psiquiátrico ou com psicologo escondido da familia?

29 respostas
É possivel fazer tratamento psiquiátrico ou com psicologo escondido da familia?
Bom, não vejo algo impossível nisso. Mas, em alguns casos é interessante que a família saiba, pois em determinadas situações convocamos a família para uma rede de apoio. Como por exemplo nos casos de risco a vida. Enfim, precisaria saber mais do seu contexto familiar para conseguir esclarecer melhor sobre o assunto. Abraço.

Olá!

As crianças e adolescentes precisam ter algum responsável pelo seu atendimento, porém, caso seja adulto, não há necessidade do consentimento da família para o seu tratamento.
Precisamos entender os motivos pelos quais, o conhecimento da psicoterapia pelos familiares podem lhe causar prejuízos.
Isso pode ser conversado em sessão e, lembramos que existe o sigilo profissional que tem o intuito de resguardar a sua intimidade.
Fique à vontade para esclarecer suas dúvidas.
Bom dia! Para uma pessoa adulta, não há nenhum impedimento. O que lhe traz esta dúvida? Sua família não concorda com a ideia do acompanhamento? Tem vergonha? A psicoterapia pode inclusive ajudar no amadurecimento destas questões e na busca de novos posicionamentos na família.
Sim. Se voçê for adulto e tiver autonomia e em condições para decidir sobre o seu desejo,ok.
A Psicoterapia inclusive poderá te ajudar a lidar com estas e outras questões que possam gerar algum conflito.
Olá, se você é uma pessoa adulta fica a seu critério a quem você ira contar que esta realizando um processo terapêutico.
Contudo, se o paciente for menor ou incapaz é preciso ter autorização de um responsável.
Espero ter ajudado.
Depende. Se você for maior de idade, sim. Adolescentes e crianças devem sempre ter o consentimento e a participação dos pais, ou pelo menos de algum familiar que possa ser parceiro ao tratamento. Se você é maior, não há problema em não contar para a familia que está fazendo acompanhamento, se acredita que isso será prejudicial. Provavelmente, durante o acompanhamento, você poderá entender melhor a necessidade de esconder e ainda toda a sua relação familiar e porque isso é um incômodo. Boa sorte!
Bom dia! Eu como terapeuta sempre aconselho a avisar os familiares sobre o processo terapêutico. Minha abordagem engloba familiares e pessoas próximas, mas acredito que outras abordagens também achem interessante esta linha de apoio.
Contudo, é possível sim fazer terapia sem que ninguém saiba, já tive casos aqui no consultório de que uma pessoa apenas fez movimentos para a mudança de um sistema todo dentro da família e deu bastante certo.
Olá. Se é adulto ( maior de idade), a privacidade das suas escolhas você decide, (observando que crianças e adolescentes deveram ser acompanhados dos pais ou cuidadores).
Se manter em sigilo ( pelos motivos específicos que você tem) o fará sentirá confortável nada o impede.Abraço.
Eu acho que é possível iniciar um tratamento psiquiátrico ou psicológico sem a participação da família. Porém, tanto num ou noutro tratamento, se o mesmo for se mostrando efetivo a sua nova conduta será percebida pelos seus familiares. Sendo assim, talvez faça-se necessário uma informação ou até talvez um trabalho com algum membro familiar ou com a própria rede como um todo.
Olá!
No que diz respeito aos atendimentos psicológicos, sim. Desde que você seja maior de idade. Crianças e adolescentes precisam da autorização de seus responsáveis para serem atendidos e, mesmo nesses casos, a confidencialidade das informações prestadas durante atendimento devem ser respeitadas, sendo passados aos pais somente o essencial.
De acordo com o Código de Ética do Psicólogo, o sigilo profissional deve ser mantido, sendo a confidencialidade quebrado somente quando: identifica-se situações de ameaça a segurança do paciente ou terceiros; quando o psicólogo é chamado em juízo para depor; ou em casos de supervisão clínica. Em todas essas circunstâncias, a intimidade do cliente deverá ser preservada, sendo passadas informações estritamente necessárias. No caso de supervisão, não são divulgadas aos profissionais participantes qualquer informação que pode caracterizar esse paciente como nome, ocupação ou local onde reside.
Para pacientes acima de 18 anos, sim. Crianças e adolescentes precisam do concentimento e acompanhamento dos pais. Algo que pode surgir em sessão é a necessidade de esconder o atendimento da família.
Sim, desde que o paciente tenha atingido a maioridade. Em casos de crianças e adolescentes , é necessário o consentimento e o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
É importante salientar a idade da pessoa que está procurando pelo processo terapêutico. Maioridade não é necessário, antes disso os pais ou responsáveis necessitam saber do processo, levando em consideração o sigilo profissional entre paciente e terapeuta para que assegure a confiança de sua demanda.
Se você for menor de idade não será possível, pois o profissional vai precisar da autorização dos pais ou responsáveis para iniciar qualquer tratamento.

Além disso, se seus pais inviabilizam seu acesso a tratamento, existem outros meios legais de conseguir, busque quem possa te ajudar com isso ou aguarde até a maioridade... Enquanto aguarda, procure conversar com eles sobre a sua necessidade em tratar suas questões.

Olá! Se você for maior de idade não há nenhum impedimento de seus familiares desconhecerem que está em processo psicoterapêutico. Uma decisão sua, de foro íntimo, que não precisa necessariamente ser compartilhada com ninguém.
Agora, caso você seja menor de idade, é sim necessário a autorização e acompanhamento em conjunto com a família.
Grande abraço!
Boa noite, concordo plenamente com a colega Beatriz Amorin, somente se voçe é menor de idade a familia precisa saber se for de maior e independente pode decidir sobre sua vida, suas escolhas e decisões. Procure ajuda tranquilamente, boa sorte.
Claro que sim
Olá. Se você for maior de idade e conseguir encontrar uma forma de pagar pelas consultas não tem problema nenhum. É um processo apenas seu e muitas vezes a família pode atrapalhar a sua psicoterapia. Grande parte das vezes a família é o problema. Faça o que for melhor para você. Atenciosamente.
Olá, as consultas com adultos geralmente não necessitam da participação de familiares, mas penso que essa sua preocupação em esconder o tratamento precisa ser investigado também, procure um profissional de saúde mental, Boa sorte!
Olá, as consultas direcionadas para menores de idade é necessário o consentimento do responsável do mesmo. Já para atendimentos para adultos não é necessário essa liberação, visto que o mesmo é responsável pelos seus atos. É importante pontuar que para ambos as faixas etárias o sigilo terapêutico é de direito do cliente e dever do terapeuta. Contudo, para alguns casos específicos sugiro que o cliente conte para uma pessoa de confiança, para ser uma "pessoa de apoio" e até mesmo que me informe o contato dessa pessoa de segurança caso se faça a necessidade de um contato por urgência. Espero ter esclarecido sua demanda. Grande abraço, me coloco a disposição para maiores trocas. @psi.izabellefreitas
Bem se você for menor é mais difícil porque é preciso da autorização dos pais quando atendemos crianças e adolescentes. Caso não seja esse o caso não vejo problema e acredito que vai chegar um tempo no tratamento que você vai sentir segurança em compartilhar com sua família esse processo. Abçs!
Olá, quando o paciente é maior de idade não há necessidade de concentimento dos familiares. Já com crianças e adolescentes é preciso que os pais ou responsáveis autorizem e saibam do acompanhamento, com sigilo do que é falado durante a terapia.
Sim. Ambas profissões, trabalham com sigilo ético.
Se você for maior de idade, sim.
Olá! Depende do tipo de população: adolescentes, crianças, pessoas interditadas, enfim populações vulneráveis vão exigir do profissional autorizações dos responsáveis.
Se for maior de idade sem problemas.
Sim, é possível fazer tratamento psiquiátrico ou com psicólogo sem que sua família saiba, desde que você seja um adulto capaz de tomar decisões por si mesmo. O sigilo e a privacidade são aspectos importantes da relação terapêutica, e os profissionais de saúde mental têm a obrigação ética de manter a confidencialidade das informações compartilhadas durante as sessões.

Se você prefere manter o tratamento em segredo da sua família, é recomendável que você converse com o profissional de saúde mental sobre essa questão durante a primeira consulta. Isso permitirá que o terapeuta ou o psiquiatra estejam atentos às suas drogas e tomem as medidas necessárias para proteger sua privacidade.

No entanto, é importante considerar que, em algumas situações, pode ser benéfico ou necessário envolver a família no processo terapêutico, especialmente se o suporte familiar for importante para o seu bem-estar emocional. Converse com o profissional sobre suas preocupações e necessidades para que juntos possamos encontrar a melhor abordagem para o seu tratamento.

Se você for menor de idade, a legislação pode variar de acordo com o país ou estado, e a possibilidade de fazer tratamento sem o conhecimento dos pais pode ser mais limitada. Em muitos lugares, há leis que garantem o direito à confidencialidade para adolescentes em determinadas circunstâncias, especialmente quando há preocupações com a segurança e o bem-estar do menor.

Em qualquer caso, é importante que você sinta à vontade e seguro(a) durante o tratamento. O profissional de saúde mental poderá esclarecer as questões relacionadas à confidencialidade e responder a quaisquer dúvidas ou preocupações que você possa ter sobre o tratamento.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Olá. Dependendo da sua idade, sim, é possível.
Sim, se você tiver 18 anos ou mais; caso contrário precisa de autorização de um responsável. O tratamento é sigiloso.