É possível ter uma vida normal com toc?depois q descobri q tenho toc parece q pior ficou meus sintom

28 respostas
É possível ter uma vida normal com toc?depois q descobri q tenho toc parece q pior ficou meus sintomas
Com ajuda de especialistas os sintomas tendem a melhorar. Saber o diagnóstico para muitos ajuda ou pode piorar os sintomas justamente pelos pensamentos compulsivos que são sintomas do TOC.

Olá! Os sintomas do TOC podem ser bem incômodos, por isso a importância do tratamento e de ser honesto com os profissionais que o acompanham sobre sua percepção, ou não, de melhora. Saber do diagnóstico pode ter aumentado seus sintomas pela própria característica do transtorno, por isso a necessidade de manter o tratamento, não só com as medicações, mas também com psicoterapia para que possa falar sobre esses sintomas, sobre a angustia de vivenciá-los. Se desejar estou a disposição.
Abraços!
Olá! É difícil ter uma vida normal com esse transtorno, saber do diagnóstico, te deixa ciente do problema, mas vejo que agravou sua ansiedade, agora você tem norte para o tratamento. A Organização Mundial da Saúde alerta que o TOC, é uma das doenças psiquiátricas mais incapacitantes da atualidade.
paciente com TOC tem medos, desconfortos, pensamentos irracionais e repete atos, acompanhados de ansiedade e mal-estar e, no fim, vira escrava desse comportamento, se não for tratado. Na terapia você encontra ferramentas para lidar com os sintomas, que te causam obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem seu tempo e te causam sofrimento. Cuide-se, tudo caminha para o melhor, forte abraço.
Boa tarde. Sim, você pode ter uma vida confortável se mantiver os tratamentos indicados. A terapia é uma ferramenta muito importante para te auxiliar neste processo. O que pode ter deixado os sintomas mais intensos foi o diagnóstico, isso pode acontecer até pela ansiedade que pode ter sido gerada. Qualquer dúvida, estou à disposição. Um abraço, Letícia Andrade.
Olá! Geralmente, as crises de TOC ocorrem quando o paciente está passando por um período de grande estresse, o que conduz à instabilidade emocional e à piora dos sintomas. Pode ser que o fato de você ter sido diagnosticada te causou stress e ansiedade e os sintomas pioraram . Faça terapia para te ajudar a lidar com essa situação.
Olá, primeiramente é importante ter um diagnóstico bem assertivo para realizar o tratamento adequado e buscar por psicoterapia.
Porém, eu como profissional sempre busco reforçar com meus pacientes a seguinte frase: O teu diagnóstico não é você! Ou seja, muitas vezes as pessoas se sentem rotuladas pelo seu diagnóstico, o que pode causar sentimentos de culpa, vergonha, medo e até autojulgamento. O TOC é um transtorno muito falado e mal interpretado pelas pessoas, mas para quem possui é algo difícil de conviver. Importante você se aceitar com isso, e entender que você não é o TOC, você só possui TOC. Ignorar comentários externos que nada lhe agregam e através do tratamento e da psicoterapia tenha certeza que você vai se conhecer mais e vai melhorar esses sintomas e esses sentimentos. Eu fico à sua disposição, um abraço!
Olá! O diagnóstico muitas vezes traz ansiedades, por configurar a existência de uma doença. No entanto, é um passo importante justamente para buscar ajuda e tratar o transtorno. Com certeza há possibilidade de ter uma vida confortável com o devido tratamento. Busque auxílio de um psicoterapeuta para trabalhar as questões emocionais e um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação. Fico à disposição para qualquer dúvida!
É possível sim!!! O auto conhecimento é primordial, a terapia é libertadora. Importante saber sobre o transtorno, reconhecer quais são os seus sofrimentos, pensamentos e sentimentos. Também, muitas vezes, é necessário um tratamento medicamentoso adequado.
Estas medidas levam a uma melhora substancial, que pode ser mantida por toda a vida. Sempre à disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95
Veja os sintomas do TOC como uma "mensagem" da sua psique lhe informando que há algo a ser reparado na forma como você tem vivido, isso inclui a sua história, a forma como você vê a si mesmo e aos outros.
Quando você realmente olhar para isso e buscar ajuda para tratar as suas dores e mudar o que precisa ser mudado, a sua vida ficará muito melhor.
O diagnóstico serve para você conhecer a sua forma de funcionar e de responder às dificuldades e desequilíbrios internos.
Espero ter ajudado.
TOC é uma doença, e como tal tem tratamento e medicação que podem melhorar e muito os sintomas. A primeira coisa a fazer é tentar encarar isto da maneira mais natural possível, pois o estresse só vai pior os sintomas e como eu disse tem tratamento, fique tranquilo. O diagnóstico pode ser também visto como um alerta para uma série de fatores que podem estar em desordem em sua vida. Sugiro procurar um Terapeuta Cognitivo Comportamental para iniciar o processo assim que possível.
Estou à disposição para outros esclarecimentos se quiser. .

Acredito que seja importante ressaltar que o diagnóstico não te define por inteiro. Ele faz parte do seu todo, porém, é só uma parte. Com isso quero dizer que há outros inúmeros aspectos da sua vida que te fazem ser quem você é. Uma vida "normal" ou "funcional" ela é possível justamente porque você pode construi-la de uma forma que seu diagnóstico não limite todas as outras suas potencialidades. Veja, ele vai continuar fazendo parte da sua vida, mas cumprindo o espaço dele. O diagnóstico tem a função de te auxiliar a conhecer a sua forma de funcionar e de responder às dificuldades e limitações desta condição.
O fato de você perceber que tem aumentado a intensidade pode ser simplesmente porque você passou a destinar sua atenção para o fato, após o diagnóstico. Ou o diagnóstico pode ter lhe deixado mais ansiosa e consequentemente aumentou a intensidade do toc. São inúmeras questões envolvidas. Por isso, procurar um profissional pode te ajudar a entender melhor sua relação com esse diagnóstico :)
Com certeza! Fazendo terapia e, se necessário, tratamento medicamentoso, você conseguirá diminuir sua ansiedade e, consequentemente, os sintomas atrelados ao TOC.
Lembrando que a terapia é um processo e leva tempo, a busca de resultados rápidos pode intensificar sua ansiedade e autocobrança.
No caso do tratamento de TOC temos diversas técnicas para utilizar. Primeiro vamos entender sua história, o que desencadeia e mantém seus pensamentos obsessivo compulsivos para, então começarmos a trabalha-los.
Mas saiba que existem tratamentos disponíveis e é possível obter a remissão dos sintomas!!
Quando você pergunta sobre viver uma vida normal, com base nos meus atendimentos percebo que o tratamento auxilia muito para ter uma vida mais saudável. O paciente vai administrando os sintomas, o quadro ansioso de forma mais assertiva e mais consciente o que com certeza irá ser de grande valia no processo.
Olá, fiquei curiosa para entender como que seria para você uma “vida normal”… Acredito que tem muita potencialidades em você alem do TOC… Você não é o TOC… o TOC é apenas uma característica sua atualmente… É possível ser feliz mesmo com TOC… Para isso, vale a pena investir no seu processo terapêutico pra junto com um profissional você possa ter a sua percepção de você mesmo em relação ao TOC… Falar e elaborar os medos, ansiedades e dificuldades que encontra e que aparecem no sintoma do TOC. Entenda seu diagnóstico apenas como uma forma do seu corpo sinalizar que algo muito mais profundo não vai bem… Se isso fizer sentido pra você, conte comigo, um abraço!
Olá! É possível tratar os sintomas do TOC com o acompanhamento terapêutico. Muitas vezes vivenciamos conflitos mentais que acabam por causar sintomas como os do TOC, e é na terapia que estes conflitos podem ser trabalhados, amenizando assim os sintomas.
Uma hipótese é que quando você recebeu o diagnóstic, te gerou mais ansiedade ainda. Mas calma que da pra viver bem sim. A psicologia, vem evoluindo muito em técnicas, de auto controle dos sintomas e auto cura. Não deixe de procurar um psicólogo, de preferência TCC. Boa sorte!!!
As pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) podem ter uma vida normal, mas isso pode ser desafiador devido às obsessões e compulsões que acompanham essa condição. O TOC é caracterizado por pensamentos repetitivos e indesejados (obsessões) e comportamentos ou ações repetitivas (compulsões) que a pessoa sente a necessidade de realizar para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões.

É importante que as pessoas com TOC tenham acesso a tratamentos eficazes, incluindo terapia comportamental e cognitiva (TCC) e medicamentos. A TCC é considerada o tratamento de primeira linha para o TOC e tem mostrado ser eficaz em reduzir sintomas e melhorar a qualidade de vida. Alguns medicamentos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), também podem ser úteis no tratamento do TOC.

Com o tratamento adequado, muitas pessoas com TOC conseguem controlar seus sintomas e levar uma vida normal. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter uma experiência diferente com o transtorno. Algumas pessoas podem precisar de ajuda contínua para gerenciar seus sintomas, enquanto outras podem se beneficiar de intervenções pontuais. É importante buscar auxílio médico ou psicológico para encontrar o tratamento mais adequado para cada indivíduo.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio de ansiedade que pode ter um impacto significativo na vida diária de uma pessoa. No entanto, com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e levar uma vida saudável e feliz. O tratamento geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental e, em alguns casos, medicamentos prescritos por um profissional de saúde mental. Se você está sofrendo com TOC, é altamente recomendável agendar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra para discutir opções de tratamento adequado. Agir agora pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e prevenir a progressão dos sintomas.
Sim é possível dentro da sua individualidade, mas isso não quer dizer que vc não precisará de medicamentos e terapia já que os dois contribuem de forma importante para manter a qualidade de vida
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 150
Sim, é possível ter uma vida normal com TOC. A psicanálise pode ajudar a entender as origens do seu TOC e ajudar a lidar com os sintomas. O tratamento pode incluir técnicas de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental, terapia de exposição e resposta prevenção, entre outras. Estas técnicas podem ajudar a reduzir os sintomas e ajudar a ter uma vida normal.
Olá. Ter o diagnóstico de algo que não esperamos ou mesmo não entendemos ou sabemos ao certo o que é, pode ser desolador. Mas entenda também que o TOC se bem tratado com psicoterapia e, se necessário, medicação, pode ser controlado.
Busque uma ajuda psicoterápica inicialmente para lidar com tudo isso e acredito que em breve poderá se sentir melhor. Estou à disposição.
Olá! Toc é um transtorno que tem tratamento e cura. É preciso fazer um acompanhamento psiquiátrico e psicológico para isto.
Além do mais, na psicoterapia, vai poder observar cuidar dos sentimentos e sensações que surgem dentro de você e que tem relação com esta ideia de que os sintomas se agravaram, pois será possível entender da onde eles surgem e qual o motivo de existirem.
É possível ter uma vida funcional mesmo diagnosticado com TOC. Através de psicoterapia de abordagens contextuais como a ACT, por exemplo, você pode aprender maneiras eficientes de lidar com pensamentos e sentimentos desencadeados intensamente por seu transtorno. Evitá-los, se julgar, e se privar de experiências por um medo compulsivo não é um caminho positivo para qualidade de vida de uma pessoa diagnosticada, pelo contrário, aumentará a tensão e a fixação em determinadas situações, piorando os sintomas do transtorno. Me coloco a disposição para começarmos um tratamento focado na questão, ou caso não tenha disponibilidade alguma para realizar sessões terapêuticas indico estudar a respeito de defusão e aceitação cognitiva. Abraço e melhoras!
Sim, é possível. O processo de lidar com questões emocionais não é linear e muitas vezes é comum sentirmos como se tivessemos retrocedido ou mesmo piorado. Caso não esteja tendo acompanhamento psicólogico, minha orientação é que inicie. ABraço
É esperado com o tratamento psicológico e psiquiátrico aconteça uma melhora para este caminho, da funcionalidade e qualidade de vida. Porém, é importante um bom tratamento por seu psicólogo e empenho do paciente junto do psicólogo, como também tomar as medicações como prescritas.
Em suma, viver com o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva pode ser um desafio, mas com o tratamento adequado e o apoio terapêutico, é possível encontrar maneiras de lidar com os sintomas e levar uma vida plena. A busca por ajuda profissional é essencial para garantir um tratamento eficaz e alcançar uma maior qualidade de vida.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Oi, tudo bem? É compreensível que, após descobrir que tem TOC, seus sintomas possam parecer mais intensos. No entanto, é importante ressaltar que muitas pessoas com TOC conseguem levar uma vida normal com o tratamento adequado. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), especialmente a exposição e prevenção de resposta (ERP), tem se mostrado eficaz. Ao enfrentar gradualmente as situações que desencadeiam pensamentos obsessivos, e aprender estratégias para lidar com a ansiedade, é possível melhorar a qualidade de vida. Recomendo procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para desenvolver um plano de tratamento personalizado, visando alcançar resultados positivos ao longo do tempo.
Olá, sim é possível com ajuda psicoterapêutica e às vezes medicamentosa.