E possível tratar dois problemas ao mesmo tempo na psicoterapia, ou precisa ser uma de cada vez?

14 respostas
E possível tratar dois problemas ao mesmo tempo na psicoterapia, ou precisa ser uma de cada vez?
Olá! A psicoterapia busca ampliar nossa visão diante dos desafios que a vida nos apresenta, investigando as origens daquilo que nos perturba ou nos causa sofrimento. Isso não acontece um tópico por vez, pois as diferentes áreas da nossa história estão interconectadas e podem ser pensadas, muitas vezes como indissociáveis. Nesse sentido, não é incomum, por exemplo, que iniciemos com foco em um aspecto e que tantos outros comecem a ser modificados também. Desvendando conflitos que nos causam angústia, nos escutamos, tornamos conscientes padrões de repetições que desconhecíamos e nós mesmos e assim, transformamos nossos sintomas, de forma integral. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!

Olá. Sim, para psicanálise cada sessão é um abrir e fechar de inconsciente, o que quero dizer com isso é que em cada sessão poderão surgir questões diferentes, portanto não é necessário, nem indicado que um problema se resolva para trabalhar outro, o trabalho de análise não é linear, diante disso, deve ser analisado e acolhido o que aparecer, independente do que seja. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Oi, vamos lá. A palavra Psicoterapia vem da união de "Psico" (mente) e "Terapia" (tratamento). É o tratamento dos problemas da mente e das emoções.
É um processo que envolve a escuta clínica especializada, feita por um Psicólogo. O objetivo é promover autoconhecimento e tratar as questões emocionais, mentais e conflitos internos do ser humano. As sessões geralmente são semanais, baseadas em conversas entre o terapeuta e o paciente - ou pacientes, já que a terapia pode ser tanto individual quanto para casais, grupos ou famílias.
O psicoterapeuta acolhe e ampara, utiliza abordagens que levam o paciente a reconhecer, compreender e ressignificar suas emoções, identificando padrões de pensamento que levam ao sofrimento emocional aos comportamentos inadequados.
Os motivos que levam à busca pela psicoterapia são muito diversos, como quadros de ansiedade, dificuldades emocionais, problemas em relacionamentos, perdas (como luto ou separação), questões ligadas à sexualidade, entre outros. Todos os motivos serão considerados no contexto global de cada pessoa.
Psicoterapia envolve método, técnica e conhecimento. É muito mais do que desabafar com amigos sobre seus problemas. O Psicólogo tem a formação necessária para conduzir um tratamento propriamente dito, que leve à melhora da saúde mental e emocional.
Procure sempre um profissional qualificado, com formação em Psicologia e com a devida habilitação legal no Conselho Regional de Psicologia.
Se quiser começar esta jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Será um prazer acompanhar você nesse processo. É só agendar um Conversa Inicial comigo, estou à disposição!
Olá!
No que concerte ao campo psicanalítico não é possivel pensar que as coisas, ou questões, estejam desconectadas, há uma relação em tudo o que afeta a vida da pessoa. Embora não seja aparente, toda a vida está intrinsicamente conectada. Então trata-se da pessoa e não do problema. Desde questões aparentemente supérfluas até de grande impacto na vida.
Olá! Sim é possível, pois as questões que uma pessoa carrega, estão interligadas umas com as outras. Como se fosse um quebra cabeça que, no processo terapêutico, vão fazendo sentido. Espero ter ajudado!
Em minha abordagem de trabalho, a Gestalt-terapia, temos a máxima que diz: "O todo é maior que a soma das partes". Isso quer dizer que não se pode analisar uma situação sem avaliar todas as partes que a compõem. E mais! Quer dizer que, ainda que se avalie todas as partes de um processo qualquer, se não houver a interligação entre cada uma delas, não se terá uma compreensão adequada da situação. Assim, é possível sim tratar dois problemas ao mesmo tempo, em psicoterapia. Em verdade, é até desejável que várias questões sejam trazidos ao processo, para que a totalidade existencial da pessoa possa ser observada, em todas as suas interligações, dado a complexidade da experiência humana. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Ótima pergunta! Sim, é possível abordar dois problemas simultaneamente na psicoterapia. Mas é importante entender que cada questão demanda sua atenção única. Imagine que esses dois problemas sejam como dois jardins que precisam ser cultivados. Neste caso, o terapeuta atuaria como um guia para o jardineiro, ajudando ele (o cliente) a decidir qual jardim explorar primeiro. Ao escolher um para começar, não significa que o outro seja negligenciado, mas sim que estamos focalizando a energia no cultivo mais cuidadoso do primeiro jardim. Com o tempo, à medida que o primeiro floresce, a atenção pode se expandir para o segundo, permitindo que este jardim também receba todo cuidado e atenção do primeiro. Espero que esta metáfora tenha sido útil para você. Vale lembrar que a mudança do foco da terapia é dinâmica, ou seja, ela vai mudando de acordo com a necessidade do cliente. De qualquer forma, sempre é bom eleger um 'problema' com foco principal para aquele momento específico da vida da pessoa. Um Abraço!
Olá! Vai depender da metodologia de cada profissional. Normalmente o paciente chega com uma demanda urgente e vários outros pontos de melhora. E como estamos sempre evoluindo, aprendendo, sempre existirão demandas. O psicólogo pode te ajudar a ir explorando por curto, médio e longo prazo. Trabalhando todo o conjunto e algumas sessões mais especificas para determinados pontos. Dependendo do que se trata, por exemplo, trauma de abuso, na medida que se desprende deste pode-se resolver outros problemas junto... Então vai do seu terapeuta mapear sua psicoterapia, objetivos, o processo terapêutico e você estar satisfeito, fazendo sentido para você. Espero ter ajudado, a disposição.
É absolutamente possível abordar dois problemas simultaneamente na psicoterapia. Muitas vezes, os desafios emocionais e comportamentais estão interconectados, e tratá-los de forma integrada pode ser eficaz. A abordagem dependerá da complexidade dos problemas e da preferência do cliente. Espero ter auxiliado, fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim, é possível tratar dois ou mais problemas simultaneamente durante a psicoterapia. A abordagem terapêutica pode variar de acordo com o terapeuta e as necessidades individuais do paciente, mas muitas terapias podem abordar várias questões ao mesmo tempo.

Muitas vezes, os problemas psicológicos estão interligados e podem influenciar uns aos outros. Por exemplo, alguém que está lidando com depressão pode também ter ansiedade, e esses dois problemas podem se alimentar mutuamente. Nesses casos, trabalhar simultaneamente em ambas as questões pode ser benéfico para entender a relação entre elas e abordar o impacto que uma tem sobre a outra.

Os terapeutas podem usar abordagens terapêuticas integradas ou adaptar as técnicas terapêuticas para ajudar o paciente a lidar com múltiplos problemas. Por exemplo, a Terapia Comportamental pode ser adaptada para abordar tanto a depressão quanto a ansiedade, utilizando estratégias específicas para cada problema.

No entanto, em alguns casos, o terapeuta pode decidir focar inicialmente em um problema mais urgente ou central antes de abordar outros, especialmente se um problema estiver causando um impacto significativo na vida diária do paciente.

A abordagem específica para tratar vários problemas ao mesmo tempo dependerá das necessidades e circunstâncias individuais do paciente, bem como da estratégia terapêutica adotada pelo terapeuta. O importante é que a terapia seja adaptada para atender às necessidades específicas do paciente, promovendo seu bem-estar emocional e mental. É sempre recomendável discutir suas preocupações e objetivos terapêuticos com o terapeuta para criar um plano que seja mais eficaz para você.
Olá, tudo bem? quando procuramos atendimento psicológico, por vezes temos a ideia de estarmos com um problema que possa ser amenizado e resolvido com auxilio profissional, contudo com o passar das sessões é comum novos questionamentos e problemáticas virem a tona e claro que podem ser discutidas em sessão e ver o que pode ser feito e trabalhado dentro do possível. Claro se a pessoa vier com dois problemas que queira trabalhar é possível trabalhar, mas não existe um regra falando que pode ou não, sempre bom analisar a situação. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Na psicoterapia, a abordagem para tratar dois problemas simultaneamente pode variar dependendo da natureza e da interconexão dos desafios que você enfrenta. Em muitos casos, é possível e até benéfico abordar várias questões ao mesmo tempo. A abordagem dependerá da sua situação específica, considerando a complexidade dos problemas e a sua capacidade de lidar com eles.

Algumas pessoas podem se beneficiar ao focar em um problema de cada vez para estabelecer uma base sólida antes de abordar outras questões. Outras vezes, a interconexão entre os problemas sugere que abordá-los simultaneamente pode ser mais eficaz.

O mais importante é adaptar a terapia às suas necessidades e objetivos específicos. Juntos, podemos explorar as melhores estratégias para lidar com os desafios que você enfrenta. A comunicação aberta sobre suas preocupações e metas terapêuticas é fundamental para garantir que nossa abordagem seja colaborativa e atenda às suas necessidades individuais.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Sim, é possível abordar duas ou mais questões na psicoterapia, inclusive considerando que essas questões podem estar interligadas e influenciar uma a outra.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Como vai? Desejo que bem. É possível sim. O psicólogo vai trabalhar em cima das demandas que o cliente traz. Dessa forma, se ele traz uma, duas ou três, vão trabalhá-las juntos. É importante acrescentar também que pode acontecer dessas questões estarem interligadas por um ou mais comportamentos disfuncionais e muitas vezes, compreendendo esse comportamento, você consegue modificar mais de uma questão.
Espero ter ajudado.
Sigo à disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!