É um pensamento errado, um homem que sempre esteve triste por estar sentimentalmente sozinho, acredi

15 respostas
É um pensamento errado, um homem que sempre esteve triste por estar sentimentalmente sozinho, acreditar que só encontrará a felicidade se um dia encontrar a mulher certa que o ame ?
Olá. Acho que antes de julgarmos esse pensamento como certo ou errado, é importante acolhermos e buscarmos o que leva esse homem a colocar a sua felicidade na mão do outro. Pontos interessantes de serem pensados: o que essa pessoa vê como felicidade? Essa pessoa teve relacionamentos anteriores? Se sim. Como foram esses relacionamentos? Quais motivos levaram ao término? Essa pessoa tem vínculos afetivos, quais? Como é a rotina dessa pessoa? Qual visão essa pessoa tem sobre si? Diante do que foi relatado, considero de grande relevância que esse homem busque um psicólogo/ psicanalista para que essas e outras reflexões possam ser feitas junto com profissional, possibilitando assim que sejam encontradas novas saídas para o sentimento atual de tristeza!

A crença de que a felicidade depende exclusivamente de encontrar a pessoa certa pode ser considerada um pensamento limitante, embora o amor e os relacionamentos possam contribuir significativamente para a felicidade de muitas pessoas, é importante não colocar toda a responsabilidade pela felicidade em um único aspecto da vida. A felicidade é um estado complexo influenciado por vários fatores, incluindo relacionamentos, saúde, realizações pessoais, conexões sociais e bem-estar emocional. Depender inteiramente de um relacionamento romântico para a felicidade coloca uma carga excessiva sobre a parceria e pode levar a expectativas irrealistas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Na perspectiva da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), o pensamento de que a felicidade só será alcançada ao encontrar a mulher certa pode ser considerado um padrão de pensamento inflexível e condicional. A ACT sugere que a busca constante por condições específicas para a felicidade pode levar a uma armadilha emocional, impedindo a aceitação plena do momento presente.

De acordo com a ACT, a verdadeira aceitação envolve reconhecer e permitir experiências emocionais, mesmo aquelas associadas à solidão ou tristeza. Em vez de condicionar a felicidade a circunstâncias externas, a terapia enfatiza a importância de identificar e viver de acordo com os valores pessoais. Isso significa comprometer-se com ações significativas e alinhadas aos valores, independentemente do estado emocional atual.

Assim, a ACT poderia lhe encorajar a explorar e cultivar uma relação mais compassiva consigo mesmo, abraçando a sua experiência atual e direcionando suas ações para construir uma vida significativa, independentemente do status de relacionamento. Ao se concentrar em valores, autoaceitação e compromisso com ações alinhadas aos objetivos pessoais, ele poderia encontrar um caminho mais sustentável para a felicidade, desvinculado da ideia condicional de encontrar a mulher certa.
Olá, saudações. Você diz que sempre esteve triste por estar sentimentalmente sozinho. Você quer dizer que nunca se apaixonou? Quando isso ocorre, acreditamos, mesmo que por pouco tempo, que encontramos a pessoa certa. Se você se impede de envolver-se por conta da ideia de que tem que ser amado, você viverá sempre em impasse, e continuará sentimentalmente sozinho.
Olá, tudo bem? É totalmente compreensível que esperemos compartilhar momentos de felicidade e experiências com o companheiro/companheira, mas é importante entender que se não estamos felizes quando estamos sozinhos criar expectativa que encontrará a felicidade apenas com a presença de outra pessoa pode ser algo perigosos, se cuidar e aprender a ter momentos felizes criar uma boa autoestima e desenvolver hábitos saudáveis é primeiramente importante para si antes de colocarmos outros indivíduos em nossa vida, ao menos é no que acredito e vejo em certas situações. outra que muitas vezes pensamos na ideia de sempre ou nunca fomos felizes ou algo nesse sentido isso por vezes é uma autocritica muito depreciativa e certamente equivocada, mas é compreensível em momentos tristes só enxergarmos coisas ruins. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá. Penso que a felicidade, assim como qualquer outro sentimento, vem de dentro mim, ninguém pode me dar a felicidade para eu sentir, ela já está dentro de você, as pessoas, os objetos e situações despertam esse sentimento que já está em mim. Abraço.
Olá,
recomendo que busque a psicoterapia para se reencontrar, se conhecer. A sua felicidade não pode depender de uma outra pessoa. Uma outra pessoa pode vir a somar, trazer mais brilho, mais disposição, mas você precisa ter tudo isso para não ficar dependendo do outro pra ser feliz. Fico a disposição, abraços
Boa tarde! Importante lembrarmos que não existe certo ou errado para essas escolhas. Decidir partilhar sua vida com alguém é algo que precisa mesmo ser avaliado, a única preocupação nessa questão ainda sucinta e sem muitos detalhes sobre essa escolha é: você idealiza demais essa mulher pela qual espera?
Outra percepção importante é saber se você se sente sozinho. Que tal agendar uma consulta psicológica e entender melhor o que se passa internamente?
Já dizia Fritz Perls, criador da Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho: "Quem precisa que os outros lhe deem incentivos, elogios e tapinhas nas costas, faz dos outros os seus juízes.". Isso quer dizer que, pensar que é no reconhecimento advindo de outras pessoas que reside a nossa felicidade, acaba por nos tornar "escravizados" e dependentes da validação alheia. E, muitas vezes, essa dependência pode se tornar um fator de perda da individualidade, podendo recair em manipulação, o que é prejudicial e não saudável. No entanto, é claro que todos nós, como seres sociais que somos, necessitamos de construir relações, de vários níveis, inclusive o afetivo. A questão é que isso não deve se tornar uma condição "sine qua non" ("sem a qual não") para a nossa existência. Não devemos pautar nossa vida nessa busca por ser amado(a). Antes, precisamos cuidar muito bem da relação que temos com nosso próprio "eu", ou seja, aprender a amar-se em primeiro lugar, até porque é necessária essa vivência e conhecimento de nossas qualidades, defeitos, interesses etc., no que tange à conquista, e a solidificação de um relacionamento afetivo saudável. Nesse sentido, um bom trabalho psicoterapêutico de autoconhecimento, de autoestima, é altamente recomendável. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Desejar ter um relacionamento saudável, feliz, construir uma vida com alguém é compreensível. Mas colocar sua felicidade dessa forma e ter tanta expectativa pode até atrapalhar seu encontro e namoro. Claro que um relacionamento satisfatório traz felicidade. Mas as pessoas podem mudar, podem morrer. O que você relata acredito que seja mais do que buscar um relacionamento, mas uma projeção do passado. E talvez codependencia emocional. Na codependencia a pessoa não consegue ser feliz sozinha. Não existe pensamento certo ou errado, existe a vida, seus anseios, bloqueios e sonhos. Por que vc não inicia uma psicoterapia? Para um bom relacionamento, é importante cuidar de você e seu emocional.

O pensamento de que a felicidade depende exclusivamente de encontrar a pessoa certa e ter um relacionamento amoroso pode ser considerado um pensamento limitado e potencialmente prejudicial. A felicidade é um estado complexo e multifacetado, e colocar toda a responsabilidade por ela em um relacionamento romântico pode criar expectativas irrealistas.

Olá! Acho que é uma questão para além do certo ou errado, o ser humano é um ser social/relacional, isso significa que precisamos do outro, precisamos de relações (no plural mesmo) para uma vida plena. O período da pandemia mostrou os diversos prejuízos que a falta de relações pode causar á saúde mental, em maior ou menor grau as pessoas sofrem com o isolamento. Uma relação amorosa supre parte dessa necessidade, mas não toda, ninguém é responsável por preencher nossos vazios, mesmo que uma relação traga bastante satisfação, segurança e felicidade, ela por si só não vai dar conta das nossas necessidades emocionais, cabe a nós essa responsabilidade, com autoconhecimento, prazer na vida, no trabalho e nas relações.

Como diria Wilhelm Reich “amor, trabalho e conhecimento são as fontes da nossa vida, deveriam também governa-lá”
Sugiro que busque a psicoterapia para se reconectar com sua essência. A felicidade não pode depender de outra pessoa. A pessoa que busca vem para somar, para ser companheira. Mas você precisa ter tudo isso para não ficar dependendo do outro pra ser feliz. Estou a disposição para fazermos uma sessão e ajudar você a se reencontrar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá
Tem pessoas que vivem bem sozinhos sentimentalmente.Se você está em busca de um amor que te faça feliz é muito importante que esteja bem com você mesmo, seja uma pessoal alto astral, divertida, alegre , busque uma vida saudável .Para isso, precisará mudar esses sentimentos através da terapia.
Você estando bem com sua estima estará esbanjando encantamento e ficará mais feliz e pleno para encontrar uma mulher que te faça feliz .
Olá. Não é um pensamento errado, mas é uma crença que talvez te traga mais angústia e te cause mais sofrimento quando não encontrar de primeira a mulher certa dentre as que você vier a conhecer.
Buscar o amor do outro não é errado, mas suas expectativas excessivas em relação a esse amor podem te trazer mais sofrimento.
Vale refletir também sobre quem é essa mulher certa, o que ela precisa ter ou ser para te fazer feliz? Se sair desses moldes auto impostos logo ela não servirá? Será que deve vir dela a responsabilidade pela sua felicidade? O amor é uma construção, lembre-se disso.
Fica bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!