Estou casada a quase 9 anos, engravidei ano passado tenho um bebe de 5 meses desde de então o meu casamento

14 respostas
Estou casada a quase 9 anos, engravidei ano passado tenho um bebe de 5 meses desde de então o meu casamento tem decaído, não consigo conversar com meu marido ele leva na brincadeira, não tenho paciência então prefiro guarda tudo p mim, vivo angustiada, desmotivada, sento vontade de separa as vezes
Este período é mesmo de muita fragilidade, de descobertas em um campo ainda desconhecido que é a maternagem, neste primeiro momento o bebê requer muita atenção e cuidados maternos, é importante saber equilibrar o seu tempo e sua atenção tanto para o seu bebê, quanto para o seu marido. É preciso buscar uma aproximação e uma parceria na sua relação, para que você possa se sentir mais segura para seguir adiante de uma maneira harmoniosa com a sua família. Guardar tudo para si, não é a melhor maneira, você ficará sobrecarregada e enfraquecida, será necessário um amadurecimento de ambas as partes, pois é um novo momento que se inicia em seu casamento, é uma viagem a dois.

A chegada de um bebê muda toda a rotina da família como dito pelas colegas. É um período de adaptação e de muito stress principalmente para mãe, que muitas vezes se sente sobrecarregada e perdida em meio ao processo. A insegurança de cuidar do primeiro filho misturados com o cansaço físico deixam a mulher mais sensível e sem paciência como você relatou. É muito difícil carregar tudo isso sozinha. Seu marido, assim como você, também está passando pelo processo de adaptação e também muitas vezes se sente perdido. O diálogo é a melhor forma dos dois conseguirem se adaptar a essa nova realidade de forma harmônica. Contudo se está com dificuldades em se comunicar a terapia poderá te ajudar nesse processo delicado. Caso o seu marido não aceite a terapia de casal a terapia individual também é recomendada. Seria ótimo ter um tempo só para você onde pudesse falar de tudo que te angustia, não é mesmo?! Quando você melhora tudo ao seu redor melhora junto! Um abraço para você!
aconselho você a procurar ajuda de um profissional (Psicólogo), para essa crise inicial pela a qual teu casamento está passando não se agrave ainda mais.

Att. Dr. José Dílson.
A chegada de um filho muda a dinâmica de toda uma família, é um período de adaptação também para o casal.
A conversa é o meio mais eficiente para expor suas ideias e mediar os conflitos, mas além do ato de falar, é preciso garantir que sua comunicação é clara e honesta.
Guardar os sentimentos parece uma boa forma de evitar mais problemas, mas esse ato te leva a um acúmulo de sentimentos ruins e pode te deixar ainda mais frustrada e angustiada.
Um processo de terapia de casal pode te ajudar neste momento tão difícil, te apoiar para que a comunicação entre vocês seja efetiva.
Este período após o nascimento do bebê traz muitas mudanças e necessidades de adaptações para o casal, e uma mudança importante para a mulher. É muito comum passar por um momento de turbulência e ajustamentos, mas em alguns casos a angústia e acomodação demora a acontecer e nesses casos recomenda-se buscar acompanhamento terapêutico. Desta forma, o terapeuta ajudará a entender as emoções e pensamentos e ajudá-la a lidar melhor com este momento.
Boa sorte!
A sua tarefa agora fica complexa. Se você se afastou do seu marido depois ter ganhado seu bebé, pode indicar que você não está amando o seu marido mas procurou perto dele a segurança e o reconhecimento na vida que agora o bebé lhe dá: você acha que conta mais tendo o bebé do que você achava antes. Sendo assim, o bebé faz o marido redundante.

Imagino que este não é o seu projeto de vida: viver com um bebé sem marido. Não só porquê o bebé vai crescer e não mais servir este propósito mas ele não substitui o marido se você pensa bem.

Se você não consegue amar o seu marido, independentemente da chegada do bebé, é um caso sério para você trabalhar. Talvez você possa voltar a amá-lo se você o amou o suficientemente antes do bebé chegar, talvez não. Neste caso você ainda precisa apreender amar.

Pode esperimentar com outro marido, mas existe a possibilidade de você também não conseguir com outro.

Se for assim, recomendo procurar ajuda profissional para vocé melhor se compreender.
Como os colegas já disseram a chegada de um filho trás alterações consideráveis na dinâmica do casal ou da família. Quando essas mudanças não são bem acolhidas podem gerar muitos conflitos. A ajuda de um profissional terapeuta de família e/ou casal pode auxiliar muito nesse momento.
Acho importante que você tenha um espaço para falar e elaborar essas angústias. A insatisfação e os momentos de crise podem mover as pessoas e as famílias a buscar soluções mais criativas para os seus dilemas. Se você está insatisfeita e angustiada, comece por você! Procurar se conhecer e mudar é mais eficaz do que esperar a mudança do outro.
A mudança na rotina da casa interfere em diversos aspectos, principalmente na relação do casal.
Buscar ajuda para reorganizar as rotinas e os sentimentos é essencial.
Antes de tomar qualquer atitude, sugiro buscar terapia para que você possa entender o real significado de todas as mudanças e então fazer escolhas.
O nascimento de um filho obviamente muda uma rotina que já estava estabelecida. O casal não está mais só e soma-se a isso a entrada de alguém muito solicitante e que tem uma relação de dependência e atenção constantes. Muitos casais, tanto mãe como o pai necessitam de um período para se adaptar a estas mudanças. É possível que em algumas situações possa ser necessário uma ajuda profissional que possa dar o suporte necessário para lidar com este momento difícil. E esta ajuda pode ser tanto para o casal como pra você mesma. Se neste momento a comunicação com seu marido está mais difícil quem sabe pode ser uma oportunidade prá você mesma se cuidar. Busque ajuda!
A chegada de um bebê é um acontecimento de grande impacto em um relacionamento. Nós assumimos alguns pápeis que exigem características diferentes, de acordo com o ambiente em que estamos: quando se está no trabalho o papel é um, quando se está na casa dos pais é outro. com o marido é um terceiro e com os filhos outro. algumas pessoas, especialmente mulheres, tem dificuldades para separar estes pápeis. E é comum a sobreposição desse papel de mãe ao de esposa. Por isso é importante buscar ajuda profissional para que estes pápeis sejam alinhados e o casal nao tenha prejuízos na relação.
A experiencia da maternidade, normalmente interfere na intensidade das emoções do casal, da família e principalmente da mãe , tanto por vivenciar experiencias novas, como pela interferência da grande mudança dos hormônios da gravide em seu corpo , apos o parto e no aleitamento. Por esta razão quase todas as mulheres se sentem muito mais sensiveis , vulneráveis, e neste período precisam de apoio do marido , sentir-se compreendidas , amparadas e receber apoio também das outras mulheres da familia e seu meio social. A sensibilidade aumentada, pode dificultar os relacionamentos, se ela se afasta de tudo e de todos, , não recebe o apoio que vai precisar. Esta situação pode ser perigosa , pois pode ser uma porta de entrada para a depressão que se não for atendida, e pode trazer muitos prejuízos na relação da mãe com o bebe . Procurem uma terapia de casal,que ajudará nesta compreensão e averiguação da necessidade de ser atendida em terapia individual. Boa sorte
Olá! O nascimento de um bebê altera mesmo a relação entre o casal, pois vai exigir cuidados e mudança de rotina. Além disso, requer um tempo para que ambos possam entender esse novo papel (maternidade/paternidade) e assimilar ele à história de vida e necessidades atuais. Talvez a psicoterapia possa te ajudar a lidar melhor com os sentimentos e compreender um pouco mais algumas dessas questões. Espero que dê certo!
Boa tarde
Parece que a chegada do filho mudou a dinâmica do casal. Isso costuma acontecer com bastante frequência.
Será que ele também percebe essa mudança e está insatisfeito?
Considere a possibilidade de procurar uma psicoterapia individual ou até de casal, se ele concordar.
Boa sorte