Estou em processo para o diagnóstico de autismo. Tenho muita dificuldade em focar em assuntos que nã

23 respostas
Estou em processo para o diagnóstico de autismo. Tenho muita dificuldade em focar em assuntos que não são de meu interesse, inclusive estou me prejudicando na faculdade, mas em temas que eu gosto passo horas sem perceber, às vezes até esquecendo de comer ou de ir ao banheiro. Essa situações podem configurar situações autísticas?
O que descreves parece ser o que nas discussões teóricas chama-se hiperfoco. Mas também poderia significar simplesmente o 'flow' que temos ao nos dedicarmos aquilo que realmente gostamos. Sem uma análise mais acurada fica difícil dizer, pois todos temos isso em determinado grau. Na verdade, as características centrais do autismo/asperger são outras, a saber:

1.Dificuldades nas interações sociais e comunicação, e.
2. Comportamentos restritos e repetitivos.

O hiperfoco entra como característica adicional, junto de:
3. certa descoordenação física;
4. formas particulares de linguagem;
5. hipersensibilidades sensoriais (barulhos, tecidos, seletividade alimentar, sensibilidade ao toque, à luz ou olfativa, por exemplo).

Bom dia, é muito difícil só com esta pergunta dizer se vc se enquadra no espectro autístico, o que se está observando nestes últimos anos é mais a síndrome de Asperger, sobretudo a causa do excessivo uso das redes sociais, ou dos jogos eletrônicos entre outros.
O espectro autístico se presenta desde 2/3 anos de idade, ou até antes depende da gravidade, a síndrome de Asperger pode surgir muito depois a depender de como a pessoa lida com a inclusão ou afastamento social. Procure um psiquiatra ou um neurologista especializados nessa área (autismo)ele com certeza terá a possibilidade de definir qual é o teu diagnostico. De qualquer forma pesquisas apontam que o uso continuado dos jogos eletrônicos ou outras atividade tecnológicas que isolam a pessoa no seu mundo de interesse por muitas horas, comprometem sua socialização a amplo espectro. Espero ter sido clara pra você.
Ola boa tarde, o que você traz não parece com diagnostico ao qual esta em dúvida, importante buscar uma ajuda para que possa manter se mais concentrado em outras atividades, por vezes tendemos a ficarmos mais atento com coisas de nosso interesse. Caso continue pode ainda buscar ajuda de psicologo ou profissional da área de educação para que possa ajudar lo e poder fazer um diagnostico mais preciso do que traz. A disposição.
Boa noite é bem complicado dar um diagnóstico sem uma avaliação profunda, quando falo isso digo acompanhamento psicológico, dar um diagnóstico deve ser feito com muito cuidado
Acho importante ressaltar que ter algum traço autístico não significa necessariamente estar no espectro autista. Já atendi alguns casos em que as pessoas chegaram com a desconfiança de diagnóstico de Asperger, mas na verdade, eram apenas alguns traços de comportamentos que ocorrem também em pessoas com Autismo. O diagnóstico diferencial é um caminho importante, e qualquer que seja o resultado, gostaria de tranquilizá-lo que os nossos comportamentos são passíveis de mudança e a psicoterapia cognitiva comportamental é a abordagem psicológica recomendada para o tratamento. Boa sorte!
Olá! Primeiro, com ou sem o diagnóstico você sabe que todos precisam comer e ir ao banheiro. Perceber isso já é um ótimo sinal. Sugiro usar lembretes, alarmes, por enquanto... de tempos em tempos para checar essas necessidades vitais. Até fazer um diagnóstico em consulta. Independentemente, você trabalhará com suas qualidades e irá desenvolver ou adaptar seus desafios. Todos podem se desenvolver. Vamos lá !
É claro que vc está buscando um auto-esclarecimento e isso é muito bom. Sugiro que vc busque um atendimento presencial para obter um psicodiagnóstico de sua situação emocional.

Renata Freitas
Olá! Tudo bem? É importante buscar uma avaliação mais cuidadosa sobre a hipótese de Autismo ou Asperger.
Diante das situações relatadas pode ser um momento de fluxo mental produtivo, também conhecido como hiperfoco ou flow, uma sensação que ocorre quando estamos conectados positivamente com uma atividade que gostamos de realizar.
Sobre as atividades que tem apresentado dificuldade em manter o foco: O que você pode fazer para torná-las “mais atrativas”? Crie uma rotina de estudos com menos horas consecutivas e com intervalos. Programe lembretes no celular para ir ao banheiro e se alimentar. Um corpo bem nutrido e descansado possui um rendimento diferente.
Espero ter contribuído com esclarecimento. Cuide-se! Abraço.
Seria interessante incluir uma avaliação Neuropsicológica. Não penso em quadro de autismo, por mais brando que seja. A avaliação acima mencionada poderia avaliar se o caso pode enquadrar-se em TDAH.
Olá! O que você relata não é suficiente para um diagnóstico mas me chama atenção o fato de você ficar focado no que lhe interessa. A faculdade está entre eles? O seu curso está dentro de seu campo de interesse? Tente listar os seus interesses e como realizá-los. Quais os seus objetivos na vida? Você trabalha? Desde quando essa dificuldade é percebida como problema ? Existem outras dificuldades? Tente responder essas questões e dependendo das respostas procure ajuda profissional. Ter um diagnóstico pode se tornar um problema, tente entender o que lhe incomoda, o seu desconforto. Bom trabalho!
Pelo que descreve, parece que você faz uma hiperfoco em atividades de seu interesse, e isso não é exclusividade do espectro autista. Como você está em avaliação, provavelmente outros aspectos estão sendo investigados e avaliados, como a dificuldade na interação social, um interesse restrito e repetitivo, pois mesmo em casos leves, ainda vemos essas características, que apontam para o espectro autista. Outros comportamentos precisam ser levados em conta para esse diagnóstico, o profissional que está te avaliando pode tirar suas dúvidas também sobre esses outros aspectos. Se cuida!
Ideal seria que você conversasse e tirasse todas as suas dúvidas com o profissional que está lhe avaliando. Importante que se sinta segura e informada a respeito do diagnóstico lhe atribuído
É comum que as pessoas tenham um foco maior nas atividades que tem interesse. A questão é a discrepância entre o foco e essa distração. O foco em atividades não interessantes pode ser treinado, por exemplo quando for estudar uma matéria da faculdade que não é tão interessante, tire elementos distratores de perto( ex. celular) , observe horários que você tem mais energia para estudar e comece por essas matérias, de preferência com horário e dia determinados. No mais apenas com seu relato não é possível fazer diagnóstico de autismo.
Olá boa tarde! Já atendi autista mas o que trouxe apenas um relato, o que poderia ter ajudar buscar mais conhecimento um profissional ( psicologo) pode te ajudar a você achar essa resposta.
Boa sorte!
Oi. Quando falamos de percepção, podemos dizer que todos tem sua forma de perceber. E ao falar de atenção, pode-se compreender, que é comum as pessoas dedicarem mais atenção aquilo que lhe agrade mais, e sendo assim é prazeiroso ver, ouvir ou até falar do mesmo. O que de fato não é problema algum se dedicar a coisas que gostamos. Porém, nem sempre podemos nos permitir ficar apenas com que nos agrade ou nos for conveniente. Não é porque escolhemos uma faculdade que acreditamos gostar para ter ela em nossa vida na maior parte do tempo, que todas as disciplinas serão agradáveis ao paladar, percebesse muito o esforço a ser feito mais em ensino médio, onde nem todos gostam de exatas, mas precisam da média mínima para passar. O esforço deve ser mais em qual temos a deficiência. Se tem estado demais numa atenção focal, onde é focalizada em estímulos específicos e ignora outros estímulos, talvez seja a hora de uma atenção encoberta também, atenção dirigida diferente daquela que os olhos estão sempre fixando. E para isso, não existe mágica, e sim esforço. Quanto ao autismo. Só investigando para se ter um diagnóstico. Cuidar de si mesmo é necessário!
Olá, essa falta de foco parece com um déficit de atenção. Sugiro que você investigue na terapia, ou para descartar outras possibilidades fazer um exame de vista e auditivo e pedir para investigar o transtorno déficit de atenção TDAH, que muitas vezes pode ser confundido com algumas características do autismo.
Olá! Respondendo a sua pergunta: Essa situações podem configurar situações autísticas? Eu penso que não. Pela sua breve descrição, eu não pensaria nesse diagnóstico. Entretanto, indico tratamento com profissional psicanalista/psicólogo, para conhecer suas possíveis falta de interesses por algo e a que estaria ligado. De outra maneira, alega que, o que gostas de fazer passa horas, sem mesmo perceber o tempo passar. Isso, por si só, diz muitas coisas. As vezes é melhor ter mais que uma opinião.
Não. Dá para avaliar apenas com sua pergunta. Avaliação demanda tempo.
Apenas essas situações em si, de forma alguma caracterizam um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. O fenômeno que ocorre quando estamos engajados em determinada atividade de próprio interesse, no qual perdemos a consciência de nós mesmos, não percebemos o tempo passar, até mesmo esquecemos de comer ou de ir ao banheiro, é um estado psicológico conhecido como Flow, ou estado de Fluxo/Fluir. Quando estamos em Flow, entramos em um âmbito de hipermotivação, e só percebemos tudo isso depois que o Flow passa. Já a dificuldade em focar nas atividades que não são de próprio interesse, pode estar relacionada à tentativa de esquivar-se deste.
Olá!!!
O mais importante no momento é que você está preocupada com a situação e por se só já percebeu que existe algo que não está lhe deixando confortável.
Então o que eu posso te orientar que procure um profissional para te ajudar. Um psicológo(a).
Um abraço!!!
@elianalealpsiedu.
Essa questão é muito comum nos quadros de autismo. Chamamos de hiperfoco, não aparece somento no autismo, pode acontecer também em que tem TDAH. É muito desafiador para quem faz hiperfoco conseguir se interessar por assuntos que não são de seu interesse, mesmo que muito importantes. Isso pode ser corrigido com uma organização dos estudos, uma agenda, estabelecimento de alterações na rotina de estudo, etc. As pessoas com TEA costumam ter alterações nas funções executivas; no como fazer as coisas; sabem o que fazer, mas esbarram em dificuldades na hora de executar; dificuldade de priorizar, dificuldade em flexibilizar (fazer as coisas de um jeito diferente); entre outras. Uma reabilitação neuropsicológica ou neuropedagógica pode ajudar muito nesses casos. abraço
Já que esta no processo de diagnóstico, cabe nesse caso realizar uma avaliação psicológica para auxilio diagnóstico.
Essas situações são compatíveis com autismo sim, mas o diagnóstico é uma avaliação mais complexa, aguarde o final do seu diagnóstico.