Estou grávida e apresentando um quadro depressivo. Gostaria de saber em qual área da psicologia devo

40 respostas
Estou grávida e apresentando um quadro depressivo. Gostaria de saber em qual área da psicologia devo procurar um especialista.
Olá!
No período gestacional, decorrente as alterações hormonais e ambientais, as mulheres poderão sofrer mudanças quanto ao seu estado emocional. Não necessariamente a tristeza poderá significar um quadro de depressão, mas esta avaliação deverá ser feita por um psicólogo clínico. Sugiro que busque por um profissional atuante na área perinatal, pois a gestação requer cuidados específicos, estando este profissional mais apto a orienta-la.
Espero ter lhe ajudado!
Atenciosamente.

Procure um psicólogo que lhe transmita segurança para expor seus sentimentos. O mais importante é que você se sinta bem com o profissional que você escolher e principalmente sinta o resultado do processo.
Depressão - tristeza profunda, indiferença, desesperança, exaustão, vida sem sentido! A gravidez traz dúvidas e incertezas e isso pode provocar abalo no sistema nervoso.
Um psicólogo clínico deve ser consultado. A terapia vai favorecer a compreensão dos sintomas e um modo de agir.
Olá. Seria o interessante procurar um psicanalista já que gerar um bebê nos remete a nossa capacidade de ser mãe, revivencia de quando​ éramos bebês e como foram essas vivências. Seria muito bom para você. Espero ter ajudado.
Não há uma área específica . O mais importante é buscar um auxílio terapêutico com um profissional que você se tenha afinidade . A terapia cognitiva comportamental possui vários estudos comprovando resultados positivos em depressão. Trabalho com esse tipo de terapia me coloco a disposição .

Até mais .
Olá! Penso que nesse momento seria de muita importância o acompanhamento com uma terapeuta (psicóloga) para que você pudesse se sentir mais segura. A Terapia Cognitiva Comportamental pode te ajudar bastante. Att, Sandra Romao
As abordagens psicoterápicas que demonstram resultados comprovados no tratamento da depressão são a terapia cognitivo comportamental (especialmente a vertente beckiana) e a terapia interpessoal. Em geral os resultados são rápidos e o terapeuta utiliza medidas objetivas para avaliar o progresso terapêutico, o que será muito importante neste momento do seu ciclo vital.Um bom terapeuta também saberá identificar a necessidade de outras ferramentas além da terapia que podem ser úteis no seu caso.Espero ter auxiliado. Abs
Um psicólogo que lhe passa segurança e tranquilidade, a abordagem é o que menos importa. Todo psicólogo tem formação que lhe permite acolher um paciente com quadros depressivos e ou ansiosos.
A gravidez é um momento em que a mulher é submetida a grandes transformações hormonais e psíquicas. Além das mudanças físicas, o psiquismo pode sofrer com ansiedade, medo do novo e do porvir. Além de um bom e indispensavel pré natal, um psicólogo ou psicanalista clínico poderá ajudá-la fazendo uma escuta acurada de aspectos de sua história que podem repercutir agora. Tente relaxar com exercícios respiratórios e alongamentos os quais poderão trazer bem estar para você e a criança. Lembre-se que a natureza é pródiga e as coisas podem acontecer naturalmente. Parabéns por se preocupar com sua saúde psíquica!
Um grande abraço.
Os(as) psicólogos(as) das mais diversas abordagens da psicologia estão aptos(as) para te atender. A Abordagem Centrada na Pessoa, na qual desenvolvo meu trabalho, é uma dessas possibilidades para a sua escolha. Um abraço!
Acho que voce deveria, antes de mais nada, conversar com o seu obstetra sobre os sintomas que vem sentindo. Junto com ele poderão decidir qual a melhor estratégia a ser assumida, como por exemplo, pedir para que ele te indique um psiquiatra para avaliar seu quadro.
Se for diagnosticado um quadro de Depressão mesmo, será necessário tratar, seja com psicoterapia ou, em casos mais graves, usar medicação.
Existe muita evidência de segurança de alguns antidepressivos na gestação, o que não será impeditivo para que voce receba esse tipo de tratamento, se for o caso.
Olá! Você precisa ver a que vc se identifica, mas no seu caso a terapia cognitiva poderá lhe ajudar a mudar suas crenças disfuncionais. Um grande abraço.
Sugiro uma conversa específica sobre isso com Ginecologista Obstetra, peça encaminhamento/indicação de psquiatra para avaliação e o acompanhamento em psicoterapia poderá ajuda-la a enfrentar essa fase e se preparar para o pós parto. Busque por psicólogo que atue com puerpério que poderá te ajudar de forma mais específica.
Olá,
Existe a tristeza e a depressão, a diferença entre elas é o tempo de permanência neste estado.
Assim, o ideal é que busque um profissional (psicólogo), independentemente da area, mas que você tenha empatia e comece a fazer o acompanhamento.

Boa sorte.
Olá,

Como muitos profissionais disseram acima, a gravidez pode trazer muitas preocupações e incertezas. Seu corpo vem sofrendo uma transformação e a descarga de hormônios também é grande. Natural você se sentir deprimida. Com certeza é importante conversar com seu obstetra, mas, fazer psicoterapia irá te ajudar a organizar seus pensamentos, colocar suas emoções em ordem e juntos vocês poderão entender esses sentimentos e modifica-los. A terapia cognitivo comportamental é a mais indicada no tratamento da depressão. Sugiro também que faça atividades físicas, yoga e pilates para gestantes é um recursos maravilhoso que poderá ser um aliado no seu tratamento te trazendo bem estar físico e psicológico.

Boa sorte ;)
Olá! A gestaçao já é por si só um momento de muitas transformações; físicas, hormonais e emocionais. Tem também os significados que ela representa para cada um, as expectativas, os medos. Sendo assim, é natural que a mulher fique mais sensível e possa se sentir mais insegura, desamparada, triste. Não necessariamente seja depressão. De qualquer forma, é muito importante que você procure uma ajuda profissional, que possa te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e trabalhar com você essas questões.
Nao importa a abordagem do psicólogo que você vai procurar. O mais importante é que seja uma pessoa capacitada (com boa experiência clínica) e que você sinta empatia.
Entendo que não exista uma área da psicologia especifica para você procurar. Qualquer profissional competente poderá lhe ajudar, independente da área ou abordagem deste. Recomendo que você escolha algum (ou alguns) e o conheça pessoalmente. Uma vez que você perceba que consegue ficar a vontade para conversar sobre as suas questões o trabalho poderá ter continuidade e você terá os benefícios esperados. Estou a disposição.
Olá,
Acredito que um processo analítico, a partir do trabalho de um psicanalista, poderá te auxiliar nesse momento gestacional e posteriormente após o nascimento do bebê. A gravidez é um momento complexo para os futuros pais, na mulher as mudanças no próprio corpo, as incertezas (e medos) em relação ao futuro e as exigências sociais relativas a maternidade, corroboram para o sofrimento psíquico. Poder ter um espaço onde essas fantasias possam ser ditas, sem julgamentos, ajuda a mulher a suportar as incertezas e construir algo sobre essa nova realidade. Entender que os sentimentos são ambivalentes, permite que a relação mãe-bebe, para além da idealização, seja fonte de afeto e sustentação.
Olá, independente da abordagem, você deve procurar um profissional com o qual você se identifica e se sinta acolhida. É um momento de várias mudanças, não só no corpo, como em toda sua rotina de vida, e muitas vezes não sabemos muito bem como lidar com tudo isso.
Um bom profissional vai te ajudar a passar por este momento sem grandes angústias.
Que seu filho chegue com saúde e encontre uma mãe linda e acolhedora.
Abs
A gravidez normalmente intensifica os sentimentos e as emoções. Penso que é importante prestar atenção se esse quadro depressivo já estava ocorrendo ou se é decorrente da gestação. Para além da questão hormonal, há que se considerar uma série de questões: trata-se de uma gravidez desejada? você conta com suporte familiar?há algum conflito relativo à profissão e à maternidade? É muito comum a veiculação da gravidez e da maternidade como algo que completa a mulher, sendo uma experiência maravilhosa. De fato, pode ser isso sim, o que não significa que a mulher precise encontrar meios de conciliar afetos, desejos, pressões... A abordagem psicanalítica permite uma escuta singular de cada sujeito, convocando-o a assumir a responsabilidade por suas escolhas. Trata-se de um processo que visa uma maior autonomia e a construção de uma condição própria de lidar com as dificuldades da vida.
Recomendo sempre a psicanálise por levar em conta os processos inconscientes na origem dos sintomas. Mas há outras abordagens que podem trazer bons resultados.
Um fator importante é encontrar um bom terapeuta e considerar sua "afinidade" com ele.
Olá! procure por um bom Psicoterapeuta cognitivo comportamental e hipnoterapeuta. Paz e Bem!
O estado depressivo é um sintoma que pode ocorrer em momentos diversos da vida. Um sintoma precisa ser escutado e olhado mais além de sua superfície e de sua formação. Procure um profissional para realização zoar um atendimento psicanalítico na sua cidade ou região.
Ola! A psicologia trabalha com muitas linhas teóricas (psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental, Transpessoal, Junguiano, Gestalt Terapia etc, mas o paciente caso não entenda sobre esse processo não deverá ficar com dúvidas ou inseguro. Um psicoterapeuta ético e preparado irá saber manejar qualquer técnicas e o paciente terá resultados satisfatórios. Esse momento de gravidez é delicado e por tanto merece toda atenção e cuidado! Não desista de buscar ajuda profissional e trabalhar os medos, angústias e outros sintomas vinculados com o seu quadro clínico! Abraço
Ola querida, com certeza um psicólogo clinico. Em minha opinião entender o pq da depressão neste exato momento, o significado da gravidez, de ser mãe, perdas e ganhos...enfim o que significa tudo isto pra vc e ressignificar a situação para que vc possa viver este momento de forma feliz e plena é fundamental.
Como dito, a Psicologia em sua forma terapêutica lhe acolherá independente em qual lugar estiver, nos disse sobre gravidez e depressão e logo vinculamos um ao outro, mas será que um é causa do outro? Essa individualização precisa ser encontrada em sua Terapia Psicológica, pois as teorias nos embasam, mas o encontro precisa ser humano.
A gravidez e uma fase na qual a mulher precisa de apoio. O marido presente e uma relação sadia e estável e um importante item deste apoio. Sem ter isto a mulher pode se sentir extremamente vulnerável. Para ter isto ou algo que substitua um psicólogo especialista em psicoterapia tem ajuda.
Qualquer uma das abordagens pode ajudá-la, no entanto a Terapia Cognitivo-Comportamental apresenta protocolos já testados com eficácia, para a depressão. Mais importante que a abordagem, é o vínculo terapêutico que será estabelecido com o psicólogo que irá atendê-la. Cuide com carinho de você e do seu bebê.
Depressão é um transtorno que atinge muitas mulheres no período gestacional, visto que é uma fase de instabilidade emocional que ocorre devido a brusca alteração dos níveis hormonais.Nesse caso o estresse, a ansiedade, o medo e a insegurança são frequentes, principalmente durante o primeiro trimestre. Destacando que a depressão não tratada durante a gravidez torna a mãe predisposta a depressão pós-parto. O que não sugere que quem vivenciou "um" episodio de depressão gestacional fadado a um segundo. Sugestiona-se buscar ajuda de um profissional psicólogo (para fazer terapia) ou em alguns casos um psiquiatra para monitorar medicamentos.
Olá,
A área da psicologia que você deve procurar é a psicologia clínica. Em relação a linha teórica não há apenas uma opção pois todas são validadas para tratar sua questão.
A escolha de qual linha teórica procurar é uma decisão sua, a partir de seus interesses e objetivos com uma psicoterapia e a afinidade com o método utilizado.
O vínculo com o terapeuta é de grande importância para os resultados de uma psicoterapia, portanto, independente da abordagem utilizada, é imprescindível buscar um psicólogo que você confie.
A psicanálise é uma das linhas teóricas da psicanálise e tem inúmeros estudos sobre a maternidade e a depressão. Se você tem desejo de descobrir quais significados a gravidez e a sua tristeza nesse momento tem para você, eu sugiro um psicanalista.
Abraço
Muitas pessoas ainda acreditam que a gravidez é um tempo só de bem estar porém a depressão ocorre em 10 a 20 % das mulheres grávidas e não deve ser ignorada visto que se não for tratada pode levar a epsódios de depressão pós parto. ideal seria você ter a seu alcance um equipe multidisciplinar contando com seu ginecologista, um psiquiatra e um psicólogo clínico.
Com certeza a psicoterapia cognitiva comportamental ou psicoterapia breve devido ao momento delicado e precisa de assertividade e diretividade no tratamento por conta da complexidade da depressão na gestação. A depressão pode ser só de causa emocional ou neuroquímica no entanto, devido a gravidez faz-se necessário também compartilhar com seu (sua) obstetra para melhor condução do tratamento. Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos.
Considero importante que você seja acompanhada por um Psicólogo para ajudá-la neste momento. Um que tenha especialização em Terapia Cognitivo Comportamental com certeza poderá ajudá-la.
Olá, existem diversas áreas e correntes da psicologia que podem auxiliar de diversas formas. Para ajudá-la na escolha é importante que o profissional tenha experiência com gestantes ou alguma ênfase em psicologia gestacional e puerpério. Além disso, esteja em constante atualização. Fatores hormonais podem interferir no seu estado geral, mas é importante avaliar a singularidade do seu momento de vida, compreendendo quais fatores estão desencadeando esses sentimentos em você. O objetivo do acompanhamento é (entre outros que serão levantados junto ao psicólogo) auxiliar você a encontrar recursos para o seu desenvolvimento como mãe e na relação com seu bebê e com sua família, incluindo suas redes de apoio e convivência. Dra. Nara Helena Lopes.
Junto com a gestação vem diversas mudanças - hormonais, seu papel como mãe, filha, esposa, o foco no trabalho, além dos medos e inseguranças... Acredito que algumas abordagens como: logoterapia (focada no sentido de vida), comportamental e sistêmica, podem ser bem interessantes para te auxiliar neste momento. São abordagens com foco em terapia breve, principalmente por você estar vivenciando mudanças diariamente. Fico a disposição caso tenho outras dúvida sobre o assunto :)
Olá, boa tarde!
Cada indivíduo se identifica e funciona com uma abordagem diferente, pois cada pessoa tem as suas particularidades. O que funciona com alguém, pode não funcionar com você.
Procure um psicólogo que te passe confiança, respeito e acolhimento, estes são os principais pontos para que a terapia funcione.
Boa noite. Procure um psicologo, nesse momento é muito importante a mãe estar bem emocionalmente para iniciar essa nova etapa da vida. Com ajuda de um bom profissional você poderá sair desse quadro.
Assim como citado já por outros profissionais, eu também recomendo a terapia cognitivo-comportamental. Porém, mais importante que a abordagem teórica nesse caso, é importante que você se identifique e confie no trabalho do profissional de psicologia.
Procure um profissional com quem você se sente à vontade, afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Bom dia!

Sugiro que busque por um profissional atuante na área perinatal, pois a gestação requer cuidados específicos, estando este profissional mais apto a orienta-la, é muito importante que você se identifica com este profissional.
Espero ter lhe ajudado!
Atenciosamente.
Flauzina Silva