Estou passando por um problema no trabalho devido a entrada de um novo chefe,não consigo dormir e comer

28 respostas
Estou passando por um problema no trabalho devido a entrada de um novo chefe,não consigo dormir e comer direito e me sinto ansioso constantemente.Qual tratamento devo fazer?
Precisa descobrir qual a razão de estar preocupado: é medo? É receio? Se sentindo ameaçado? Precisas ver o porque da tua angústia. Um chefe novo pode ser dica de mudanças e mudanças sempre são boas, nos impulsionam para o desenvolvimento.
De qualquer forma este evento desvendou um problema e deves aproveitar para descobrir (Psicoterapia) a causa.

Todas as mudanças geram instabilidade e estresse, ou seja, implicam renuncias, perdas e adaptação.
Existe uma lista de intervenções que podem ser implementadas com objetivo de gerenciar os níveis de ansiedade e estresse pessoal, são elas:
- Psicoterapia e vivencias que favorecem o autoconhecimento;
Aprendizado de estrategias de enfrentamento;
Administração de conflitos entre pares e grupos, entre outros.
As vezes até mesmo técnicas de relaxamento podem ajudar.
Todas as respostas dos colegas, foram bem esclarecedoras para o caso relatado. A ajuda de um profissional, psicólogo, é bastante indicado.
Psicoterapia. O profissional vai ajudá-lo a lidar com este novo impasse da sua vida. E para começar o trabalho, faço algumas perguntas: Por que este NOVO chefe está tirando o seu sono? É ele, enquanto pessoa, ou a nova posição que você tem que assumir agora? Quando o sono não vem, em quê você fica pensando? Existe semelhança entre esta situação que você está passando agora e outra já vivida?
Talvez você não consiga responder estas ou outras perguntas, então é aí que inicia o trabalho do psicólogo, que ao te ouvir, de maneira especial, diferente do "senso comum" vai te ajudar a ultrapassar as dificuldades que podem ser de ordem consciente ou inconsciente (que não tem domínio, compreensão).
Olá, um profissional em Psicologia é o começo do tratamento. Esse sintoma já apareceu antes em sua vida? Caso sim, em quais momentos? Anote numa folha tudo o que você está sentindo e observando em si mesma. Procure um (a) Psicólogo (a), leve suas anotações e faça uma avaliação. O autoconhecimento e o despertar da consciência ajudará você entender e até lidar melhor com situações iguais ou parecidas a essa. Toda situação nova assusta, porque ainda aprenderemos a lidar com ela.
Meu caro(a), esse incomodo pode ter farias causas como disse meus colegas, entretanto você pergunta, qual tratamento devo fazer? Acredito que realmente quer um caminho, nesse momento entendo que um terapeuta cognitivo comportamental seria uma escolha bem assertiva, tendo em vista que o foco do tratamento será o seu desconforto no momento e, é o que você mais precisa, porém não deixe de avaliar a questão em sua totalidade, seguir com uma terapia lhe faria muito bem.Pense nisto!!
O seu relato mesmo sendo breve demonstra que a mudança na chefia está lhe causando estresse em um nível prejudicial a sua saúde. A psicoterapia pode lhe ajudar a lidar melhor com o que está passando, além de também poder ser um suporte emocional nesse momento difícil. Sendo assim, recomendo que procure um psicólogo e comece o seu tratamento. Cuide-se.
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, e através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
Ola! A psicoterapia baseada em mindfulness seria muito interessante para o seu caso, pois hoje este tratamento e um dos mais eficazes para diminuição da ansiedade, tendo a duração de 8 semanas. Tratamento rápido e eficiente. Qualquer duvida fico a disposição.
Sem dúvida a terapia seria indicada, pois te ajudaria a entender até que ponto essa ansiedade se deve ao teu chefe em si ou a você consigo mesmo, assim como no "para quê" essa ansiedade está presente, isto é, o que ela está querendo sinalizar. Pode ser uma excelente oportunidade para um aumento de consciência e concomitantemente uma melhor qualidade de vida.
Como todos colegas já mencionaram aqui precisa realmente verificar o que esta incomodando, ou sentindo.
Existe diversos fatores e aconselho buscar ajuda de um profissional para descobrir,se desejar estou a disposição
Olá, o medo do novo as vezes paralisa ou causa ansiedade. É necessário entender por que a chegada desse novo chefe tem causado tantos transtornos para você
e principalmente como isso pode ser elaborado.
Sugiro que procure um psicologo para te ajudar a entender esse processo e trabalhar essas variáveis.
Grande abraço!!
Por que esse chefe tem o "poder" de te causar tantas alterações...? Não conseguindo desfrutar de necessidades básicas como comer e dormir...? Se permita a um tratamento Psicológico com seriedade e entrega absoluta e com certeza esse "monstro" perderá sua força. Boa Sorte!
Na minha opnião não há nada mais importante para nossa saúde física e mental que amarmos nosso trabalho. Busque um psicologo e me assista no Youtube.
Parapsicóloga e Psicóloga Cida Santos
Te convidamos para uma consulta: Análise transacional - R$ 120
Boa noite, geralmente as mudança de chefia no trabalho provoca algumas mudanças as vezes positivas outras negativas e geram muito estresse até que o processo se estabilize. No teu caso é bom procurar um psicologo para te ajudar na analise dos elementos positivo e /ou negativo que a nova presença esta aportando de novo, ou pode te ajudar a encontrar formas de comportamento mais adequadas as novas exigencias. É importante não remurginar tudo por dentro se não pode deprimir ou estressar de mais.
Psicoterapia e em alguns casos tratamento com psiquiatra, Vai depender muito do caso. Somente após buscar os profissionais é que vai ser possível definir a melhor conduta, além de conhecer a demanda.
Procure ajuda com um psicólogo
Uma psicoterapia existencial com um psicólogo(a), seria interessante para se trabalhar o aqui e agora em suas ansiedades e angústias, e aos poucos trabalhar com demais situações difíceis com relação ao passado ou presente.O mais importante, ao perceber que necessita de ajuda, buscar o quanto antes.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra para avaliarem seu caso. Atenciosamente
Olá. As mudanças geram impactos na vida sim, e se tratando de uma nova chefia, pode acontecer uma instabilidade emocional. Isto muito por conta dos pensamentos.
O ideal é uma escuta especializada com um psicólogo.
Não tenho dúvidas de que um espaço de escuta, com um especialista fará muito.
Entendo sua angustia. Não deixe de buscar ajuda.
Abraços!
Olá
Um novo chefe pode despertar sentimentos contraditórios.
Como os colegas acima mencionaram, procure ajuda de um psicólogo. Não subestime o que vc está sentindo, pois está impactando na sua qualidade de vida.
boa sorte
bom dia ! vc esta vivendo um nível de stress e ansiedade que estão te atrapalhando, busque um psicólogo (a) o quanto antes pois esses sintomas são muito sofridos.
Olá; olha você descreve estar bastante ansioso com essa situação nova que está acontecendo em seu trabalho. Essa mudança de situação está te trazendo inúmeros pensamentos antecipatórios de coisas ruins que possam acontecer em seu futuro com a entrada desse novo chefe; culminando com o pensamento posso perder meu emprego talvez e se eu perder meu emprego não pago as contas; se não pago as contas posso perder a casa; não posso pagar o colégio das crianças... Isso leva a um turbilhão de pensamentos; muitos dos quais nunca se concretizam. É apenas medo. Só que a ansiedade não é só pensamento. Tudo isso aciona áreas do seu cérebro que mandam disparar hormônios como adrenalina, etc. que servem para preparar seu corpo para fugir ou lutar. Entretanto não tem inimigo real; você então não consegue dormir, comer, etc. Eu penso que talvez essa situação do trabalho exacerbou tudo isso. Mas provavelmente você deve ser uma pessoa que se preocupa. A ansiedade aumentada trás problemas na atenção, interfere na qualidade do trabalho, na saúde. etc. Busque um terapeuta cognitivo comportamental para trabalhar essas questões e caso os sintomas físicos persistam busque um psiquiatra também. Espero ter ajudado.
Olá. Muitas vezes a mudança de chefia pode causar essa ansiedade nas pessoas que já estão na equipe e como essa mudança te impactou diretamente, te causando ansiedade, dificuldade para comer e dormir, o mais produtivo nesse momento seria buscar terapia, para que você aprenda o manejo desse sintomas para que eles não evoluam. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Ideal seria procurar acompanhamento psicológico. Sabe-se que a ansiedade, a depressão, o consumo abusivo de substâncias psicoativas e o estresse diário estão entre as causas mais comuns que levam o trabalhador ao adoecimento mental relacionado ao trabalho. Contudo, há de se considerar que as características individuais são marcantes para o estabelecimento de uma boa relação entre trabalho e saúde mental, de forma que, do ponto de vista psicológico, certa atividade motivadora para uma pessoa poderá ser depressora para outra. E, para que haja um bem-estar físico e psíquico, é necessário avaliar as questões social, econômica e ambiental nas quais esse profissional está inserido. Por isso o acompanhamento de um profissional qualificado poderá ser uma boa pedida nesse viés.
Qualquer abordagem da psicologia que você fizer, vai te ajudar neste processo. Escolha aquela que você se identificar mais. Eu indico a psicanalise, pois, esta teoria da um foco nas relações parentais, sua relação com a lei e autoridade, talvez sua questão com seu chefe circule nesses aspectos.
Psioterapia, com certeza.
Olá. Psicoterapia. Abraço.