Estou passando por alguns problemas, como insônia, ansiedade e uma possível depressão, devo procurar

24 respostas
Estou passando por alguns problemas, como insônia, ansiedade e uma possível depressão, devo procurar primeiramente a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra?
Bom dia,

tanto faz o profissional que você busca primeiro. Até mesmo um médico clínico geral poderá direcionar melhor sua demanda.

O psicólogo poderá indicar a avaliação psiquiátrica se julgar que a medicação gere ganhos terapêuticos. Caso os sintomas não estejam tão intensos e não estejam gerando tanto prejuízo e/ou sofrimento a psicoterapia sozinha poderá surtir o efeito positivo desejado.

No caso de buscar o psiquiatra ele irá fazer a avaliação e provavelmente indicará psicoterapia, poderá também passar alguma medicação caso você queira e seus sintomas estejam muito intensos.

Espero ter ajudado.

Bom dia! os dois profissionais são indicados! mas eu recomendaria que voce iniciasse com avaliação de um psicologo para que voce leve as suas dores emocionais para um tratamento primeiramente , comportamental e relacional, buscando compreender as causas. O Psiquiatria vai atuar pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo medicamentos. Porem em MUITOS casos não ha a necessidade de medicação.

Espero ter ajudado. E que bom que voce já esta buscando ajuda, isso significa muito, o olhar para voce mesmo. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi
Se você está enfrentando insônia, ansiedade e possível depressão, é aconselhável procurar inicialmente a ajuda de um psicólogo. Eles são especializados em terapia e aconselhamento para lidar com essas questões. O psicólogo pode avaliar suas necessidades e, se necessário, encaminhá-lo a um psiquiatra para considerar opções de medicação. A orientação profissional é fundamental para um tratamento eficaz.
É importante considerar ambos os profissionais para obter um cuidado abrangente. Começar com um psicólogo pode ajudar a explorar suas preocupações, sentimentos e padrões de pensamento, trabalhando em estratégias para lidar com a ansiedade, insônia e outros sintomas emocionais. Um psiquiatra pode avaliar a necessidade de intervenção medicamentosa, especialmente se a depressão for significativa. Uma abordagem em conjunto, com um psicólogo e psiquiatra trabalhando juntos, muitas vezes oferece resultados mais completos. Considere agendar uma consulta com um deles para iniciar o processo de suporte e avaliação.
Olá. A abordagem que você deve seguir depende da gravidade dos sintomas e das suas preferências pessoais. Se você está lidando principalmente com ansiedade, depressão e questões emocionais, um psicólogo pode ser a primeira escolha. O trabalho será voltado para entender suas emoções, padrões de pensamento e comportamentos, além de ensinar habilidades para enfrentar os desafios. Porém, se os sintomas forem graves, um psiquiatra pode ser recomendado para avaliar a necessidade de medicação. Se possível a abordagem combinada, psicologia e medicação, é ideal. O mais importante é buscar ajuda o mais rápido possível para que você possa receber o apoio necessário para se recuperar. Sempre à disposição.
Não existe uma indicação de ordem, penso que cada profissional vai te trazer resultados diferentes. Escolha um e inicie seu tratamento. Abraço.
Eu sugiro buscar ambos profissionais. O tratamento psicológico para as demandas emocionais e comportamentais. O psiquiatra para a parte bioquímica.
Ola, depende da intensidade dos seus sintomas, se o quadro de insônia e ansiedade estiverem muito exacerbados é importante buscar um psiquiatra, para que possa entrar com medicação e a partir disso buscar um processo terapêutico. No entanto, se os sintomas estão no início, em menor intensidade, a buscar por um psicólogo, para poder entender o que está acontecer e tratar é o mais recomendado.
Me coloco à disposição para maiores esclarecimentos, fique muito a vontade para me escrever. Um abraço
É admirável você buscar clareza e orientação diante dessas preocupações que ecoam dentro de você. A complexidade dos sentimentos que você descreve, incluindo insônia, ansiedade e possivelmente depressão, merece uma abordagem cuidadosamente tecida. A busca por suporte é um passo corajoso rumo ao autoconhecimento e bem-estar. Inicialmente, considerar um psicólogo pode abrir portas para explorar as raízes dessas emoções e trabalhar em estratégias de enfrentamento. Um psiquiatra também poderia oferecer insights valiosos ao considerar intervenções medicamentosas, se necessário. Ponderar as duas abordagens é um passo rumo a uma jornada de autocuidado multifacetada. Lembre-se, essa é uma jornada na qual você não está sozinho; profissionais estão aqui para auxiliar em sua busca por equilíbrio emocional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, boa tarde! Pelo que você está trazendo, me parece que você ainda não procurou ajuda, então acredito que esses sintomas sejam recentes, certo?
Se assim for, você ainda não deve estar fazendo uso de medicação, então, como psicóloga, o que posso te orientar a fazer é procurar primeiramente um(a) psicólogo(a) e iniciar a avaliação e tratamento psicoterapêutico. Caso o psicólogo(a) identifique a necessidade, ele(a) te encaminhará ao médico psiquiatra para tratamento medicamentoso paralalelamente ao trabalho psicoterapêutico.
Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas naturais visando a redução dos sintomas, melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Na minha experiência, cuidando de todas essas áreas paralelamente, são pouquíssimos os pacientes que realmente precisam fazer o tratamento medicamentoso para se reequilibrarem.
Espero ter ajudado :D
Se precisar, estou a disposição
A insônia, a ansiedade e a depressão são sintomas importantes a serem observados e respeitados por você porque eles trazem um significado importante frente a forma como uma pessoa reage frente as situações da vida. Quando a pessoa busca pelo profissional da psicologia é possível falar sobre os sentimentos e conflitos que são geradores destes sintomas. O psiquiatra poderá ter a compreensão e olhar diante das causas e poderá auxiliar com a indicação de medicamentos bem como a psicoterapia.
Olá! A junção dos dois profissionais para lidar com sintomas como os seus é de ótimo tom. O psiquiatra ele é um profissional da área da medicina com especialização em psiquiatria, com isso ele receitaria remédios para você utilizar de acordo com os sintomas que apresenta e com seus relatos nas consultas. O psicólogo, por sua vez, é um profissional da área da psicologia e através de encontros/sessões sazonais essas demandas podem ser discutidas para além dos sintomas que possui, a fim de descobrir suas motivações para esses, entendê-los de uma maneira melhor e também um processo de entendimento de si (contribuindo para enfrentar esses sintomas em seus diversos contextos sociais). Algo que costumo recomendar é que, para antes de iniciar um acompanhamento medicamentoso, seria interessante começar um processo psicoterapêutico (psicólogo) para que assim, caso seja necessário, seja feita a prescrição de um acompanhamento psiquiátrico também. Qualquer dúvida, fico a disposição. Abraços!
Boa noite! A ordem não altera os fatores, pois os dois saberão avaliar e indicar se precisa do acompanhamento do outro profissional. Sugiro que faça sua avaliação o quanto antes para sanar esses problemas logo no início! Fico à disposição.
Inicialmente te recomendo procurar um psicólogo que lhe inspire confiança. Pode ser online ou presencial.
Após algumas sessões o psicólogo saberá claramente te recomendar ou não que você procure um psiquiatra, ou mesmo um médico de outras especialidades para alguns exames laboratoriais ou outras providencias que se fizeram necessárias. Não tente se tratar sozinho ou esperar melhorar sem uma atitude assertiva. Não hesite, procure uma ajuda profissional! Abraços!
Boa noite !
Sinto muito ouvir que você está enfrentando esses desafios. Para lidar com insônia, ansiedade e depressão, é uma boa ideia procurar a ajuda de um psicólogo primeiro. Nós podemos oferecer terapia e orientação para entender e lidar com seus sentimentos e emoções. Se necessário, o psicólogo também pode encaminhá-lo a um psiquiatra, que é um médico especializado em saúde mental e pode prescrever medicamentos, se apropriado. Juntos, podemos formar uma equipe de suporte para ajudá-lo a enfrentar esses problemas.
Conte comigo nesta caminhada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! Que bom que tem se preocupado com o que tem sentindo.
Sugiro que busque um psicólogo e se necessário, ele mesmo te encaminhará para um psiquiatra, para que juntos possam te ajudar da melhor forma.
Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, a procura dos dois profissionais são bem-vindas, porém sugiro primeiramente a busca de um psicólogo e caso haja necessidade, ele mesmo te recomendará procurar um psiquiatra. Fico a disposição.
Te desejo melhoras! Um abraço.
Olá!
Independentemente de você ir ao psiquiatra para ser medicado/a, é importante que você tenha um espaço psicoterapêutico para falar a respeito do que sente, o que lhe preocupa; aquilo que você acha que está acontecendo na sua vida. Não há alta dos sofrimentos patológicos do estado de ânimo sem entendimento sobre a própria vida numa forma na qual não haja preconceito, julgamento, ou sentimentos ambivalentes difíceis de contar a outras pessoas.
Boa sorte!
Boa tarde,
Ambos
Sugiro um psicólogo, porque ele vai poder analisar possíveis causas e ver junto com você se no seu caso há indicação de trabalho conjunto com a psiquiatra.
Olá, o importante é que você busque ajuda, qualquer um dos profissionais poderá direcionar você para a melhor escolha de tratamento. Busque ajuda o quanto antes e fique bem. Um abraço.
Ambos os profissionais serão importantes no cuidado de sua saúde mental. A depressão é um doença e tem tratamento. O tratamento medicamentoso, prescrito pelo psiquiatra, irá lhe ajudar com a demanda mais urgente. Te permitir dormir melhor, por exemplo. Porém a terapia irá lhe fornecer ferramentas para lidar melhor com a ansiedade e os desafios do seu dia a dia. Espero ter ajudado, e se precisar estou á disposição.
Olá! Compreendo que esteja enfrentando dificuldades emocionais, incluindo insônia, ansiedade e uma possível depressão. Recomendaria que iniciasse procurando a ajuda de um psicólogo, pois ele pode oferecer suporte emocional, técnicas de enfrentamento e estratégias para lidar com essas questões. O psicólogo pode trabalhar em conjunto com um psiquiatra, se necessário, para uma abordagem integrada. A psicoterapia pode ser um passo valioso para compreender e enfrentar os desafios emocionais que está enfrentando, proporcionando um espaço seguro para expressar seus sentimentos e desenvolver habilidades para o bem-estar emocional. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
O ideal seria os dois. Como tem insônia, o psiquiatra para ter o remédio para dormir, mas, assim que possível, o psicólogo.