Estresse causa danos permanentes ao cérebro? Se sim, quais?

8 respostas
Estresse causa danos permanentes ao cérebro? Se sim, quais?
Boa tarde.
O estesse pode desencadear vários transtornos psicológicos, pode afetar a fisiologia do corpo tbm.
O Estresse é uma sobrecarga de coisas externas que a pessoa não consegue dar conta ou precisa de tempo para dar conta e a cobrança social não colabora. Então desencadeia quadros de ansiedade e o estresse pode afetar o estômago, o coração com aumento da pressão arterial.
Caso seja desencadeado algum transtorno, sim é permanente e precisa ser tratado e controlado.
O ideal é a pessoa não ultrapassar seus limites, não se cobrar tanto e ter meios para aliviar o estresse
Atividade física, meditação ajudam bastante.

Espero ter ajudado.????

O stress causa sérios danos ao organismo, pode alterar corrente sanguínea, coração, tireoide, aumento de colesterol, triglicérides, diabetes, etc, e causar muitos danos psicológicos, como transtornos de ansiedade, neuroses, transtornos sexuais. Pode sim causar danos ao cérebro de uma maneira química mas isso terá que ser avaliado por quanto stress, a quanto tempo. Não se pode generalizar. Um bom tratamento, mudanças de hábitos de vida, aprender a lidar com as coisas de outra forma, uma boa psicoterapia poderão deixaa-lo sem consequência alguma. Cuide-se. Tire e resolva na sua vida tudo que for estressante. Procure um psicólogo. Há saída para tudo.
O ESTRESSE poderá causar sérios danos à saúde física e mental, como:
HIPERTENSÃO - o coração acelera seu ritmo,
INSÔNIA - costuma ser um dos primeiros sinais, ausência de sono, o corpo fica em estado de alerta,
TRANSTORNOS MENTAIS - Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico, Esquizofrenia, etc...
Problemas Gástricos - gastrite, úlcera, refluxo, diarreia e colites.
Queda do sistema imunológico.
O Estresse está ligado a instintos básicos de sobrevivência conhecidos como por exemplo resposta para a luta e fuga, desencadeando liberação de substâncias químicas no cérebro e no corpo, projetadas para gerir numa situação difícil.
O corpo é afetado negativamente, ao nível celular, assim o estresse a longo prazo, a ansiedade e a depressão tem sido associados a um risco aumentado de demência e doença de Alzheimer.
É possível reduzir o estresse a nível cerebral, fazendo relaxamento, yoga, meditação.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Psicóloga
Sim porque o cérebro é plástico. No trauma há uma espécie de “congelamento” no SNC. A terapia que age nesse desbloqueio chama-se: Terapia EMDR.
Sempre que ficamos excitados, ansiosos e irritados, o nosso organismo produz os hormônios do estresse (cortizol). A ameaça pode ser real ou imaginária, o choque praticamente é o mesmo, essa mobilização acionada com frequência, tem consequências negativas, causando efeitos nocivos sobre a saúde.
Dentre as regiões de choque e os principais sintomas, destacan-se o sistema: Muscular (tensão dor na musculatura), o imunológico (infecções, alergias), digestivo (perturbações alimentares e queimação estomacal), circulatório ( alteração dos batimentos carcardíacos, variação da pressão arterial), e, ainda, a pele (manchas psoríase) etc.
Caso o estimulo estressor seja muito intenso e persistente gerando mais energia (cortizol) que o corpo possa suportar, a pessoa pode desenvolver alguma doença crônica nos respectivos sistemas descritos.
O estresse se intensifica na medida em que nos desorganizamos interiomente e nos desconectamos dos valores inerentes ao ser.
Cuide-se
O estresse pode acarretar em disfunções hormonais, digestivas, cardiovasculares, dentre outras. É importante cuidar da saúde mental para garantir uma melhor integração entre corpo e mente.
O estresse pode causar danos permanentes ao cérebro? se não trabalhado, o indivíduo pode ter perdas de memória , atenção, concentração, e ter prejuízos em suas funções cognitivas, alteração do humor, desenvolver alergias, transtornos mentais, ter perdas de cabelo e desenvolver vários tipos de doença como câncer, tumores entre outros.
Olá! O stress pode levar ou desencadear numa pessoa a fadiga crônica, a síndrome de Burnout e outros transtornos mentais. O cérebro humano term um limite de tolerância referente a avalanche de estímulos do ambiente e também do restante do corpo. A resiliência e a capacidade de uma pessoa conseguir restaurar o stress ou a se adptar a mudanças, mas não é qualquer pessoa que consegue. O importante é não deixar a situação ficar desgastante ou crônica. Identificar os fatores estressores rever os hábitos pessoais e de trabalho. Procure psicólogo pois na maioria das vezes a pessoa não consegue fazer sozinha a identificação dos fatores e não encontra meios de mudar a situação. Uma boa psicoterapia poderá ajudá-lo(a). Sugiro que procure um profissional para minimizar danos..