É possível se recuperar do trauma de um estupro? Fui molestada sexualmente por meu irmão quando tinh

27 respostas
É possível se recuperar do trauma de um estupro? Fui molestada sexualmente por meu irmão quando tinha 13 anos, perdi minha virgindade em um estupro coletivo com 19 anos, um dos estupradores filmou o ato, nao consegui denunciar e não tive nenhum suporte da minha família (em ambas as situações), eu odeio todos os humanos por terem me feito sofrer a vida inteira.
bom dia, viver experiencia desse porte e não ter apoio da família é duro, mas é possível se ajudar frequentando uma psico terapia. Entre as varias linhas teóricas sugiro que você escolha aquela mais especificas para aliviar as experiencias traumática como o Brainspotting e/ou o EMDR. essas duas terapias são mais especifica para trabalhar traumas. Tem bastantes psicólogos/as que trabalham com isso. Se quer saber mais sobre essas terapias pode entrar em contato.

Olá, toda essa situação é bastante complexa e complicada para você, e acredito que há um peso emocional imenso que você precisa compartilhar com um profissional terapêutico. Já atendi e atendo casos semelhantes ao seu relatado e na grande maioria das vezes o progresso é imenso, leva-se um tempo pois mexe-se em questões muito profundas e traumáticas. Não é fácil encarar isso, mas com a ajuda de um bom psicólogo , há a grande chance de superação. Cuide-se !
É possível ao menos dar-lhe uma escuta mais empática (e adequada), tentar compreender consigo as implicações de tudo isso em outras questões suas e buscar conjuntamente, no processo, formas com maiores recursos de se lidar com isso e outras coisas que podem dar um lugar não negado, desassistido e sem apoio a uma marca que sempre existirá, mas que talvez possa ser-lhe dada uma possível cicatrização.

O fato de não ter apoio familiar e/ou institucional constitui uma re-traumatização amplificadora.

Esta situação, infelizmente, tem uma frequência alta, escondida e dissimulada socialmente.

Você sem dúvidas precisa de apoio, talvez de uma terapia em grupo, bem coordenada, com pessoas que viveram situações dessa ordem, e/ou um atendimento particular de natureza psicanalítica.

Espero ter-lhe ajudado, a questão é muito complexa, para ser tratada por esse meio, sugiro-lhe que busque consulta e/ou esses grupos terapêuticos. Grato pela pergunta.
Olá! Realmente o trauma da violência sexual é difícil de ser superado e pode gerar diferentes prejuízos emocionais. Infelizmente, no Brasil e no mundo, isso acontece com muitas mulheres. A denúncia não é nada fácil de fazer, principalmente sem o apoio da família, e dependendo da delegacia e por quem é atendida, a mulher pode sofrer uma outra violência, compreendo não ter realizado a denúncia e seu ódio pelos humanos que te fizeram sofrer. A falta de alguém para falar sobre o assunto também é muito complexa e muitas mulheres guardam essa dor durante anos sem dividir com ninguém. Por isso sugiro que você faça psicoterapia, é um espaço sem julgamentos que permite que você fale sobre seus traumas e sentimentos e assim consiga elaborar melhor a sua dor. Espero ter ajudado!
A psicoterapia pode ajudar tornar esse trauma mais leve pra você ter qualidade de vida. Força ai . abc
Olá. Sinto muito pelas experiências traumáticas que vivenciou. Com certeza a Terapia EMDR pode ajudar a superar esses traumas. Inclusive a EMDR surgiu para tratamento de traumas complexos, como estes que você viveu. Há vários exemplo, explicações e relatos sobre essa abordagem na Internet.
Através da EMDR você pode ter a chance de reprocessar essas vivências traumáticas e ter uma vida mais equilibrada. Qualquer dúvida, estou a disposição no meu perfil. Um abraço, Shaiana Lick.
Olá, boa noite!
A capacidade da nossa mente é incrível!
É possível sim se recuperar e ter uma boa qualidade de vida.
Para isso, é necessário que você busque tratamento.
Não deixe de se cuidar!
Um abraço
Isabel Rossetti
Psicóloga clínica e terapeuta de casal e família.
Diante dessa situação difícil e complexa há uma abordagem específica para traumas, o EMDR cujo objetivo é diminuir o sofrimento e a carga emocional, assim como a intensidade da imagem do ocorrido de forma que a situação fique distante e borrada até não incomoda-la mais. Com isso você tem grandes chances de ficar livre desse trauma, deixando -o no passado, ressignificando tudo com os recursos que você possui hoje e vivendo melhor sua vida daqui para frente. Vale a pena procurar ajuda psicológica para ter uma qualidade de vida melhor.
Acredito que aja muito recentimento em você pelas suas experiências, talvez a terapia possa lhe ajudar a entrar em contato com seus sentimentos, pelo que vi a relação sexual para vc se tornou algo destrutivo...
Pense na possibilidade da terapia lhe ajudar a entrar em contato com seus sentimentos.
Att
Eduardo
Olá. Para se pensar na possibilidade de se recuperar de um trauma, tenha ele vindo ou não de uma situação de violência (como o exemplo que relata), é importante que possa começar um processo de tratamento para poder direcionar está questão com um profissional, para que tenha condições de no a posteriori trabalhar isto, com o tempo. Estas histórias de violências narradas por você, (de formas diferentes) podem trazer angústias e outros efeitos na sua vida adulta, muito embora, possa inclusive não serem percebidas. Desta forma, seria bastante interessante que possa buscar um psicólogo / analista para colocar em palavras e poder trabalhar, se é claro, deseja ter a chance de poder superar este episódio da melhor forma possível e ter uma vida com menos danos provocados por esta experiência traumática. A “recuperação” de uma situação ou experiência outra de trauma, está sempre atrelada a possibilidade de se dar a oportunidade de elaborar aquilo que trouxe efeitos negativos, que, com cautela e tempo, poderão ser elaborados e poderão permitir que sejam ressignificados. Mas para que isso ocorra, se faz necessário que o seu tratamento seja iniciado.
Olá! As experiências relatadas com certeza são causadoras de imenso sofrimento psíquico, mas é possível, por meio de um acompanhamento psicológico/psicanalítico, trabalhar os traumas vividos e proporcionar uma melhoria na sua qualidade de vida e no contato com as outras pessoas. Espero ter ajudado e que fique bem. Att. Carolina.
Acrescento, além do que os colegas falaram, a seguinte frase de um famoso psicanalista: "nenhuma terapia pode alterar os fatos de uma vida, mas pode, isso sim, alterar a narrativa dos fatos - e isso talvez seja decisivo". Em outras palavras, uma terapia pode ajudar você a elaborar e ressignificar essa experiência tão dolorosa, e isso pode ser muito potente na sua vida. É possível viver de uma maneira melhor. Busque ajuda! Boa sorte
Boa noite! É possível tentar amenizar o trauma através dos exercícios das emoções e dos pensamentos. Importante procurar um profissional qualificado, em que se sinta segura. Todo trauma traz "danos" psíquicos, que com o tratamento da Psicoetrapia pode sim ser "cuidado", para se ter uma vida mais saudável.
Olá!
Sinto muito pelo que viveu, ainda mais quando não se tem suporte da família nesses momentos. O trauma fica, mas tô aqui pra te dizer que é possível passar por ele, ressignificar a sua vida e dar a ela novo sentido. A Psicoterapia pode te ajudar nesse sentido, pra que você encontre novas razões pra viver e entenda que o trauma pelo que passou não define você. Você é muito maior que isso e por mais que ainda doa, você consegue descobrir novas formas de amar as pessoas.
Procure um profissional na sua região ou, para este momento, o atendimento online e não demore a construir a sua libertação.

Sei que vai, aos poucos, encontrar a sua paz.

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá boa noite!
Sem dúvidas é possível se recuperar dos traumas por você relatado, para trabalhar essas questões é preciso estar em acompanhamento com Psicólogo.
Já atendi e atendo casos como esse onde é observado grandes avanços e melhorias significativas na qualidade de vida.
É importante para o tratamento ser ouvida, acolhida, compreendida e estar com um psicólogo que caminhe junto com você nesse processo, é um processo que produz algumas dores por trabalhar traumas, porém trás grandes alívios por trabalhar uma reconstrução da imagem de si e do outro.
Será de extrema importância também utilizar de técnicas para alívios de pensamentos negativos, ansiedades e tristeza para assim já sentir-se melhor.
Busque Psicoterapia e tenha certeza que é possível se tratar das dores vivenciadas e atuais.
Ola! Uma situação extremamente dolorosa! Mas sugiro a você com todo carinho, busque por ajuda psicológica para cuidar disso e para se fortalecer, se cuidar, se dar colo! Pegue-se no colo e acolha essa sua enorme dor. Procure por um profissional, onde se se sinta acolhida para por em palavras tudo isso e dar novos significados a esses afetos. Nada vai mudar esses fatos, mas pode mudar o afeto que sentes. Sim, você foi muito afetada em suas emoções! Procure por ajuda, se dê esse presente
Minha querida, quanto sofrimento calado, doído, guardado em solidão e desamparo total! Compreendo todo o seu ódio pelas pessoas terem te feito sofrer tanto! Eu só quero te dizer uma coisa: SIM, é possível se recuperar de um estupro, tanto dessa experiência com seu irmão, quanto do estupro coletivo. Você MERECE ser feliz e ter uma vida leve. Acredite: trauma tem cura. Mas você vai precisar buscar especificamente profissionais especialistas em trauma. Sugiro buscar profissionais que trabalhem com "Abordagem Integrada da Mente" ou "Brainspotting". As sessões podem ser presenciais ou online, segundo a cidade em que você estiver. Não desista de você, tudo isso tem cura.
A Psicoterapia EMDR poderá ajudar a superar esses traumas. Busque ajuda e se cuide. Qualquer dúvida, estou a disposição no meu perfil. Abs. Thaís
Oi querida! Quando sofremos traumas graves, não confiar pode ser uma estratégia que nosso sistema interno utiliza para evitar mais dor e sofrimento.
A terapia EMDR é a terapia ideal para trabalhar traumas de abuso sexual.
Após trabalhadas, essas vivências dolorosas não causam mais dor.
Procure uma boa profissional que faça EMDR na sua cidade. Nesse período de pandemia, a terapia online também é uma boa alternativa.
Um grande abraço!
Bom dia! Antes de responder sua pergunta quero dizer que sinto muito por vc ter passado por uma situação tão difícil e tão pesada. Como psicoterapeuta já atendi casos semelhantes ao seu e os pacientes tiveram uma boa evolução em relação ao traumas apresentados. Como foi indicado por outra colega, hoje existem algumas técnicas focadas em reprocessamento de trauma, sugiro procurar profissionais que atendam pelo Brainspotting ou EMDR, mas o mais importante é vc sentir confiança no profissional que irá te atender. Um abraço!
Olá querida; é um absurdo as mulheres ainda passarem por esse tipo de coisa em pleno século XXI; imagino o quanto você deve ter sofrido e ainda sofre por isso e não sendo validada em sua dor pelas pessoas que ama. Mas tem sim como amenizar a sua dor. Precisa ver se as consequencias emocionais que você tem não te trouxeram sintomas de estresse pós traumático (revive a cena muitas vezes, tem sintomas de ansiedade, alteração do humor, etc.). Mesmo que não apresente estresse pos traumático as consequencias de tudo isso se refletem em sua qualidade de vida e autoestima. Busque ajuda profissional. Desejo que você fique bem.
Sinto muito pelo que passou. A terapia EMDR pode ser uma ótima maneira de dessencibilizar este trauma. Estou aqui se precisar e desejo força!
Psicologa clinica 23 anos , com experiência em situações de abuso sexual , tem como fundamentação teórica EMDR e brnpotting .
Primeiramente, sinto muito pelo o que aconteceu com você. Sim, é possível se recuperar. Eu diria que você mesma já deve ter avançado muito na eloboração desta dor até agora, não é mesmo? Digo isto pois está podendo verbalizar o ocorrido e pedir ajuda, o que já é um bom sinal de recuperação. Prossiga buscando uma psicoterapia com psicólogo(a), de preferência numa abordagem como EMDR ou Brainspotting que são abordagens de reprocessamento de memórias. Com essa abordagem é possível "desbloquear" o cérebro através de técnicas de reprocessamento, o que te permitirá superar a resposta traumática. Boa sorte na sua busca!
Muita dor envolvida, e sem suporte, mais difícil superar. Dentre diferentes técnicas que atuo, a mais efetiva para esses casos tem sido o EMDR e a terapia regressiva, somada à movimentos sistêmicos para entender processos de repetição familiar. Estou à disposição no que puder te ajudar. Mas, apesar de pessoas ruins, tem muita gente boa, e muita luz para te liberar dessa dor.
É possível ter uma vida equilibrada sim e não ter tanto sofrimento com a sua história e o que aconteceu com você. Fazer psicoterapia vai te ajudar a entender seus sentimentos e encontrar caminhos para viver de forma mais leve. Abraço
Boa noite! Sim, por meio da psicoterapia você pode trabalhar a questão do autoconhecimento e encontrar caminhos para viver da melhor forma possível. Um abraço!